CULTURAGilberto Gil e Paula PortaEconomia da cultura ‘O IBGE lançou, em parceria com o Ministério da Cultura, a segunda pesquisa de indicadores da economia da cultura. Os números são expressivos: as 320 mil empresas do setor geram 1,6 milhão de empregos formais e representam 5,7% das empresas do país. A cultura é o setor que […]
Edição: 471
Ao contrário de algumas expectativas mais pessimistas, o Dia de Ação Global do Fórum Social Mundial (FSM) – sábado, 26 de janeiro de 2008 – alcançou uma ótima cobertura na grande mídia corporativa brasileira. Em artigo publicado no site do Sindicato dos Jornalistas na véspera do evento, este repórter escrevia: ‘Quanto à repercussão na mídia, […]
Em artigo para este Observatório (‘
SOCIEDADE TECNOLÓGICAMiguel Reale Júnior O gosto do mal e o mau gosto ‘Na sociedade tecnológica se desfaz a noção de espaço, pois, graças à rapidez das informações, o tempo real exerce tirania sobre o espaço real: o mundo está em cada local. Assumem relevo a imediatidade e a interatividade, em razão do que na civilização […]
FEBRE AMARELAMelchiades FilhoTemporão e o vento ‘BRASÍLIA – ‘Enorme especulação’, ‘exagero midiático’, ‘histeria coletiva’ e expressões similares pipocaram nas declarações da cúpula da Saúde sobre o surto de febre amarela enquanto o governo corria para imunizar os ministros e fumegar a Granja do Torto -e não para cuidar das internações, distribuir a vacina e fazer […]
A confiança, como valor, deve ser uma percepção gerada em permanência, no âmbito da sociedade, por empresas e governos, sob o risco de provocar altos impactos negativos como, por exemplo, a crise financeira norte-americana anunciada em fins de 2007 e efetivada em 2008, que contamina os mercados no mundo todo. Milhões e milhões de pessoas, […]
A comunicação é o elo de convergência de diversas lutas no que diz respeito à democracia, ao acesso da sociedade às discussões políticas, sociais, culturais e econômicas. Contudo, como aponta José Luiz do Nascimento Sóter, esse poder se concentra na mão de pequenos grupos, que se convertem, em sua maioria, a um modelo comercial.José Luiz […]
VEJACarla Soares MartinLuís Nassif dispara série contra revista Veja, 1/2‘O jornalista Luís Nassif iniciou em seu blog uma série jornalística, um misto de texto editorial e informativo, contra a Revista Veja, da Editora Abril. Os capítulos referem-se, segundo o jornalista, à crise que a revista estaria atravessando desde os anos 80. ‘A Veja começou a […]
TV PÚBLICAO Estado de S. PauloRelator da MP da TV Pública quer restringir publicidade‘No esforço para garantir a aprovação da medida provisória que cria a TV Pública, inaugurada em dezembro passado, o relator da matéria na Câmara, Walter Pinheiro (PT-BA), vai propor restrições à publicidade veiculada pela emissora. O relatório proibirá ‘autopromoção’ do poder público, […]