Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 507

Crise elimina edições de segunda-feira

Para driblar a crise econômica, alguns jornais dos EUA resolveram eliminar as edições de segunda feira. A idéia é simples: diante da queda de leitores e anunciantes nos jornais impressos, é preciso gastar menos dinheiro com impressão. O McPherson Sentinel, publicado em uma pequena cidade do Kansas, é um dos diários a adotar a medida, […]

TSE muda resolução sobre sites de jornais

Leia abaixo a seleção de quarta-feira para a seção Entre Aspas. ************ O Estado de S. Paulo Quarta-feira, 15 de outubro de 2008   PROPAGANDAMariângela Gallucci TSE muda resolução sobre sites de jornais ‘O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve mudar amanhã uma resolução que impedia os sites de divulgar propagandas e opiniões sobre candidatos. A […]

Debates, as pesquisas e o voto

Os eleitores estavam bem informados sobre seus candidatos no primeiro turno das eleições municipais? Em diversas capitais do país, a falta de acordo entre os candidatos tornou os debates nas televisões inviáveis. Eleitores do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Fortaleza, entre outras cidades, não puderam assistir ao confronto direto entre os pretendentes às […]

Jornalista condenado por reportar escândalo governamental

O jornalista vietnamita Nguyen Viet Chien foi sentenciado, nesta quarta-feira (15/10), a dois anos de prisão após denunciar um escândalo envolvendo desvio de verbas do Ministério dos Transportes do Vietnã para apostas em jogos de futebol. Chien, que trabalhava no diário Thanh Nien, foi condenado por ‘abusar das liberdades democráticas ao violar os interesses do […]

Para atrair jovens, Nokia aposta em interatividade

A Nokia lança esta semana uma campanha publicitária global com mais de três mil peças de conteúdo que vão de anúncios na TV a mensagens de texto e intervenções na rede social online Facebook. A idéia da campanha, criada pelo escritório londrino da agência Wieden & Kennedy, é que o público acompanhe em ‘tempo real’ […]

Mídia dos EUA puxa o freio na cobertura do conflito

Caiu drasticamente, nos últimos meses, o número de jornalistas estrangeiros que atuam em Bagdá. O número de repórteres que acompanham tropas americanas no Iraque passou de 219, em setembro de 2007, para 39, em setembro deste ano. Apenas quatro jornais e emissoras de TV estrangeiras continuam a manter sucursais no país. A CBS e a […]

Grupo Telegraph quer acabar com freelancers

Com o objetivo de acabar com o trabalho de freelancers em seus veículos de comunicação, o britânico Telegraph Media Group (TMG) optou por abrir vagas de fim de semana para jornalistas, noticia Oliver Luft [The Guardian, 13/10/08]. O grupo, proprietário dos jornais Daily Telegraph, Sunday Telegraph e do sítio Telegraph Online, abriu 40 vagas para […]

Horário eleitoral gratuito ajuda o eleitor

Interrompemos nossa leitura para um aviso importante: pesquisa recente feita pelo Datafolha revela que 45% dos eleitores não têm nenhum interesse em assistir na TV ao Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e 38% dos espectadores afirmam que o horário eleitoral não terá nenhuma importância na hora de definir o seu voto para prefeito. Ao […]

Tocou o telefone. Será a doença chamando?

Na edição anterior deste Observatório (nº 506), o prestigiado Alberto Dines publicou o artigo ‘Por que não abrir o jogo?‘, relativo ao noticiário de imprensa e à questão de celulares causarem câncer. Aborda especialmente The Economist e critica o fato de a mídia nacional dar pouca atenção a essa polêmica, comportando-se como o avestruz. Respeito […]

No Executivo, rebeldes são temidos

A deputada Luciana Genro, filha do ministro Tarso Genro, foi expulsa do PT. Tempos depois, passou para o PSOL, partido que nas recentes eleições municipais recebeu votos de Frei Betto, ex-assessor especial do presidente Lula. O escritor e frade deixou o cargo há alguns anos e já escreveu dois livros sobre a experiência, desencantado com […]

A revista que virou panfleto

A revista Veja parece ter perdido definitivamente o rumo, talvez em função do vexame histórico na cobertura da crise financeira internacional. Afinal, não é todo dia que uma redação prepara uma capa espetacularmente incisiva, com Tio Sam de dedo em riste e a manchete garantindo ‘Eu salvei você’ (edição 2079, com data de 24/9/2008), para, […]

A mentalidade conspiratória no Brasil recente

Ao longo do primeiro mandato do presidente Lula, um argumento ganhou relevo dentro e fora do governo: o de que a comunicação pública deveria servir de contrapeso ou de antídoto contra as notícias ‘tendenciosas’ publicadas na chamada ‘grande mídia’, que promoviam uma investida partidária de oposição ao presidente e seus ministros. Diante disso, as emissoras […]

A imprensa prosélita

A falta de comprovação de resultados objetivos na prática religiosa leva aos seus defensores proporem vantagens que na verdade não existem. Nenhuma possui a coragem hoje em dia defender que a sua é melhor do que as outras. Ou que as outras não funcionam para melhorar a vida. Afinal, todas são farinhas do mesmo saco […]

Imagem de Jolie gera campanha involuntária

A edição de novembro da Mama Knows Breast. ‘Seios são usados para vender todo tipo de produtos, então vê-los usados da maneira concebida pela natureza só pode ser uma coisa boa’. Mas há quem tenha ressalvas. Segundo a psicoterapeuta Shannon Fox, do sítio

Joaquim Vieira

‘Uma notícia ‘órfã’ sobre a demissão de um dirigente do PCP (que afinal não é passado mas eventual futuro) volta a suscitar o problema das fontesAnunciou o PÚBLICO em 1ª pág. no dia 3, com notícia desenvolvida na pág. 10: ‘Agostinho Lopes deixa comissão política do PCP’ (no interior, o tempo verbal no título, a […]

TVs tentam anular efeitos do horário de verão

Leia abaixo a seleção de segunda-feira para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Segunda-feira, 13 de outubro de 2008   TELEVISÃODaniel Castro TVs tentam neutralizar horário de verão ‘Globo, Record e SBT articularam um forte movimento para tentar, nesta semana, anular os efeitos do horário de verão na classificação indicativa. O próximo […]

O mito nas eleições

De acordo com uma de suas várias definições, mito é ‘a expressão de uma idéia, doutrina ou teoria filosófica sob forma imaginativa, onde a fantasia sugere e simboliza a verdade que se pretende transmitir’. Para Nietzsche, ‘o mito não encontra, de maneira nenhuma, adequada objetividade no discurso’. Isso porque difere da lógica, ou melhor, porque […]

Quem forma a opinião dos ‘formadores de opinião’?

A terceira edição da pesquisa Barômetro de Imprensa, divulgada na quinta-feira (9/10), traz alguns dados interessantes sobre os jornalistas brasileiros. Quinhentos e sessenta e três profissionais de mídia (320 de meios impressos, 111 de veículos online, 77 de TV e 55 de rádio) responderam ao questionário enviado por e-mail, em setembro, aos 39.772 listados no […]