Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 517

Londrina em chamas

Concordo que o título é meio exagerado; contudo, não dá para deixar de fazer alguma analogia com o filme Mississipi em Chamas, relativo aos conflitos raciais na década de 1960 no sul dos Estados Unidos.A imprensa noticiou que os sextanistas, formandos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), estavam comemorando etilicamente a sua graduação em bar […]

Comunique-se

MERCADO EDITORIALComunique-se Mesmo com crise, faturamento em publicidade continua em alta, 19/12 ‘Apesar da crise financeira, o faturamento dos veículos de comunicação com publicidade continua em alta. Em outubro deste ano, os anunciantes investiram cerca de R$ 2 bilhões na divulgação de suas marcas, valor 9,7% maior que no mesmo mês de 2007. No acumulado […]

Mario Vitor Santos

‘A cobertura do caso Isabella Nardoni, a menina que foi jogada do sexto andar no dia 29 de março na zona norte de São Paulo, exigiu esforço redobrado da redação do Último Segundo. O assassinato chamou a atenção pela superexposição que a mídia deu aos envolvidos no crime e na investigação. A exemplo de grande […]

Terra Magazine

MÍDIA & MEMÓRIAPaulo Nassar Da vaga lembrança, 20/12 ‘Vivemos dentro de uma grande máquina de esquecimento. Nela, o hábito é produzir enlouquecida e velozmente informação, claro que nem sempre nova. Notícia efêmera, fugaz, que foge da interpretação e de uma possível geração de conhecimento, porque é informação que objetiva estimular e acelerar a produtividade e […]

Jornalismo embedded

A ‘novidade’ que mais chamou atenção na cobertura jornalística da guerra do Iraque foram os jornalistas embedded (que pode ser traduzido como embutido, encaixado). O fato de se deslocarem junto com as tropas enquanto elas avançavam na conquista do território iraquiano proporcionou uma proximidade maior com o campo de batalha, ao mesmo tempo em que […]

Que justiça cega é essa?

Antes de ser solta, a jovem Caroline Pivetta da Mota chegou a completar 50 dias de detenção por ter participado da pichação de paredes da Bienal de Artes de São Paulo, ao lado de dezenas de outros pichadores ou grafiteiros que organizaram o ato, ocupando os espaços da ‘planta vazia’ da Bienal.Caroline comemorou no dia […]

A longa história do marketing político

Oficialmente, o que hoje conhecemos como marketing político moderno teve início em 1952. Nesse ano, o general Dwight Eisenhower (1890-1969) contratou a agência publicitária BBDO para auxiliá-lo na campanha presidencial americana daquele ano. A principal função da BBDO era adaptar a linguagem de Eisenhower ao rádio e à televisão – afinal, a mídia eletrônica ganhava […]

Carta Capital

MÍDIA & POLÍTICAMino Carta Que diria Raymundo Faoro? ‘Que diria Raymundo Faoro desta hora brasileira? Dirijo a pergunta aos meus nostálgicos botões ao ser lançado pela Editora Globo um livro que reúne entrevistas do grande pensador. O momento da publicação não foi escolhido por acaso, estamos no fim do ano do cinqüentenário da primeira edição […]

Mara Gama

‘O site ‘Última Instância’ fez a matéria e o UOL está dando chamada, nesta quinta, 18 de dezembro, desde cerca de 18h40: ‘Presa há mais de 50 dias, pichadora da Bienal consegue liberdade’. Segundo a imagem anexada no texto da reportagem, o despacho é das 17h59m01.A julgar pelos horários registrados nos textos publicados pelos demais […]

Veja

MÍDIA & POLÍTICAExpedito Filho O guardião dos grampos ‘Há três meses, a Polícia Federal e o Ministério Público averiguam a participação clandestina da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação que investigou o banqueiro Daniel Dantas. Já existe consenso entre as duas instituições de que a ação dos espiões oficiais foi ilegal. O que as […]

Web 2.0 oxigena a comunicação e o marketing

Primeiramente, vamos compreender bem: comunicação não é marketing; é uma de suas ferramentas. Acredito no conceito genérico de que marketing é ‘fazer você comprar de mim’ e a comunicação, portanto, seria um elemento poderoso para se vender um produto, serviço, uma idéia ou mesmo um perfil. Uma vez que rapidamente diferenciamos marketing e comunicação, vamos […]

Mídia, pesquisa e conflito de interesses

O jornal O Estado de S. Paulo abordou na sexta-feira (18/11) um tema muito negligenciado pela imprensa brasileira, que é o conflito de interesses em pesquisas médicas. A reportagem ‘USP, Unifesp – investigam denúncia de conflito de interesses em um estudo sobre os efeitos do amianto sobre a saúde humana. Segundo a reportagem, as três […]

Terra Magazine

MÍDIA & MEMÓRIAPaulo Nassar Da vaga lembrança, 20/12 ‘Vivemos dentro de uma grande máquina de esquecimento. Nela, o hábito é produzir enlouquecida e velozmente informação, claro que nem sempre nova. Notícia efêmera, fugaz, que foge da interpretação e de uma possível geração de conhecimento, porque é informação que objetiva estimular e acelerar a produtividade e […]

Paulo Verlaine

‘Os 40 anos da decretação do Ato Institucional de número 5, transcorridos no último dia 13, tiveram pouco destaque no O POVO que, com freqüência, cobre muito bem essas efemérides. É a opinião do leitor, advogado e procurador federal aposentado Marcos Carvalho que, em conversa com este ombudsman, disse que sentiu falta de maior aprofundamento […]

Agência Carta Maior

MÍDIA & POLÍTICALaurindo Lalo Leal Filho Está na rede, 8/12 ‘A Rede TV afirma que sempre vai defender ‘a liberdade de expressão e o não cerceamento do jornalismo de informar os telespectadores’. Gostaria de saber onde há informação numa entrevista realizada com um seqüestrador em pleno ato criminoso. Não há palavras para descrever. Só vendo. […]

As coisas do Coiso

O Brasil meridional é um celeiro de padres. E alguns deles chegaram a altos graus da hierarquia da Igreja, como os cardeais gaúchos que combateram a ditadura militar: Dom Ivo Lorscheider, Dom Aloísio Lorscheider e Dom Cláudio Hummes. E como o fez, de forma mais contundente do que os citados, o catarinense Dom Paulo Evaristo […]

Ética no jornalismo

A regra de ouro do jornalismo deve ser a oitiva das partes não acreditando em nenhuma delas, pois jornalista não pode e nem deve tomar partido dos fatos. Quando uma notícia é divulgada de forma equivocada, por qualquer que seja a intenção, acaba arremessando toda a nobilíssima categoria jornalística ao crivo da opinião pública. A […]

A imprensa é parcial e etnocêntrica

A maioria dos grandes jornais brasileiros não aborda a questão indígena com imparcialidade. Certas abordagens em algumas matérias jornalísticas acabam resgatando elementos etnocêntricos cristalizados no imaginário de grande parte da população brasileira. A questão da terra indígena Raposa Serra do Sol e a forma como grande parte dos jornais publicaram matérias a respeito mostram como […]