Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 531

Um novo nível de realidade

A rede mundial de computadores (world wide web, www) completou 20 anos de existência neste mês de março. A data marca o dia em que Tim Berners-Lee inventou a fórmula que transformou uma rede de trocas de informações militares na plataforma de comunicação que atinge, hoje, cerca de 25% da população mundial e 24,5 milhões […]

O jornal que não se engana

O Globo, para variar, deu mais uma demonstração do tipo de jornalismo que pratica. Na antevéspera da passagem dos 45 anos do golpe de Estado que derrubou o presidente constitucional João Goulart, a edição do domingo (29/3) estampava como principal chamada ‘SNI: Brizola e César recebiam propina de empresas de ônibus’. Na sustentação da manchete, […]

Liberdade de imprensa, ao gosto

Um dos pontos que chama a atenção no relatório da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) sobre o estado atual da liberdade de imprensa no Brasil, divulgado no Paraguai em 17 de março (As lições de democracia da SIP‘), é que de dez fatos apontados como ‘afetando’ a liberdade de imprensa entre […]

Mensagem subliminar no meio da notícia

Acabei de escutar (20 minutos atrás) notícia no Jornal da Record: ‘Igreja Católica tem redução de 470 mil fiéis nos EUA, devido a casos de pedofilia’.Não sou muito de prestar atenção na emissora de Edir Macedo, mas são meio freqüentes notícias como esta, que são colocadas no meio dos programas ‘jornalísticos’. Às vezes é difícil […]

Obama participa de primeiro bate-papo virtual

De acordo com dados da Casa Branca, mais de 64 mil pessoas assistiram online, na semana passada, a Barack Obama responder a perguntas na primeira ‘conversa virtual’ da qual participou um presidente americano. ‘É um experimento, mas também uma oportunidade para ver com o que os americanos de todo o país se importam. Então, EUA, […]

Magistrado ofendido processa jornalista

Não há jornalista sério que nunca tenha sido processado ou levado a empresa de comunicação para a qual trabalhe às barras da justiça. E, dependendo da parte adversa, mais peso um veículo de comunicação mostra ter. O polêmico Enock Cavalcanti, aquele que se dirige aos leitores com ‘meus amigos e meus inimigos’, ganhou a honra […]

Educação por terra

A coluna da direita é destinada a anúncios comerciais. A coluna da esquerda é composta por links de outros temas. Espremido entre elas está o conteúdo que o site Terra oferece sobre educação. A qualidade do conteúdo é tão decepcionante quanto sua quantidade. Prioridade gritante é dada a notícias relacionadas ao ensino superior. Há uma […]

Os campeões de fato e de direito

Dossiê elaborado por Santos, Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia, pedindo o reconhecimento dos títulos de campeões brasileiros entre 1959 e 1970, provocou debates exaltados no meio esportivo na última semana. É verdade que o clima esquentou mais entre as torcidas contrárias e a favor da unificação do que propriamente entre os jornalistas. O documento […]

As prisões, a vingança e a justiça

Apesar de já estarmos cansados de assistir e ler manifestações indignadas com a impunidade no país, todas as vezes que – pedindo licença a Elio Gaspari – o ‘andar de cima’ vira manchete nos cadernos de Política e Economia dos jornalões, acerca de malfeitos flagrados, como são tantos outros crimes praticados pela ‘choldra’ – adstritos […]

Manda quem pode…

Neste 25 de março completa-se o primeiro mês sem a exibição via parabólicas dos programas da emissora cearense mais conhecida do país. Em mais de dez anos de funcionamento sob o controle do grupo Edson Queiroz, a retirada do sinal nacional da emissora foi o maior revés sofrido pela empresa, que vinha desenvolvendo uma política […]

Posts patrocinados levantam questão ética

Patrocínio corporativo é comum em rádios, seja em programas esportivos ou de entretenimento. Agora, esta prática invadiu a blogosfera, noticia Wailin Wong [Chicago Tribune, 26/3/09]. Os ‘posts patrocinados’ vêm gerando um debate acalorado na indústria de marketing de mídias sociais entre aqueles que vêem a iniciativa como uma opção benéfica para empresas e blogueiros e […]

Como El País e ABC tratam o idoso

1. Introdução‘Faça você mesmo’. Este era o lema da indústria americana nas últimas décadas do século passado quando a população mundial era mais jovem. Sempre atenta para o rumo dos negócios e as mudanças sociais, a publicidade, hoje, nos Estados Unidos, tem um apelo mais intimista: ‘Nós fazemos para você’. Todos os projetos, todos os […]

Besteirol sobre pesquisas científicas

Parte da blogocúndia científica – e similares – tupiniquim ficou irada [‘Pesquisas científicas me fazem rir!‘; ‘ver aqui]. E parte para uma generalização perigosa: ‘Uma receita de riso certo é ler sobre pesquisas `científicas´ de universidades respeitadas’. Ela faz uma ‘análise’ de quatro casos e depois cita a premiação IgNobel para sustentar que os casos […]

O estado de inconsciência

A regra é inflexível: sempre que um tema sério vai para a capa, a edição do Jornal Pessoal vende menos. Foi o que aconteceu com o número 436. A primeira matéria foi dedicada a exibir, sem disfarce nem manipulação, a face oculta do atual ‘milagre brasileiro’, reedição populista da versão original, sob o autoritarismo dos […]

A teoria do caos

Que audiência é o primeiro e talvez o único fator motivacional na TV brasileira para retirada ou mudança de um programa de horário, isto é mais que sabido. Mas o nível a que se está chegando na TV tupiniquim é assustador. Notas pipocam e demonstram a que nível de calamidade pública chegou à nossa televisão. […]

Christian Science Monitor se despede das bancas

O centenário jornal Christian Science Monitor publicou sua última edição diária impressa na semana passada, adotando uma estratégia majoritariamente online, noticia Rodrique Ngowi [AP, 26/3/09]. O sítio terá mais atualizações, além de conteúdo em áudio e vídeo. O editor John Yemma espera que estas mudanças ajudem o jornal a aumentar sua receita anual – hoje […]

Folha de S. Paulo

TELEVISÃODaniel Castro Para Marcelo Tas, jornalista que faz propaganda é antiético ‘Apresentador do ‘CQC’, da Band, o multimídia Marcelo Tas, 49, se viu no centro de uma polêmica, há dez dias, quando o jornal norte-americano ‘The Wall Street Journal’ revelou que ele, com sua ‘mistura de humor e jornalismo’, tornou-se uma celebridade no Twitter, rede […]