Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 535

Carlos Eduardo Lins da Silva

‘O Congresso Nacional vem sendo soterrado há dois meses por uma avalanche de revelações sobre impropriedades que vão de castelos no deserto a diretorias-fantasmas passando por milhares de passagens aéreas para familiares, amigos e namoradas.São escândalos que têm características ideais para agradar ao público: chocantes, divertidos, mundanos, despertam a justa indignação de quem trabalha muito […]

Carta Capital

NEW YORKERRosane Pavam Cartuns ‘A boa notícia é que eles chegam aos brasileiros divididos por temas, com tradução ao português e apresentação editorial digna. A má notícia é que, para o Brasil atual, estes três volumes ainda parecem caros demais. Cada item da série The New Yorker Cartoons, pela Desiderata, pede 49,90 reais para 98 […]

Apuração, a força motriz do jornalismo

Uma considerável parcela de repórteres, mesmo diante das diversas técnicas e recursos disponíveis à investigação jornalística, ignora a apuração, força motriz do jornalismo. ‘Para fazer jornalismo é preciso investigar’ (DEMENECK, Ben-Hur). A informação, matéria-prima do jornalismo, figura, atualmente, em segundo plano, uma vez que uma parte das apurações que compõe o noticiário diário caracteriza-se pela […]

Coleira colonialista na cobertura econômica

Os jornalistas de economia brasileiros estão diante de desafio histórico. A cabeça deles, no contexto da cobertura do dia-a-dia nos últimos vinte e cinco anos de desajustes fiscais e monetários em que o país sobrevive, como consequência da crise monetária dos anos de 1980, foi feita pelos pressupostos macroeconômicos estabelecidos pelo Consenso de Washington, ainda […]

A espetacularização da imbecilidade

O programa Pânico na TV, literalmente, perdeu a graça. Destacaria, entre as razões, a repetição da fórmula já batida de exposição de nádegas, o ego cada vez maior de seus componentes, que passam completamente dos limites em perseguições toscas a famosos, e o espaço maior dado a integrantes totalmente incompetentes no quesito humor.Tudo isso levou […]

Mara Gama

‘O UOL publicou no último dia 15 de abril uma ‘História Fotográfica’ de um rapaz desempregado. A julgar pelo título da página onde foi inserida – ‘Histórias Fotográficas’ – é uma iniciativa com perspectiva de continuidade.Trata-se de um slideshow, uma peça audiovisual, com fotos sequenciadas, legendas e som.Foi uma boa surpresa ver um novo formato […]

Terra Magazine

TELEVISÃOMárcio Alemão Galisteu vai para o Guinness ‘O programa de Adriane Galisteu já tem o meu voto: o mais chato do mundo.Eu perdi mais de uma hora de vida na última sexta-feira assistindo ao muito, muito chato ‘Toda Sexta’. Um programa ruim, sem pauta, com atrações que oscilam entre o medíocre e o constrangedor.Um programa […]

Uniformes iguais, times diferentes

Nas reportagens sobre o quid pro quo (venia concessa, esta é a língua mais adequada ao tratamento do caso) no Supremo, a grande falha dos meios de comunicação foi ater-se ao sensacional – e superficial – e esquecer a divisão profunda entre os ministros do tribunal constitucional do país. Falou-se no estilo imperial de Gilmar […]

Sobre a efemeridade das mídias

No encerramento da Escola para Livreiros Umberto e Elisabetta Mauri, em Veneza, falamos, entre outras coisas, sobre a efemeridade dos suportes da informação. Foram suportes da informação escrita a estela egípcia, a tábua de argila, o papiro, o pergaminho e, evidentemente, o livro impresso. Este último, até agora, demonstrou que sobrevive bem por 500 anos, […]

O efeito ‘Flora’

‘A violência na TV aumenta a agressividade porque essa mesma violência aumenta a excitação, ou seja, estimula aos telespectadores’ (Tannenbaum & Zillman, 1975).Quando, no começo da década, as programações das televisões, mundo a fora, foram tomadas pela febre dos reality shows – uma aposta garantida na criatividade delivery – houve a impressão de que a […]

Rita Célia Faheina

‘‘Olá ! Meu nome é Emilie, tenho 9 anos e minha mãe é assinante do O POVO. Sempre leio as matérias do jornal de domingo que chamam a minha atenção, mas o caderno que mais gosto é o Clubinho. Mas não estamos mais recebendo o Clubinho no domingo. O que houve? Não existe mais ou […]

Agência Carta Maior

POLÍTICAClarissa Pont e Marico Aurélio WeissheimerA mídia e a agenda da democratização do poder político‘As experiências argentina e brasileira mostram que a mídia entrou, definitivamente, na agenda de debates sobre a democratização de nossas sociedades. ‘Independente da vontade da grande mídia, ela está em discussão e isso não ocorre à toa’, observou Venício Lima, jornalista, […]

Não perca o sev latim, esqveça o Totvs

O perigoso vício das ‘capas promocionais’ acaba de fazer mais uma vítima: o Valor Econômico. O exclusivíssimo e compenetradíssimo diário econômico, modelo de jornalismo analítico, estrepou-se solenemente na sua edição de segunda-feira (27/4) ao repetir a insensatez de submeter a sua primeira página à criatividade irresponsável de um anunciante. O fabricante de softwares especiais TOTVS […]

Regra é a publicidade dos atos judiciais

A imprensa mostrou à exaustão a discussão entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa durante uma sessão do STF. Não demorou muito para que algumas pessoas passassem a defender a tese de que a exibição dos julgamentos deveria ser proibida.A publicidade é um princípio constitucional que se aplica em geral a toda atividade estatal (art. 37, […]

Muito além da letra da lei

O Supremo Tribunal Federal deve votar na quinta-feira (30/4) a proposta de extinção da Lei de Imprensa, parte do chamado ‘entulho autoritário’ herdado da ditadura militar. A iniciativa é do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) e já teve dois votos favoráveis: dos ministros Carlos Ayres Britto (relator) e Eros Grau. Caso não se repita a recente […]

Meios de comunicação, a metamorfose

As grandes depressões mundiais, como a atual, desencadeiam um efeito dominó, afetam quase todas as atividades econômicas e sociais. Mas a atenção dos meios de comunicação se concentra sobre algumas de suas múltiplas e contínuas manifestações, as que estremecem os centros de poder, enquanto se interessam pouco ou nada pela periferia, onde a pobreza agravada […]

O ‘anacronismo’ da luta de classes

A capacidade de exercer influência do discurso midiático é tão debatida na academia que pinçar exemplos cotidianos é exercício de muita relevância para o aguçamento de nossa percepção crítica. Por meio da emissão de juízos de valor com enorme naturalidade, a ideologia de uma parcela da população se dissemina e torna-se verdade para um número […]