Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 566

Ernesto Rodrigues

‘Voltamos ao Móbile e não apenas para lamentar, como sempre, a ausência do áudio nas perguntas das entrevistas. Voltamos porque o programa, em sua edição exibida no dia 25 de novembro, foi, mais uma vez, um front exemplar do desafio fundamental e diário que a TV Cultura tem, como emissora pública, de prover, ao mesmo […]

Empresas corrigem falhas para manter reputação

David Faulds, Tom Peterson e Glynn Mangold, professores da University of Louisville e da Murray State University, realizam neste momento estudo para saber como as empresas utilizam a social media para corrigir falhas no serviço e para manter a boa reputação junto aos clientes.Ao blog Social Media Explorer, comandado por Jason Falls, Faulds declarou: ‘Estamos […]

Boas histórias de assalto ao Tesouro

As violências contra o Tesouro têm sido um dos assuntos mais constantes da imprensa, embora a vítima nem sempre seja citada de modo explícito. O Estado de S.Paulo mostrou indícios de fraude em nove convênios do governo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), mimoseada em dois anos com R$ 2,9 milhões pelo Ministério da […]

Participação social marca últimas conferências estaduais

As conferências realizadas nos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, deixaram clara a importância de se debater a comunicação no país. Marcados pela forte participação e mobilização social, os encontros tiveram no diálogo entre os segmentos o ponto de destaque. No último final de semana, 12 estados realizaram suas conferências, concluindo as etapas estaduais […]

Comunique-se

PESQUISAIzabela Vasconcelos Especialistas veem rádio e internet como aliados na liderança da credibilidade‘Pesquisa divulgada no começo deste mês mostra que o rádio e a internet lideram em credibilidade, na frente da TV, jornais impressos, revistas. Para especialistas nas duas mídias, o amadurecimento do público da web, a modernização e integração entre os dois meios são […]

Jornalismo cultural em debate

Com o subtítulo Convergências, o VI Colóquio Rumos Jornalismo Cultural aborda a emergência de novos sites e coletivos de referência, as implicações da difusão da cultura twitter e a vida dupla dos que trabalham em redações tradicionais e precisam se adaptar nesse ambiente em mutaçãoDe 3 a 5 de dezembro, o Itaú Cultural realiza o […]

Comunique-se

PESQUISAIzabela Vasconcelos Especialistas veem rádio e internet como aliados na liderança da credibilidade‘Pesquisa divulgada no começo deste mês mostra que o rádio e a internet lideram em credibilidade, na frente da TV, jornais impressos, revistas. Para especialistas nas duas mídias, o amadurecimento do público da web, a modernização e integração entre os dois meios são […]

Rita Celia Faheina

‘As duas palavras do título foram publicadas assim mesmo no O POVO, na edição do último dia 18. E são palavras escritas com frequência em matérias do dia a dia, por isso não se justifica o erro grosseiro. Entre as reclamações que recebi, cito a do leitor Máriton Miroslav Queiroz Maia que disse observar erros […]

O que ele quer é questionar

Nicholas Carr é um provocador. Um iconoclasta, para a revista inglesa The Economist. Articulado, convincente, preciso nos argumentos e competente na forma. Não raro é cético, por vezes brilhante, frequentemente polêmico. Enfim, um provocador lúcido e cativante. Duvida? ‘TI não importa’ e ‘O Google está nos tornando estúpidos?’ são os mais famosos artigos deste jornalista […]

Cobertura do CB tem sujeito oculto

Desde os primeiros anos do ensino fundamental, os estudantes aprendem que as orações poderão ter sujeito oculto. A oração com sujeito oculto é aquela em que o sujeito da ação não está explícito e sua identificação só é possível graças à pessoa do verbo.Também é nos primeiros anos do ensino de Jornalismo que o futuro […]

Conferência quer intervir na mídia

A maioria das propostas encaminhadas pelos ministérios, sindicatos e organizações não-governamentais à 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) quer mais regulação do Estado sobre a mídia e, principalmente, mais favores do governo. Entre as ideias tiradas nas conferências regionais, preparatórias para a 1ª Confecom, está a de criar um Conselho Nacional de Comunicação, vinculado à […]

Carta Capital

DRAMATURGIAOrlando Margarido Tempos de Gloria ‘O professor de teatro vetou. Daniel Filho descartou. Se dependesse do nariz torcido desses e outros luminares, Marisa, Maria de Fátima, Ana Terra, Maria Moura e as atuais Baby e dona Lindu poderiam ainda existir, mas quem sabe se permaneceriam. Contudo, lá estão na memória da tela pequena e agora […]

Carlos Eduardo Lins da Silva

‘Como sempre ocorre quando o suplemento Folhateen trata de temas de sexo e drogas, nesta semana diversos leitores se manifestaram ao ombudsman para criticar o conteúdo da reportagem principal da edição de segunda, que abordava a questão de pais que fumam maconha junto com os seus filhos. Em primeiro lugar, o material está bem feito, […]

Carta Capital

DRAMATURGIAOrlando Margarido Tempos de Gloria ‘O professor de teatro vetou. Daniel Filho descartou. Se dependesse do nariz torcido desses e outros luminares, Marisa, Maria de Fátima, Ana Terra, Maria Moura e as atuais Baby e dona Lindu poderiam ainda existir, mas quem sabe se permaneceriam. Contudo, lá estão na memória da tela pequena e agora […]

Paulo Machado

‘Uma polêmica entre uma leitora e a Agência Brasil sobre a classificação do Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), faz pensar sobre dois problemas que afetam o jornalismo nos dias de hoje: a precisão na divulgação de números e a sua […]

Censura prévia, nunca mais

Nos próximos dias o Supremo Tribunal Federal deverá julgar ação do jornal O Estado de S.Paulo contra censura que vem sofrendo há mais de 120 dias, impedido que está por decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal de publicar reportagens sobre a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que investigou denúncias de corrupção contra […]

Não vigiar, mas partilhar identidade

As empresas tateiam sobre como interagir com seus clientes a partir dos novos canais de comunicação criados com a internet (chats, comunidades virtuais, blogs, fotoblogs etc.). Poucas experimentaram usá-los como espaços de relacionamento com grupos de consumidores. A saída mais comum tem sido monitorar imagem. Saber se o que se diz sobre sua marca é […]