O ufanismo nacionalista dos brasileiros para com o futebol, na Copa do Mundo, não é novidade. As chamadas ‘patriotadas’ obscurecem posições e análises mais lúcidas, por mais ou menos paixões que uma ou outra nutram pelos selecionados nacionais a cada mundial. Mas o pior é a indução de equívocos e preconceitos preconizada pela mídia que, […]
Edição: 597
A comunicação televisiva atinge milhões de brasileiros, sendo que a maior parte desses milhões a tem como única fonte de informação. Por isso é preciso pensar em como esse veículo chamado televisão afeta as pessoas e, principalmente, a educação das crianças. Como seus programas nem sempre adequados ao horário e à faixa etária de seus […]
‘A pátria, como a mãe, quando não existe para os filhos mais infelizes, não existe para os mais dignos.’ (Joaquim Nabuco)A pena do cearense José de Alencar (1829-1877) estava sempre de ponta afiada, cortante como navalha. Servia de arma contra os que lhe atravessassem o caminho. Qualquer um, alto, forte, baixo ou mirrado, gente graúda […]
O tempo passa, o mundo muda, mas é curioso notar que o atual jornalismo esportivo brasileiro, ao mesmo tempo em que conta com excelentes profissionais, produz alguns ‘cientistas da bola’ capazes de oferecer equações para solucionar problemas que vão desde questões administrativas a fatores climáticos. Estes também não se cansam de repetir, e adotar como […]
Há um clima de euforia no quinto andar do prédio onde funciona a sede da agência de publicidade AlmapBBDO, no bairro do Morumbi, em São Paulo. Os sócio-diretores José Luiz Madeira (Planejamento e Serviços a Clientes) e Marcello Serpa (Criação) acabam de voltar do Festival Internacional de Publicidade de Cannes com o cobiçado título de […]
Que me perdoem os que sabem tudo de futebol, em especial de boa parte da chamada crônica esportiva. Agora, após a eliminação do Brasil pela mediana equipe da Holanda, terá continuidade o linchamento público de Dunga, como se o técnico fosse o maior responsável pelo fato de a seleção ter caído nas quartas de final […]
Brasileiro que é brasileiro ‘não desiste nunca’, assim como a Rede Globo de Televisão, que insiste em tentar lobotomizar seus espectadores com asneiras ditas e mostradas no intuito de conduzi-los a lágrimas fáceis, independentemente do gênero, telejornal, telenovela ou qualquer outro. No último mês de junho, a emissora lançou um ‘novo’ programa, intitulado Brasileiros. De […]
‘‘Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014.’ O adeus à seleção, que hoje até soa simpático, causou revolta ao ser publicado, por engano, em anúncio na terça-feira, um dia depois de uma vitória acachapante sobre o Chile. Virou o assunto da semana envolvendo a Folha.A propaganda do supermercado Extra, patrocinador oficial da seleção, dizia também que […]