Saturday, 02 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Edição: 603

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Ana Flor e Márcio FalcãoÀs vésperas da estreia na TV, Lula grava para 20 aliados nos Estados Às vésperas do início da propaganda gratuita em rádio e TV, que estreia terça-feira, o presidente Lula já fez gravações para ao menos 20 aliados que disputam governos estaduais e Senado.Ontem, o presidente gravou 15 depoimentos no […]

Facebook prevê aumento dos lucros em 2011

Os lucros publicitários da rede social Facebook devem ultrapassar US$ 1,7 bilhão no próximo ano. Já a rival MySpace não tem expectativas tão favoráveis: seus lucros com publicidade devem diminuir 14%. O Facebook, que conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, está deixando o MySpace para trás. Este ano, a […]

O impacto do fenômeno midiático nas questões educacionais

Uma das grandes transformações ocorridas nestes dois últimos séculos refere-se ao fenômeno midiático. Tomando as mídias como tema de reflexão é possível observar que além de estarem presentes em nosso cotidiano, elas se constituem em um assunto de interesse geral. Nesse sentido, precisam ser objeto de um conhecimento mais detalhado.Como pesquisadora dos fenômenos da cultura […]

Facção não é ficção

Algumas coisas demoram para incomodar. Certamente não é de hoje, mas volta e meia a gente ouve nos meios de comunicação alguma coisa que vai se tornando chata, passa a desagradar um pouco, até chegar naquele momento em que se resolve tomar alguma atitude. E a atitude é pensar no que pode estar ocorrendo.Imagino que […]

Trabalhadores lutam para preservar emissoras

A defesa do caráter público da Rádio e TV Cultura, bem como a valorização e manutenção dos profissionais que nelas atuam, foram reivindicadas pelos sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas de São Paulo. A manifestação ocorreu durante reunião com o presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora das emissoras paulistas, João Sayad, realizada na manhã da […]

Carta Capital

MÍDIA E POLÍTICAMino CartaPesos e medidasMutáveis os da mídia nativa, certa de que nós da plateia não passamos de um bando de idiotasNão há semelhança possível entre um estúdio de tevê e um ringue. Pelo menos não havia até poucos dias atrás. A gravação de uma entrevista na TV 5, filiada à Rede Bandeirantes em […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Petistas comemoram; PSDB atribui resultado a ‘JN’Petistas comemoram o resultado da pesquisa Datafolha, mas adotam discurso moderado para evitar o ‘salto alto’. Os tucanos, por sua vez, atribuem a vantagem de Dilma Rousseff (PT) ao fato de que sua entrevista no ‘Jornal Nacional’, da Rede Globo, foi feita antes, e, portanto, teve mais repercussão.O […]

Futuro do livro é digital

Não tenho dúvida: o futuro do livro é digital. Minha convicção está ainda mais reforçada depois de participar do Fórum Internacional do Livro Digital, que antecedeu a abertura da Bienal do Livro de São Paulo, na semana passada.Com base na visão dos três palestrantes – o norte-americano Mike Shatzkin, o inglês John B. Thompson e […]

Fatos bizarros amenizam cobertura da imprensa

Com espaço cada vez maior nos noticiários, fatos bizarros e sensacionais diversificam cobertura habitual da imprensa ao surpreender e divertir o público. ‘Bêbado, torcedor alemão surra policial com vuvuzela’ ; ‘Ladrão apanha ao tentar assaltar ex-boxeador de 72 anos’; ‘Vaca é executada após seduzir rapaz de 18 anos’ [exemplos de faits divers: ‘Ladrão apanha ao […]

Emissora é ‘ficção’, diz secretário

A reformulação na TV Cultura acabou causando um atrito na ala do PSDB ligada à área cultural. O secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, homem forte das administrações José Serra, concedeu anteontem à noite entrevista explosiva ao blog Poder Online.‘A TV Cultura é uma ficção. É cool gostar da TV Cultura, […]

Terra Magazine

FLAGRAEduardo TesslerAspirantes a celebridades invertem lógica e caçam paparazziAspirante a modelo adora ser fotografada. Faz parte do business dela. Aparecer, ser vista, admirada, procurada, até que surja um contrato para desfiles, sessões de fotos e, quem sabe, o estrelato. As atrizes e modelos em decadência também adoram os paparazzi, fotógrafos em busca de bons ângulos […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010 – IMAGEMVera Rosa e João Domingos Como a sisudez deu lugar ao sorrisoTerça-feira, 10 de agosto. Na sede nacional do PT, uma especialista em pesquisas expõe a dirigentes do partido levantamentos feitos desde janeiro, com gráficos descritos por petistas como ‘eletrocardiograma’, indicando a nova fisionomia da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência.De ministra […]

Abertura será antecipada

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) decidiram antecipar o horário da abertura oficial do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas. O evento, marcado para o dia 18 de agosto, próxima quarta-feira, ocorrerá às 19h, ao invés das 20h, como estava programado. O motivo da […]

Sobre livros perdidos e encalhados

O modismo chamado O Código Da Vinci, o romance histórico-policial de Dan Brown, estava no auge quando o Eurostar, serviço europeu de trens de alta velocidade, divulgou a notícia de que, ao cabo de um ano, quase mil exemplares do best-seller haviam sido deixados na linha Londres-Paris.‘O que pensar disso?’, perguntou-se uma colunista, chocada. ‘Devemos […]

E o outro lado?

Inegável sofrimento materno com a perda de um filho. Há muito consta na lei da natureza e da vivência humana que a ordem natural é que os pais nunca enterrem seus filhos. Dor sem impreterível argumentação, no remédio da alma, nada se pode amenizar, a tristeza rebate a todo momento, com lembranças fraternas e amor […]

O marketing político e a ética

Qual a diferença entre a propaganda eleitoral e o debate eleitoral? Simples: a propaganda tenta mostrar o candidato como ele (ou os marqueteiros) gostaria(m) que fosse visto. E o debate eleitoral mostra o candidato como ele efetivamente é. Alguém pode argumentar que as técnicas de marketing destinadas à preparação dos candidatos para debates encobrem a […]

Agência Carta Maior

ELEIÇÕES 2010Venício LimaHorário eleitoral e direito de antenaNo horário eleitoral o que é gratuito é o acesso de candidatos, partidos e coligações aos meios de comunicação. A veiculação do horário eleitoral, porém, não é gratuita. Em 2010, as empresas de comunicação devem ganhar mais de 851 milhões em compensação fiscal.***Começa no dia 17 de agosto […]