Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 604

Beletrismo na chefatura

Alguém imagina uma revista de cultura editada por policiais? Investigações, do departamento de investigações da polícia de São Paulo, circulou mensalmente entre janeiro de 1949 e março de 1954. O editorial de lançamento deixa claro: ‘Não se trata de uma publicação feita pela Polícia e para a Polícia’.António Soares Amora, professor emérito da Faculdade de […]

Autorregulamentação é aceita pelos jornais

Reparem na colisão de enfoques dos três jornais de maior presença no país, sobre um assunto da maior importância. O tema central das reportagens é um instrumento em vigor em várias democracias modernas, das quais o Brasil ainda não faz parte, que estabelece condutas a serem respeitadas pela imprensa, sem que essas obrigações representem ameaça […]

Gestão coletiva de direitos autorais

A legislação brasileira de proteção aos direitos autorais tem um papel importante na economia da cultura, mas necessita mudanças. Em uma nova configuração, o Estado precisa estar mais atuante do que o setor privado na gerência da matéria. O advogado Marco Tulio De Rose, entrevistado deste e-Fórum, especialista no assunto, acredita na gestão coletiva e […]

Agência Carta Maior

POLÍTICA Altercom repudia declarações levianas de SerraEm nota oficial, a Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação critica as declarações do candidato do PSDB, que afirmou haver censura no país e denunciou a existência de ‘blogs sujos’ que seriam patrocinados com dinheiro público. As afirmações foram feitas em evento promovido pela Associação Nacional dos […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Mauro Paulino e Alessandro Janoni Palco da TV explica disparada de DilmaEm um mês, o cenário da disputa pela Presidência da República sofreu alterações importantes. Estável desde maio, com o empate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), o quadro passou a apontar nova tendência há uma semana.A ex-ministra de Lula disparou na […]

Abusos da imprensa

Em hora oportuna a Associação Nacional dos Jornais anunciou a criação de um mecanismo de autorregulamentação. De acordo com a presidente da ANJ, Judith Brito, reeleita na sexta-feira, a entidade organizará até o final do ano um conselho autônomo, destinado a examinar queixas contra periódicos afiliados e impor eventuais sanções.Nestes 25 anos de democracia, tem […]

Tiago Dória

TELONATiago DóriaFilme sobre a criação do GoogleParece que histórias e personagens do Vale do Silício estão voltando a interessar Hollywood.Faz sentido, algumas empresas da região estão se tornando importantes marcas.Uma vez mais, voltaram os rumores de que a Google será tema de um filme. Eles chegam na mesma época em que um filme sobre o […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Bruno Tavares e Ivan Fávero Audiência cai no início do horário eleitoralA audiência televisiva despencou na capital e grande São Paulo após os primeiros minutos do horário político. Levantamento feito pelo Estado com base na medição minuto a minuto do Ibope da Rede Globo, entre 20h30 e 21h20 de terça e quinta-feira, indica que […]

Suzana Singer

‘A pesquisa Datafolha divulgada ontem, dando 17 pontos de vantagem para Dilma Rousseff, parece ter antecipado o fim de uma história -um conto de fadas para os petistas, uma narrativa de terror para os tucanos. Mas faltam 42 dias de campanha e nesse tempo ainda há muito o que fazer em jornalismo.Até agora, a cobertura […]

Quem pode e quem não pode

Não faz muito tempo, não: um dia, Joelmir Beting informou às Organizações Globo que decidira aceitar convite do Bradesco para participar de uma campanha publicitária. A Globo não concordou, Joelmir insistiu, e o antigo contrato de ambos foi rescindido, tanto na TV como no jornal. Como disse o comunicado interno de O Globo, a aceitação […]

A aposta da mídia

A mídia parece apostar na própria mídia nestas eleições – e o reflexo disso já aparece na imprensa e nos noticiários (e neste próprio Observatório) – sendo o principal palco o televisivo, a grande arena onde os candidatos à presidência e aos governos estaduais jogam todas as cartas, do marketing à tarimba política, com o […]

Por que os jornalistas estão adoecendo mais

O psicólogo, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Heloani, conseguiu levantar um perfil devastador sobre como vivem os jornalistas e por que adoecem. O trabalho ouviu dezenas de profissionais de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir do método de pesquisa quantitativo e qualitativo, envolvendo profissionais de rádio, TV, impresso e assessorias […]

Acabou o PIG ou a mídia ficou boazinha?

O acrônimo sumiu: o Partido da Imprensa Golpista, PIG, criado entre o primeiro e segundo turno das eleições de 2006 por uma ala de críticos da imprensa, foi mencionado no comecinho da presente temporada eleitoral e, de repente, desativado. É uma boa notícia, qualquer que seja o ângulo de observação. Pode ser encarada como um […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Julia Duailibi, Ana Paula Scinocca, Liege Albuquerque e Anne Warth Serra defende uso da imagem de Lula no seu programa no horário eleitoralO candidato do PSDB à Presidência, José Serra, defendeu ontem a exibição de imagens suas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no horário eleitoral gratuito. ‘Não sei por que estão […]

Paulo Rogério

‘‘‘Quando o jornalista não tem fatos, deve apelar para a criatividade’’ Uma página com duas manchetes e uma edição que misturou a obediência ao Estatuto do Torcedor com crime de roubo, posse ilegal de armas e tráfico de drogas. Assim foi a capa do caderno Gol de segunda-feira (16) no segundo dia de cobertura de […]

Há espaço para a ética de convicção no jornalismo?

O sociólogo alemão Max Weber (1910) foi o precursor do que hoje conhecemos como Sociologia da Imprensa, uma corrente de estudos científicos com enfoque sociológico sobre temas diversos referentes à imprensa. A proposta de Weber consiste em empreender esforços para uma compreensão mais aprofundada não apenas sobre empresas ou produtos jornalísticos, mas também sobre os […]

A imprensa de oposição ao Brasil

É impressionante o desespero da imprensa paulista/carioca ante a queda nas pesquisas do seu presidenciável. A crise da mídia é tamanha, que a presidente da Associação Nacional dos Jornais e executiva da Folha de S.Paulo, Maria Judith Brito assumiu: ‘Obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que […]