Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Edição: 614

Balanço positivo para jornais britânicos da News Corp

Desde que começou a cobrar pelo acesso ao conteúdo online dos jornais londrinos Times e Sunday Times, em junho, a News Corporation já conseguiu atrair 105 mil clientes pagantes – seja por meio de assinatura mensal, compra para acesso de um dia, do aplicativo para iPad ou para Kindle. Além disso, outros 100 mil leitores […]

Veja até onde vai o ridículo

Na edição que foi às bancas em 16/10/2010, a revista Veja dedicou sua matéria de capa a um bizarro exercício de futurologia e lobbismo, ao proclamar que a eleição presidencial seria decidida em Minas Gerais, graças ao ‘poder de Aécio’. O ridículo começou pela capa, apresentando Aécio como Super-Homem, e se derramou pelas páginas internas, […]

Versão israelense inova com dupla do mesmo sexo

A versão israelense do popular programa de TV Dancing with the Stars – em que celebridades participam de um concurso de dança – inovou na noite de terça-feira [2/11] ao ser a primeira edição em mais de 30 países a apresentar uma dupla com pessoas do mesmo sexo. A apresentadora esportiva Gili Shem Tov – que […]

A antecipação do veredicto eleitoral

Na manhã do domingo (31/10) das eleições as manchetes de Estadão e de Folhão foram chocantes. Dizia uma: ‘Ibope aponta vitória de Dilma por 12 pontos’. E a outra: ‘Dilma Roussef deve ser eleita hoje, diz Datafolha’. Muito se escreveu sobre a influência das pesquisas nas decisões do eleitorado e julgo lembrar que a divulgação […]

Jornalismo, o retorno

Nesta semana que sucede uma das mais disputadas e agressivas campanhas presidenciais desde a redemocratização, os grandes jornais brasileiros, aqueles considerados de maior influência, lembram pacientes recém saídos de um surto psicótico. Os leitores que viajaram durante o feriado prolongado e não acompanharam o noticiário pós eleitoral, encontram os jornais alguns tons abaixo da estridência […]

Folha de S. Paulo

REGULAÇÃORanier Bragon e Maria Clara CabralCongresso vai reativar conselho de comunicação Enquanto alguns Estados estudam implantar conselhos para monitorar a mídia, o Congresso Nacional se prepara para reativar o Conselho de Comunicação Social, órgão previsto desde 1988, mas que só funcionou por pouco tempo, de 2002 a 2006.No recesso de julho, o presidente do Senado, […]

O futuro do jornalismo na América Latina e Caribe

Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe – FepalcSanto Domingo, 3-4 de noviembre de 2010Lugar: Aula Magna de la Universidad Autónoma de Santo DomingoEntrada LibreEl futuro del periodismo em América Latina y El Caribe – Una propuesta desde los Derechos Humanos3 de noviembre19:00 horas – Ceremonia de AperturaOlivo de León, secretario general SNTP, […]

Os motivos da confusão

O jornalista confirmou ter violado o sigilo fiscal de boa parte da cúpula do PSDB, algo que pode servir muito bem ao partido adversário, o PT. Resolveu, por conta própria, fazer sozinho, arcando pessoalmente com todos os gastos, uma reportagem sobre os escândalos do governo do PSDB – o que, mais uma vez, pode ser […]

Oportunismo partidário

As eleições cumprem o papel fundamental de dar dimensão pública às questões políticas. Numa democracia, como a brasileira, os políticos sabem disso e, dependentes do voto e da avaliação popular, estão sempre em busca de espaço nos diversos meios de exposição. Sabe-se que somente os horários gratuitos de televisão e rádio não dão conta dessa […]

Folha de S. Paulo

REGULAÇÃOHélio BicudoA criação de conselhos de comunicação estaduais é uma forma de restrição da mídia?Sim – Liberdade de expressão A liberdade de expressão, que tem na imprensa sua melhor qualificação, não é vista com bons olhos por quantos se sentem intocáveis no exercício da função pública.Quando os ventos autoritários se fazem sentir, violando os direitos […]

Suzana Singer

‘Movida a denúncias e ofensas, a exaustiva corrida eleitoral que termina hoje produziu um efeito colateral grave: uma paranoia crescente contra a imprensa. O ódio figadal que tomou os eleitores estendeu-se aos diversos órgãos de comunicação, identificados com um ou outro lado da disputa.Firmou-se uma convicção de que não existe jornalismo neutro, objetivo e plural. […]

Sobre pedras e tijolos

Um ditado popular costuma ilustrar como estão distantes os mundos ideal e real: ‘É fácil ser pedra; difícil é ser vidraça!’ Traduzindo: é sempre muito mais cômodo ou descomplicado criticar, acusar e cobrar do que propriamente enfrentar situações incômodas e delicadas.Esses dizeres se aplicam facilmente a diversas áreas, e em especial ao jornalismo. Isso porque […]

A escolha das preocupações

A imprensa paulista revelou na última semana uma ‘prática esportiva’ feita por universitários da Universidade Estadual Paulista (Unesp) denominada ‘Rodeio das Gordas’. A atividade foi realizada durante o Interunesp, evento esportivo e cultural da universidade, ocorrido, neste ano, na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Cerca de 15 mil estudantes, dos 23 […]

Enquadrando Néstor Kirchner

A cobertura da grande imprensa brasileira sobre a morte do ex-presidente argentino Néstor Kirchner se pautou por duas formas de enquadramento que deixam claros os processos de funcionamento da cobertura jornalística de assuntos internacionais: construir uma realidade externa que seja compreendida pelo público interno. No caso, a realidade política no país vizinho é assim explicada […]

A crítica da crítica

Lembrando algumas palavras do professor Luís Fernando Cerri, no Brasil o debate acadêmico está como que ausente. Pesquisadores consideram de mau tom criticar trabalhos de colegas publicados em revistas científicas. Situação que esperamos não grassar na esfera da crítica de mídia e da opinião. Dois textos publicados no OI nos chamaram a atenção, em especial, […]

Suzana Singer

‘Movida a denúncias e ofensas, a exaustiva corrida eleitoral que termina hoje produziu um efeito colateral grave: uma paranoia crescente contra a imprensa. O ódio figadal que tomou os eleitores estendeu-se aos diversos órgãos de comunicação, identificados com um ou outro lado da disputa.Firmou-se uma convicção de que não existe jornalismo neutro, objetivo e plural. […]

O Estado de S. Paulo

PROPAGANDAJohn Pomfret O império chinês e a publicidade negativaÉ 2030 em Pequim. Um professor fala a uma turma de alunos. ‘Por que grandes nações fracassam?’, ele pergunta. ‘Os antigos gregos, o Império Romano, o Império Britânico, e os Estados Unidos da América.’‘Eles cometeram os mesmos erros, virando as costas para os princípios que os tornaram […]