Media Culpa é um blog sobre mídia e relações públicas, com foco em mídias sociais, mantido pelo RP sueco Hans Kullin. Em inglês.
Edição: 622
O jornalista António Granado, do blog Ponto Media, identificou 10 tendências jornalísticas para 2011, a pedido da Meios & Publicidade. Em português.
No primeiro dia útil de 2011, a chamada grande imprensa brasileira parece assumir o espírito fraterno que costuma marcar a passagem do ano. Ou, simplesmente, reflete o clima de boa vontade que a oposição e os analistas da política produzem na inauguração do mandato da presidente Dilma Rousseff. A principal divergência entre o novo governo […]
A questão tem aparência secundária, pode até ter sido criada para distrair as atenções e fomentar debates irrelevantes. Mas não pode ser ignorada. Ao escolher a denominação presidenta, Dilma Rousseff ignorou o ideário, o receituário e o vocabulário feminista E contrariou frontalmente a norma culta do vernáculo. A primeira presidente da República, não contente com […]
Os jornais de quinta-feira (30/12) divulgam a última pesquisa feita pelo Instituto Sensus para a Confederação Nacional dos Transportes, dando conta de que o presidente da República encerra seu segundo mandato com uma popularidade sem igual no mundo e um índice de aprovação também recorde para seu governo. A CNT-Sensus comparou a popularidade de Lula […]
Há alguns dias, lancei na minha página do Facebook uma idéia que venho acalentando há tempos, desde que encerrei um curso de extensão para uma faculdade privada de jornalismo, em Brasília. O curso, de Técnica Geral de Jornalismo, reuniu pouco mais de 10 alunos, basicamente, porque era muito caro. Embora tenha sido uma turma de […]
Mesmo depois de mais dez anos de tramitação no Congresso, permanecem as controvérsias sobre o projeto que trata dos crimes cibernéticos (PL 84/99). O ponto mais polêmico do texto, que foi aprovado pela Câmara em 2003 e voltou do Senado em 2008, é a obrigatoriedade de os provedores armazenarem por até três anos as informações […]
Sr. Editor Apesar de não surpreender a ninguém que haja acompanhado as edições da sua revista nos últimos anos, o número 52 do ano de 2010, dito de ‘Balanço dos 8 anos de Lula’, conseguiu superar-se como confirmação final da cegueira a que a má vontade e o preconceito acabam por conduzir. Qualquer leitor que […]
Segundo noticia o Estado de S.Paulo na edição de quarta-feira (29/12, pág. A8), a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), vai promover 2011 como o Ano Internacional da Liberdade de Expressão. O objetivo, de acordo com o jornal paulista, é conscientizar as pessoas sobre o direito à informação. A brasileira Associação Nacional […]
Ao fim dos oito anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério das Comunicações está esvaziado. Neste ano, em especial, a Pasta foi alijada de decisões específicas de sua área, como a reativação da Telebrás, a elaboração do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e o anteprojeto da Lei de Comunicação […]
Fim de ano é época parca de grandes assuntos jornalísticos, regra quebrada apenas quando da ocorrência de tragédias ou de convulsões sociais. Pode ter sido decorrência da pauta minguada a manchete de quarta-feira (28/12) da Folha de S.Paulo: ‘Planalto pulveriza sua propaganda em 8.094 veículos’. A matéria a que remete a chamada de capa (na […]
PRÊMIO‘Morumbi fora da Copa’ ganha Prêmio Estado A reportagem que revelou que o Estádio do Morumbi seria descartado pela Fifa e não receberia nenhuma partida da Copa do Mundo de 2014, muito menos a abertura, foi a vencedora do 10.º Prêmio Estado de Jornalismo na categoria reportagem. A premiação destaca os melhores trabalhos produzidos pelo […]
1. INTRODUÇÃO O trabalho que ora se apresenta é o resultado da reflexão e inquietação da autora, sobre a relação entre o Processo Penal e as mídias em geral (jornais, revistas, televisão, rádio e internet). O tema despertou meu interesse em função da sistemática violação de garantias processuais penais praticadas pelos meios de comunicação, os […]
Era o dia 1º de janeiro de 2003 quando, já emocionado pela festa em Brasília, ouvi o discurso de um homem que mudaria o Brasil ‘como nunca antes na história desse país’. E começava falando justamente de mudanças.‘Mudança; esta é a palavra chave, esta foi a grande mensagem da sociedade brasileira nas eleições de outubro. […]
Sua privacidade é devassada quando você vai ao banco, ao supermercado, ao shopping, ao próprio escritório, ao apartamento de um amigo, ao consultório médico, a uma repartição pública, a uma embaixada, e até quando simplesmente anda pela rua.As câmeras estão por toda a parte, desde a portaria até corredores e salas dos prédios, e raramente […]
Desde que os primeiros jornalistas deixaram as redações para trabalhar em empresas e outras organizações, discute-se a questão do status profissional do assessor de imprensa. Em artigo de 2009 [no livro A imprensa e o dever da liberdade (São Paulo, Contexto)], o jornalista Eugenio Bucci foi taxativo: ‘Jornalismo e assessoria de imprensa são duas profissões […]
REGULAÇÃOFranklin volta a atacar mídia e diz que falta credibilidade a jornais Às vésperas de deixar o governo, o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) voltou a fazer críticas à mídia brasileira. Em entrevista ao site ‘Congresso em Foco’, Franklin acusou a imprensa brasileira de ser ‘partidária’, de ter ‘má vontade’ com o governo e de […]
INTERNETVerne G. Kopytoff Skype tenta aprender a fazer dinheiro O Skype tornou-se um dos serviços mais populares da internet. No entanto, a companhia, fundada há sete anos, ainda está na fase de desenvolvimento do ponto de vista financeiro. Vendida ao eBay, virou uma empresa fechada e agora quer completar o círculo com uma oferta pública […]
4. DIREITOS DA PERSONALIDADE A intimidade, a vida privada, a honra e a imagem integram a categoria dos chamados direitos da personalidade. A Lei Máxima assegura a proteção desses direitos em seu art. 5º, inciso X, nos seguintes termos: Art. 5º. X, CF: São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra, a imagem das […]
As pessoas podem se dividir por seu grau de interesse – ou desinteresse. Por mais que alguns se interessem, tem outros que não ligam e não exatamente por que não se importam; talvez por não perceberem tão claramente os riscos, ou então por achar que a situação não é tão grave. Outros ainda podem não […]