Redes de TV americanas continuam a enviar correspondentes para o Egito, onde se completa uma semana de protestos contra o governo, noticia Brian Stelter [The New York Times, 31/1/11]. O âncora Brian Williams, da NBC, apresentou o NBC Nightly News do Cairo e terá esta semana a companhia de Lester Holt. Katie Couric, âncora do […]
Edição: 627
A Editora Sabiá foi fundada em 1966 e ficava na Rua Toneleros, 191, em Copacabana, bem perto de onde houve o atentado que levou Getúlio Vargas ao suicídio, apenas dezenove dias depois. A tentativa de matar Carlos Lacerda, alvejado à porta do prédio onde morava, no número 180 da mesma rua, aconteceu na madrugada de […]
Quando a internet ainda engatinhava no país, em 1995, surgia o CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). No início, o organismo tinha como função coordenar a atribuição de endereços e registro de nomes dos domínios ‘ponto br’. Com a evolução da internet, o Comitê passou a também estabelecer diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da […]
A menos de um mês da tragédia que se abateu sobre as cidades serranas do Rio de Janeiro, a mídia – sobretudo a mídia papel – já saiu do tema. A cobertura foi, como prevíamos, meramente reativa, na base do ‘aconteceu, virou notícia’. Com certeza, o reencontro da mídia com essa complexa realidade das áreas […]
A mídia eletrônica é o espaço público onde a política acontece. Nem sempre como os políticos gostariam de ser representados. A campanha de 2002 marcou a grande mudança nas representações midiáticas dos políticos e, em particular, do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Curvando-se ao meio televisivo, o candidato se preparou muito mais para as […]
Eis um dos principais mandamentos do Manual de Jornalismo de O Trem: ‘Tenha pena do atarefado leitor. Só entreviste quem tem o que dizer, não gaste tempo, tinta, tecla de computador e papel (que é árvore, não se esqueça) com cacholas vazias ou cheias de nada’. Nessa linha, e para abrir os trabalhos em 2011, […]
Nada mais representativo do mundo atual do que discutir a influência das redes de comunicação social no comportamento da sociedade. Seja pelo uso do Twitter e do Facebook na onda de protestos que derrubou a ditadura de Ben Ali, na Tunísia, e ameaça encerrar outra ditadura longeva, a do Egito, dominado por Hosni Mubarak desde […]
Foi lindo ver a mídia de todo o mundo defendendo a liberdade de imprensa. Do alemão Der Spiegel ao argentino Clarín, do japonês Asahi Shimbun ao brasileiro Estado de S.Paulo, todos foram unânimes em uma apaixonada condenação das novas leis de mídia húngaras, que entraram em vigor no início do ano. Mas quando, como diria […]
Passada a primeira onda de enchentes e tragédias de janeiro, o jornalismo na televisão se vira como pode nesta fase de rescaldo, com reportagens piegas aqui e dramas acolá.No caso do Brasil Urgente, da Band, um clássico da gritaria vespertina, a novidade parece ser a paixão cada vez maior de José Luiz Datena por helicópteros.Na […]
TECNOLOGIA E-books superam brochura na AmazonA loja virtual Amazon anunciou que as vendas de livros para Kindle superaram pela primeira vez as dos livros de brochura. Seis meses atrás, a empresa disse que os livros eletrônicos ultrapassaram os de capa dura. Em 2010, para cada 100 livros de brochura, a Amazon vendeu 115 e-books. Venda de […]
Na manhã quente e luminosa de 16 de janeiro de 1983, um domingo, Ana Maria e eu, mais os amigos Maria Lima e Olavo Colares, partimos da Serra do Estêvão ao encontro de Rachel. Grande proprietária de terras, a família Queiroz era dona das fazendas Califórnia, Itália, Manaus, Biscaia e Junco, nos sertões de Quixadá, […]
O Twitter explode exponencialmente no número de usuários em todo o mundo e um dos grandes beneficiários pode ser o jornalismo digital. Porém, é necessário ressaltar, antes de tudo, que a rede social de microblogs, por si só, não é jornalística, assim como todas as mídias sociais não são, sozinhas, centros informacionais.Hoje em dia, é […]
Daniel Domscheit-Berg (Alemania, 1978), activista tecnológico -sea lo que sea lo que eso significa- y principal colaborador de Assange durante años, dejó Wikileaks el pasado septiembre y ha creado su propio proyecto, Openleaks, que pretende estar plenamente operativo en unos meses. Está a punto de publicar un libro con un título explícito: Dentro de Wikileaks: […]
Na mesma edição (sábado, 29/1) em que noticiava o aumento da circulação de jornais no Brasil (alta de 2%no ano passado, segundo o IVC), O Globo mostrava com tintas fortes, em sua cobertura da revolta civil no mundo árabe, o papel estratégico da internet, dos celulares e das redes sociais. Segundo o IVC e o […]
TECNOLOGIA E-books superam brochura na AmazonA loja virtual Amazon anunciou que as vendas de livros para Kindle superaram pela primeira vez as dos livros de brochura. Seis meses atrás, a empresa disse que os livros eletrônicos ultrapassaram os de capa dura. Em 2010, para cada 100 livros de brochura, a Amazon vendeu 115 e-books. Venda de […]
EGITOAndré LobatoPara dificultar atos, internet e celular são bloqueadosNum ato chamado de ‘sem precedentes’ por alguns especialistas, o governo egípcio cortou as redes de internet e telefones celulares do país, uma tentativa de evitar que fossem usadas na organização de protestos.‘Praticamente todos os endereços de internet do Egito estão inacessíveis mundialmente’, disse James Cowie, da […]
O diário Notícias Populares foi um dos mais interessantes fenômenos do jornalismo brasileiro da segunda metade do século passado. Concebido para combater, em nome dos conservadores, o governo de João Goulart, defendido pelo jornal Última Hora, o NP se transformou num dos melhores exemplos locais da imprensa do modelo dos tabloides ingleses, um sensacionalismo benfeito, […]
David Kirkpatrick é ex-editor de tecnologia da revista Fortune e estudioso das consequências da internet sobre a vida cotidiana. No livro O efeito Facebook – Os bastidores da história da empresa que conecta o mundo, que chega ao Brasil esta semana (Ed. Intrínseca, R$ 39,90), ele se mostra fã ardoroso da rede social criada por […]
Lula deixa o poder com a maior popularidade jamais alcançada por um presidente do Brasil. Sua boa imagem pública não se deve apenas à original história pessoal, à bem-sucedida gestão econômica e ao relativo êxito da política de inclusão social. Deve-se também, em grande parte, a uma estratégia calculada de marketing político para criar e […]