Mais de 30% de todas as empresas globais ainda são administradas segundo critérios inadequados, considerando-se o estado do mundo, as novas tecnologias e o conhecimento que recomenda a busca da sustentabilidade. A conclusão foi apresentada em pesquisa da área de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da empresa de consultoria KPMG e é tema de reportagem curta […]
Edição: 647
Os recentes ataques contra páginas web do governo e de empresas brasileiras podem ser vistos como o fruto da insegurança na rede, mas também levam a uma reflexão sobreo que está por trás de tudo isto. O que podemos detectar por meio da leitura dos comentários postados no Twitter, blogs, redes sociais e fóruns é […]
Uma nota na edição de sexta-feira (24/6) da Folha de S.Paulo informa que o brasileiro é o leitor que mais utiliza tablets e smartphones para acessar conteúdo jornalístico. A notícia tem origem em estudo realizado pela empresa americana de consultoria ComScore, criada em 1999 e considerada a instituição de pesquisa com maior penetração e capilaridade […]
A onda de pessimismo econômico que começa a se espalhar sobre a Europa, como uma nuvem vulcânica, coincide com a disseminação de rumores cadavez mais fortes sobre o agravamento das dificuldades financeiras de alguns dos mais tradicionais grupos jornalísticos do Velho Mundo. A preocupação já vinha de antes, mas se agravou quando o The Guardian, […]
Durante séculos, a imprensa orgulhou-se de ser insubstituível. Era o motor, o maestro e o filtro da sociedade. Elegia e derrubava presidentes, ditava moda e construía mitos. A partir de meados da década de 1990, com a popularização da internet, a irrevogável evolução tecnológica universalizou o conhecimento. Nasceram os sites de busca, os blogs e […]
Mais notícias de violência nas escolas, com agressões e assassinatos, trazem de volta à mídia comentários e artigos sobre a prática do bullying. Desde o massacre de estudantes na escola do Realengo, no Rio, jornais, emissoras de rádio e televisão se dedicam frequentemente ao assunto, com ondas de palpites nas redes sociais. Para quem desembarca […]
Revolução foi a palavra utilizada pelo professor Venício A. de Lima para mensurar o impacto das novas tecnologias na comunicação de massas. Professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) e um dos grandes especialistas da área, durante sua participação no II Encontro de Blogueiros Progressistas, neste final de semana, ele deu o seu depoimento ao […]
Os grandes jornais de circulação nacional estão passando por um teste raro mas sempre instigante na atividade jornalística. É o caso do acidente com um helicóptero no litoral da Bahia, no qual foram vítimas amigos próximos do governador do Rio, Sérgio Cabral. Nem haviam ainda sido localizados todos os corpos, e a imprensa começou a […]
O jornalista mexicano Miguel Angel López Velasco, de 55 anos, foi assassinado na segunda-feira, 20/6, junto com sua mulher e o filho do casal, de 21 anos. Miguel era editor do diário Notiver, em Veracruz, e escrevia uma coluna sobre política e criminalidade. Seu filho, Misael López, trabalhava como fotógrafo para o jornal. A família […]
O governo brasileiro foi o mais recente alvo de uma onda internacional de ciberataques que já atingiu sites da companhia japonesa Sony e da CIA, a agência de inteligência americana. Três sites governamentais, incluindo o da presidência, ficaram fora do ar por mais de duas horas na madrugada de quarta-feira, 22. De acordo com a […]
Front page (em inglês), la une (francês), primera plana (espanhol), primeira ou capa (português) designam o espaço mais nobre de um jornal. Proscênio, altar, janela, fisionomia, marca de identidade, mesmo na imprensa popular a primeira página sempre foi envolvida por uma aura de respeitabilidade. Neste reino da avacalhação, na última década as primeiras páginas começaram […]
As grandes empresas jornalísticas estão tomando decisões de importância capital com a mesma ligeireza de cibernautas e tuiteiros. Tomados pelo pânico, os seus executivos estão reagindo de forma instintiva, espasmódica, oportunista. Olham para o amanhã sem dar-se ao trabalho de pensar no depois de amanhã. Entregam-se a elucubrações proféticas municiados por gadgets que se tornam […]
Faz parte do ideal iluminista a compreensão de que a imprensa serve, acima de tudo, para prestar um serviço público e este não é outro que o de dizer a verdade à população. Atuando assim, a imprensa favorece a construção de uma consciência crítica da realidade. Até aí, tudo bem. O problema é que este […]
Reportagem da Folha de S.Paulo dá conta de que o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, planeja tirar das ruas, à força, usuários de drogas que recusem submeter-se a tratamento. A situação é extremamente grave na região central da cidade, onde a antiga “cracolândia”, que ocupava um trecho de rua, agora se expandiu por vários […]
Durante a década de 2000, os setores envolvidos discutiram se a realização de jogos de computador deveria ou não ser tratada como um tópico inerente ao campo da comunicação. A conclusão foi que, por diversas razões, o assunto faz parte do rol de temas já associados ao audiovisual. Hoje, o debate é ultrapassado e o […]
Os meios de comunicação – em especial, os de massa – têm, atualmente, um poder grandioso sobre a população brasileira. Eles exercem um papel fundamental na formação da opinião pública e na formação de ideologias, seja influenciando positivamente, seja influenciando negativamente. Estamos vivendo uma época em que informação é poder e quem tem a informação […]
Um vulcão de criatividade. Nasceu no Rio de Janeiro em 1884. Sua primeira erupção foi em 1902, aos 18 anos, no Tagarela. Depois, labaredas em vários livros, revistas, semanários e jornais ao longo da vida: Para Todos, O Malho, Careta, Tico-Tico, Fon-Fon, A Avenida, Revista da Semana, O Cruzeiro etc. Foi lido e visto de […]
O Observatório da Mídia Regional: direitos humanos, políticas e sistemas realiza no próximo dia 29 de junho, quarta-feira, às 19h no auditório do Centro de Artes da Ufes, mais uma edição do seminário “Observações”. Nesse encontro serão abordadas as possibilidades, necessidades e os limites acerca da implantação de Conselhos de Comunicação no país e, em […]
Diante do declínio contínuo na receita publicitária das edições impressas, editoras lutam para construir um reposicionamento no mercado. Durante mais de uma década, modelos de negócios online com acesso gratuito e anúncios vendidos diretamente mostraram-se promissores, mas falharam na rentabilidade, especialmente diante da dinâmica de tráfego dos sites de notícias. Um relatório recente da Escola […]
Imagine um alcoólatra. Não aquele que não para em pé de tão bêbado ou que frequenta os Alcoólicos Anônimos. É só o alcoólatra comum, que luta para controlar o vício. Mas ele tem, além do álcool, outro vício. Não se trata de um vício debilitante. E ele não é um ex-viciado em drogas. Ele apenas […]