Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 647

A falta de sustentabilidade na gestão

Mais de 30% de todas as empresas globais ainda são administradas segundo critérios inadequados, considerando-se o estado do mundo, as novas tecnologias e o conhecimento que recomenda a busca da sustentabilidade. A conclusão foi apresentada em pesquisa da área de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da empresa de consultoria KPMG e é tema de reportagem curta […]

A ponta de um iceberg

Os recentes ataques contra páginas web do governo e de empresas brasileiras podem ser vistos como o fruto da insegurança na rede, mas também levam a uma reflexão sobreo que está por trás de tudo isto. O que podemos detectar por meio da leitura dos comentários postados no Twitter, blogs, redes sociais e fóruns é […]

O desafio do leitor em movimento

Uma nota na edição de sexta-feira (24/6) da Folha de S.Paulo informa que o brasileiro é o leitor que mais utiliza tablets e smartphones para acessar conteúdo jornalístico. A notícia tem origem em estudo realizado pela empresa americana de consultoria ComScore, criada em 1999 e considerada a instituição de pesquisa com maior penetração e capilaridade […]

Pessimismo econômico coloca jornais em alerta

A onda de pessimismo econômico que começa a se espalhar sobre a Europa, como uma nuvem vulcânica, coincide com a disseminação de rumores cadavez mais fortes sobre o agravamento das dificuldades financeiras de alguns dos mais tradicionais grupos jornalísticos do Velho Mundo. A preocupação já vinha de antes, mas se agravou quando o The Guardian, […]

O jornalismo diante das novas mídias

Durante séculos, a imprensa orgulhou-se de ser insubstituível. Era o motor, o maestro e o filtro da sociedade. Elegia e derrubava presidentes, ditava moda e construía mitos. A partir de meados da década de 1990, com a popularização da internet, a irrevogável evolução tecnológica universalizou o conhecimento. Nasceram os sites de busca, os blogs e […]

Bullying e violência nas escolas

Mais notícias de violência nas escolas, com agressões e assassinatos, trazem de volta à mídia comentários e artigos sobre a prática do bullying. Desde o massacre de estudantes na escola do Realengo, no Rio, jornais, emissoras de rádio e televisão se dedicam frequentemente ao assunto, com ondas de palpites nas redes sociais. Para quem desembarca […]

“A rede é praticamente incontrolável”

Revolução foi a palavra utilizada pelo professor Venício A. de Lima para mensurar o impacto das novas tecnologias na comunicação de massas. Professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) e um dos grandes especialistas da área, durante sua participação no II Encontro de Blogueiros Progressistas, neste final de semana, ele deu o seu depoimento ao […]

Uma tragédia e um escândalo

Os grandes jornais de circulação nacional estão passando por um teste raro mas sempre instigante na atividade jornalística. É o caso do acidente com um helicóptero no litoral da Bahia, no qual foram vítimas amigos próximos do governador do Rio, Sérgio Cabral. Nem haviam ainda sido localizados todos os corpos, e a imprensa começou a […]

Sites do governo brasileiro vítimas de hackers

O governo brasileiro foi o mais recente alvo de uma onda internacional de ciberataques que já atingiu sites da companhia japonesa Sony e da CIA, a agência de inteligência americana. Três sites governamentais, incluindo o da presidência, ficaram fora do ar por mais de duas horas na madrugada de quarta-feira, 22. De acordo com a […]

Folha-shit”, a invenção genial

Front page (em inglês), la une (francês), primera plana (espanhol), primeira ou capa (português) designam o espaço mais nobre de um jornal. Proscênio, altar, janela, fisionomia, marca de identidade, mesmo na imprensa popular a primeira página sempre foi envolvida por uma aura de respeitabilidade. Neste reino da avacalhação, na última década as primeiras páginas começaram […]

The Guardian e o jornalismo seletivo

As grandes empresas jornalísticas estão tomando decisões de importância capital com a mesma ligeireza de cibernautas e tuiteiros. Tomados pelo pânico, os seus executivos estão reagindo de forma instintiva, espasmódica, oportunista. Olham para o amanhã sem dar-se ao trabalho de pensar no depois de amanhã. Entregam-se a elucubrações proféticas municiados por gadgets que se tornam […]

O primado da superficialidade

Faz parte do ideal iluminista a compreensão de que a imprensa serve, acima de tudo, para prestar um serviço público e este não é outro que o de dizer a verdade à população. Atuando assim, a imprensa favorece a construção de uma consciência crítica da realidade. Até aí, tudo bem. O problema é que este […]

O direito de morrer de frio

Reportagem da Folha de S.Paulo dá conta de que o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, planeja tirar das ruas, à força, usuários de drogas que recusem submeter-se a tratamento. A situação é extremamente grave na região central da cidade, onde a antiga “cracolândia”, que ocupava um trecho de rua, agora se expandiu por vários […]

O poder dos meios de comunicação de massa

Os meios de comunicação – em especial, os de massa – têm, atualmente, um poder grandioso sobre a população brasileira. Eles exercem um papel fundamental na formação da opinião pública e na formação de ideologias, seja influenciando positivamente, seja influenciando negativamente. Estamos vivendo uma época em que informação é poder e quem tem a informação […]

Retratos com humor e refinamento

Um vulcão de criatividade. Nasceu no Rio de Janeiro em 1884. Sua primeira erupção foi em 1902, aos 18 anos, no Tagarela. Depois, labaredas em vários livros, revistas, semanários e jornais ao longo da vida: Para Todos, O Malho, Careta, Tico-Tico, Fon-Fon, A Avenida, Revista da Semana, O Cruzeiro etc. Foi lido e visto de […]

Conselhos de Comunicação como espaço de participação social

O Observatório da Mídia Regional: direitos humanos, políticas e sistemas realiza no próximo dia 29 de junho, quarta-feira, às 19h no auditório do Centro de Artes da Ufes, mais uma edição do seminário “Observações”. Nesse encontro serão abordadas as possibilidades, necessidades e os limites acerca da implantação de Conselhos de Comunicação no país e, em […]

A importância dos leitores ocasionais

Diante do declínio contínuo na receita publicitária das edições impressas, editoras lutam para construir um reposicionamento no mercado. Durante mais de uma década, modelos de negócios online com acesso gratuito e anúncios vendidos diretamente mostraram-se promissores, mas falharam na rentabilidade, especialmente diante da dinâmica de tráfego dos sites de notícias. Um relatório recente da Escola […]

O futuro da internet não está aqui

Imagine um alcoólatra. Não aquele que não para em pé de tão bêbado ou que frequenta os Alcoólicos Anônimos. É só o alcoólatra comum, que luta para controlar o vício. Mas ele tem, além do álcool, outro vício. Não se trata de um vício debilitante. E ele não é um ex-viciado em drogas. Ele apenas […]