Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 647

Relato de uma experiência, 40 anos depois

Em 1971, há 40 anos, o então Departamento de Comunicação (COM) da Universidade de Brasília (UnB) participava de uma inédita e ousada experiência acadêmica: através de convênio assinado entre a UnB e a Secretaria de Finanças do governo do Distrito Federal (GDF), professores e alunos de Comunicação planejaram, criaram, produziram e veicularam “profissionalmente” uma polêmica […]

De quem é a credibilidade?

Muito se fala sobre credibilidade desse ou daquele veículo de comunicação, mas pouco se diz de quem é essa credibilidade mesmo. Nem mesmo os jornalistas se dão conta da força e do peso que dão aos veículos. Sempre pensei que difundir notícias é um privilégio e uma responsabilidade e vi essa ideia cristalizada no filme […]

Economia, política ou esporte?

Boa parte do material econômico e político mais quente – e com frequência mais escandaloso – tem sido proporcionado pela cobertura do Congresso Nacional. Numa semana a Veja mostrou como a Medida Provisória 517, conhecida como Frankenstein, permitiu a banqueiros quebrados entregar papéis podres para quitar débitos com a União. Na semana seguinte a Folha de […]

Anúncio de marca inglesa acusado de racismo

A marca de chocolates britânica Cadbury se envolveu em uma controvérsia com a modelo veterana Naomi Campbell depois que ela foi comparada a uma barra de chocolate em um anúncio. Naomi, que é negra, disse ter ficado chocada com o anúncio do chocolate ao leite Bliss, que dizia “Pode sair, Naomi. Há uma nova diva […]

Paulo Machado

“Depois de algum tempo em que os leitores vinham solicitando que a Agência Brasil incluísse a cobertura jornalística da cultura entre seus principais assuntos floresceu a requerida editoria. Trás à baila um debate curioso sobre viola, violeiros, musica de raiz, tronco de esperança, folhas de identidade e frutos de discórdia. Nessa vereda os galhos ficam […]

A banda mais bonita da universidade

Na última semana, o curso deComunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi destaque na discussão – ainda recente – a respeito da precariedade das universidades públicas, tanto nas mídias locais quanto nas nacionais. Um vídeo-protesto postado na terça-feira (7/6) no YouTube pelos alunos e intitulado Construção. A banda mais bonita da […]

Não há “plano B” no Rio de Janeiro

Pobre Rio, não bastassem suas mazelas, mais de meio século de incúria administrativa, uma oportunidade única de se reinventar sendo jogada no ralo, ainda conta com um grupo midiático que insiste em apresentar um Rio desfocado da realidade vivida por seus moradores. Os jornalistas que vivem no “Rio midiático” e sofrem no mundo real, sabem […]

Alguém como nós na Cracolândia

A edição da Folha de S.Paulo de terça-feira (14/6) provocou uma enxurrada de protestos de leitores, chocados com a exposição pública de um homem de meia idade, grisalho, de terno e gravata, na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. A sequência de quatro fotos, que ocupava exclusivamente a capa do jornal, mostrava-o comprando […]

Internet abriga debate sobre tabus sociais

Quando Manal al-Sharif postou um vídeo dela própria dirigindo seu carro em Al Khobar, na Arábia Saudita, e fazendo um apelo por um protesto coletivo para que fosse abolida a lei que proíbe que mulheres dirijam no país, obteve uma dura resposta do governo: nove dias na prisão. No entanto, ao contrário do que ocorreria […]

Paulo Rogério

“‘A mensagem transmitida pelo título deve ser captada com naturalidade pelo leitor’ Edmund Arnold, jornalista e designer ‘A terra do Padim Ciço beliscando o centenário’, ‘Nem pássaro, nem avião: é o novo trem do Metrofor’ e ‘Leão do Pici vai a Beberibe a trabalho, não a passeio’. O que esses títulos têm em comum? Criatividade? […]

Métodos de persuasão e a valorização do ter

A tarefa de relacionar jornalismo e ideologia há algum tempo seria difícil, mas hoje, fazendo a junção de disciplinas que acabam por se cruzar, como, por exemplo, Comunicação e Linguagem, Jornalismo Comunitário, Redação jornalística, Teoria da Comunicação, Sociologia, Realidade Brasileira e Filosofia, começa se abrir um leque de possibilidades, pois jornalismo e ideologia estão presentes […]

Acervo recuperado e digitalizado

O Brasil enfrenta a ditadura militar. A população reivindica o fim do governo opressor, o fim da censura e a volta das liberdades civis. É nesse contexto que nasce o jornal Nosso Tempo. A primeira edição do semanário circula em 3 de dezembro de 1980, com uma corajosa capa denunciando a tortura em órgãos de […]

O jornalismo, o lobo, os cordeiros

Vamos falar de uma fábula. De uma terrível história de ficção, daquelas em que a bruxa vence o camponês e a onça vence o macaco. Esta já é, infelizmente, uma história antiga, quase tão repisada quanto os contos de Esopo. E nada indica que terá um final feliz. Antes, porém, pergunto: ainda vale observar o […]

“Me adicione”

Uma pesquisa da companhia de medições na internet ComScore concluiu o que a maioria dos internautas já deve ter percebido: é cada vez maior o tempo gasto nas redes sociais. Segundo o relatório, de cada seis minutos gastos online pelos americanos, pelo menos um é usado em alguma rede social. Em 2007, esta proporção era […]

Ainda sobre os e-mails de Sarah Palin

Quem leu a coluna passada do ombudsman do Washington Post, Patrick Pexton, pode ter pensado que o jornal organizou uma campanha contra a ex-governadora do Alasca Sarah Palin – o que não é verdade, explica Pexton no texto de domingo (18/6). Requisitar a correspondência de políticos é uma das mais antigas ferramentas jornalísticas, diz ele. […]

Estudo avalia impacto das redes sociais

O instituto de pesquisas americano Pew Research Center divulgou um estudo sobre o impacto das redes sociais online na vida em sociedade. É a primeira pesquisa de âmbito nacional a avaliar como os americanos adultos usam os sites de relacionamentos. Foram entrevistadas 2.255 pessoas – 1.787 delas internautas e 975 membros de redes sociais como […]

Grandes negócios para pequena mídia

Em 25 de janeiro deste ano, o diretor de tecnologia (CTO) do Facebook, Bret Taylor, declarou à revista de mídia tecnológica TechCrunch(AOL) que o foco da empresa em 2011 estaria na telefonia móvel e nas plataformas múltiplas baseadas no uso do código HTML5. As plataformas múltiplas, ou multi-plataformas, não dependem especificamente de nenhum sistema operacional: […]

Sobre jornalistas, frilas e afins

Meu anjo, “É um escândalo! Todo o dia elogios, adjetivos e encher o… desses pulhas aí! Já disse que `eminente´ aqui é só o José Bonifácio. Arre! Quem é esse tal Ruskin que morreu?” Quem escreve isso não sou eu, mas o Lima Barreto. O protesto enfurecido acima reproduz – nada mais, nada menos – […]

O papel (feio) da imprensa italiana no plebiscito de junho

Enquanto a Itália esboça reação ao efeito devastador de duas décadas de Berlusconi, seu jornalismo personalista engessado insiste em olhar para o outro lado, tratando de crimes, levando avante seus formatos desgastados e zero padrão de qualidade. Apouquíssimos dias do plebiscito que vetou as usinas nucleares, a privatização da água e que agora obriga Sílvio […]

Como salvar a vida na Terra?

Começo este artigo com quatro argumentos óbvios. O primeiro é: pensamento ou paradigma algum é neutro ou está fora das relações de poder como se pudesse valer por ele mesmo, sem responder a interesses econômicos, simbólicos desse ou daquele grupo social. O segundo é: mesmo não sendo neutro, mesmo estando vinculado a interesses diversos, de […]