Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 647

Ainda sobre os e-mails de Sarah Palin

Quem leu a coluna passada do ombudsman do Washington Post, Patrick Pexton, pode ter pensado que o jornal organizou uma campanha contra a ex-governadora do Alasca Sarah Palin – o que não é verdade, explica Pexton no texto de domingo (18/6). Requisitar a correspondência de políticos é uma das mais antigas ferramentas jornalísticas, diz ele. […]

Estudo avalia impacto das redes sociais

O instituto de pesquisas americano Pew Research Center divulgou um estudo sobre o impacto das redes sociais online na vida em sociedade. É a primeira pesquisa de âmbito nacional a avaliar como os americanos adultos usam os sites de relacionamentos. Foram entrevistadas 2.255 pessoas – 1.787 delas internautas e 975 membros de redes sociais como […]

Grandes negócios para pequena mídia

Em 25 de janeiro deste ano, o diretor de tecnologia (CTO) do Facebook, Bret Taylor, declarou à revista de mídia tecnológica TechCrunch(AOL) que o foco da empresa em 2011 estaria na telefonia móvel e nas plataformas múltiplas baseadas no uso do código HTML5. As plataformas múltiplas, ou multi-plataformas, não dependem especificamente de nenhum sistema operacional: […]

Sobre jornalistas, frilas e afins

Meu anjo, “É um escândalo! Todo o dia elogios, adjetivos e encher o… desses pulhas aí! Já disse que `eminente´ aqui é só o José Bonifácio. Arre! Quem é esse tal Ruskin que morreu?” Quem escreve isso não sou eu, mas o Lima Barreto. O protesto enfurecido acima reproduz – nada mais, nada menos – […]

O papel (feio) da imprensa italiana no plebiscito de junho

Enquanto a Itália esboça reação ao efeito devastador de duas décadas de Berlusconi, seu jornalismo personalista engessado insiste em olhar para o outro lado, tratando de crimes, levando avante seus formatos desgastados e zero padrão de qualidade. Apouquíssimos dias do plebiscito que vetou as usinas nucleares, a privatização da água e que agora obriga Sílvio […]

Como salvar a vida na Terra?

Começo este artigo com quatro argumentos óbvios. O primeiro é: pensamento ou paradigma algum é neutro ou está fora das relações de poder como se pudesse valer por ele mesmo, sem responder a interesses econômicos, simbólicos desse ou daquele grupo social. O segundo é: mesmo não sendo neutro, mesmo estando vinculado a interesses diversos, de […]

José Queirós

  “A coluna Sobe e desce é um espaço dos mais sensíveis do jornal, pois tende a favorecer ou desfavorecer a imagem pública dos que diariamente escolhe como protagonistas — e neste caso pode falar-se de imagem em sentido próprio, já que os breves textos que a compõem são sempre acompanhados de uma pequena fotografia […]

Cargo de editor de mídias sociais em alta

Em uma era de cortes de orçamento nas redações e mudanças de estratégia nas organizações de mídia, é significativo que um dos primeiros contratados do site do Wall Street Journal este ano seja um editor de mídias sociais. Segundo o anúncio de vaga no WSJ.com, o editor deve ter “fortes instintos jornalísticos”, mas também trabalhar […]

O poder dos meios de comunicação de massa

Os meios de comunicação – em especial, os de massa – têm, atualmente, um poder grandioso sobre a população brasileira. Eles exercem um papel fundamental na formação da opinião pública e na formação de ideologias, seja influenciando positivamente, seja influenciando negativamente. Estamos vivendo uma época em que informação é poder e quem tem a informação […]

Retratos com humor e refinamento

Um vulcão de criatividade. Nasceu no Rio de Janeiro em 1884. Sua primeira erupção foi em 1902, aos 18 anos, no Tagarela. Depois, labaredas em vários livros, revistas, semanários e jornais ao longo da vida: Para Todos, O Malho, Careta, Tico-Tico, Fon-Fon, A Avenida, Revista da Semana, O Cruzeiro etc. Foi lido e visto de […]

Conselhos de Comunicação como espaço de participação social

O Observatório da Mídia Regional: direitos humanos, políticas e sistemas realiza no próximo dia 29 de junho, quarta-feira, às 19h no auditório do Centro de Artes da Ufes, mais uma edição do seminário “Observações”. Nesse encontro serão abordadas as possibilidades, necessidades e os limites acerca da implantação de Conselhos de Comunicação no país e, em […]

A importância dos leitores ocasionais

Diante do declínio contínuo na receita publicitária das edições impressas, editoras lutam para construir um reposicionamento no mercado. Durante mais de uma década, modelos de negócios online com acesso gratuito e anúncios vendidos diretamente mostraram-se promissores, mas falharam na rentabilidade, especialmente diante da dinâmica de tráfego dos sites de notícias. Um relatório recente da Escola […]

O futuro da internet não está aqui

Imagine um alcoólatra. Não aquele que não para em pé de tão bêbado ou que frequenta os Alcoólicos Anônimos. É só o alcoólatra comum, que luta para controlar o vício. Mas ele tem, além do álcool, outro vício. Não se trata de um vício debilitante. E ele não é um ex-viciado em drogas. Ele apenas […]

Uma lição para a oposição

Li no site “80 FHC” a mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff para Fernando Henrique Cardoso, parabenizando-o pelo seu aniversário, no dia 11 de junho, sábado, quando ele completou 80 anos. No texto, entre outras palavras elogiosas, Dilma disse que o ex-presidente é “(…) o acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano […]

Tema de junho é “Fundações de Amparo à Pesquisa”

Está no ar o número 129 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é “Fundações de Amparo à Pesquisa”. Editorial – Memorial da Fapesp – por Carlos Vogt http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=67&tipo=843 Artigos – Quanto vale o investimento em ciência, tecnologia e inovação? – por Sergio Salles-Filho […]

Estudo mapeia credibilidade das matérias

Para descobrir o quanto de uma cobertura jornalística de ciência e saúde não é confiável, seria necessário obter uma amostra sistemática e imparcial – talvez uma semana inteira de matérias – e então verificar a evidência por trás de cada alegação ou conselho. Esta foi a proposta de um novo estudo do periódico Public Understanding […]

A segunda bolha da internet

A internet já é uma realidade mais concreta do que na fase da primeira bolha, no início dos anos 2000. Já existe o uso extensivo de suas ferramentas e há negócios consolidados em vários setores. Mas há também uma bolha em curso. Nos Estados Unidos há projetos pagando 270 vezes a receita líquida. Um dos […]