Em artigo publicado neste Observatório com o sugestivo título “Mexam-se, boicotem a Fox“, depois de afirmar que “o estrago que a Fox News está fazendo no mundo a partir dos EUA é muito mais grave do que o esgoto político-midiático produzido pela News Corp. no Reino Unido”, Alberto Dines recomenda ao cidadão e aos jornalistas […]
Edição: 654
A ideia deste livro nasceu em agosto de 2009, em Fortaleza, durante reunião dos coordenadores dos grupos de trabalho da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). A partir da minha pesquisa Panorama do rádio em Belo Horizonte, propus à presidente da Alcar, professora Marialva Barbosa, a ampliação daquele projeto local, para que […]
Sendo a única mídia que ainda supera a audiência da televisão em algum momento do dia – no caso, pela manhã – e estando presente em 87,9% dos domicílios brasileiros (PNAD 2009), é indiscutível que o rádio mantém-se relevante enquanto atrator de público e gerador de negócios. Mais do que isso: é uma das únicas […]
Mais uma vez a mídia direitista brasileira mostra o quanto o seu poder persuasivo sobre as massas populares pode ser perigoso. Com o único intuito de defender a ascensão elitista sobre as camadas menos influentes, a direita usa de todos os seus artifícios de manipulação para distorcer a realidade e virá-la a seu favor. Como […]
“Eu me preocupo com a posição do Post nos mercados de mídia de Washington e nacional”, afirma o ombudsman do Washington Post, Patrick B. Pexton, na primeira frase de sua coluna publicada em 7/8. Antes de assumir o cargo em março, Pexton passou vários meses conversando com editores e repórteres da maior parte das publicações […]
“‘A FOLHA dá ouvidos a quem não merece.’ A frase, de um leitor, resume bem a indignação que tomou conta de muitos após a publicação de grandes entrevistas com os motoristas que mataram recentemente dois jovens no trânsito de São Paulo. No último dia 23, a coluna ‘Mônica Bergamo’ trouxe um depoimento do engenheiro Marcelo […]