Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Edição: 654

Informação indigesta

O G1, portal de notícias da Globo, divulgou, às 15h02 do dia 03/08, matéria sobre um incêndio que destruiu completamente um restaurante em Brasília (DF). Até aí, nada mais do que a obrigação da empresa jornalística em reportar informações aos seus leitores, telespectadores e internautas. O que chamou a atenção, antes mesmo de clicar no […]

Vale a pena ler jornais?

Un amigo me confiesa: “En vacaciones no voy a leer ni un periódico, ni siquiera voy a abrir Internet. Quiero desintoxicarme”. No son pocos los que en algún momento caen en la tentación -siempre vencida por suerte- de dejar de leer periódicos, cualquiera que sea su soporte. “Es que mi hígado no resiste tanta locura […]

Polêmicas maiores do que o beijo gay

Há algum tempo a pauta da diversidade sexual tem sido discutida em nossa teledramaturgia. Embora nem sempre da maneira desejada, aos poucos a ideia vem ganhando força e contornos de que ela está sendo efetiva e servindo para algo mais além de críticas e buchichos. Se há poucos meses estávamos celebrando TiTiTi devido à sua […]

Autorreferencialidade, estratégia mensurável?

“Olha, leitor, o que a nossa equipe faz por você.” A frase é singela, mas esse é o espírito do conceito de autorreferencialidade: atrair a atenção do cidadão através da estratégia de apresentar-lhe os bastidores da notícia. É como trazê-lo para dentro de casa e confiar-lhe os segredos da produção de uma notícia, de um […]

Nos EUA, web vira aliada da TV

A internet supostamente deveria ser ruim para os negócios das emissoras de TV. Esperava-se que o conteúdo online gratuito roubasse as atenções das emissoras de TV, privando-as de suas bases de anunciantes, e as operadoras de TV paga perderiam assinantes. Mas a televisão não seguiu o mesmo caminho da indústria da música, que foi dizimada […]