Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 666

A ignorância e o preconceito

A revista Época que circula nesta semana tomou como tema de capa a doença que acomete o ex-presidente Lula da Silva. A reportagem tem duas partes: na primeira, conta como Lula descobriu o câncer, quais são suas chances de cura e especula como será sua atividade política durante o tratamento. Na segunda parte, a revista […]

O discurso eleitoral na imprensa

A cobertura jornalística de processos eleitorais em diferentes países da América Latina foi um dos temas da sétima reunião dos Observatorios en Red – Medios de Comunicación en América Latina, realizada em Managua no final de agosto (ver aqui nota sobre a abertura do evento). Este Observatório já publicou dois textos que contêm informações e […]

Encapuzados na reitoria

Ouvido pela Folha de S. Paulo (4/11) a respeito da invasão da reitoria da USP, o jurista Dalmo de Abreu Dallari, colaborador do Observatório da Imprensa, criticou o uso de capuzes por estudantes: “Combati a presença da ditadura na universidade e me expus. Nunca me escondi atrás de máscaras. Se os estudantes querem defender uma […]

O que não sai nos jornais

As imagens das manifestações dos “indignados” voltam aos jornais nas edições de sexta-feira (4/11). Na Folha de S.Paulo, é a principal fotografia da primeira página, tendo logo abaixo uma imagem dos estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de São Paulo. Não se pode acusar a Folha de estar forçando uma comparação entre os dois […]

Consultoria critica mistificações

A consultoria de estratégia Stratfor mandou na quarta-feira (2/11) aos destinatários de seu mailing um convite, para fazer assinatura, que contém pertinente crítica da maneira como a mídia, de modo geral, cobre conflitos. No caso, o da Líbia. Uma nuvem de tags está contida numa figura que corresponde ao mapa da Líbia. São, todas, expressões […]

Bomba incendiária na redação do jornal

O semanário satírico francês Charlie Hebdo foi esta madrugada [2/11] alvo de um ataque com uma bomba incendiária, que destruiu por completo a redacção da publicação, em Paris, um dia depois de o jornal ter anunciado que o profeta Maomé seria o “director” da próxima edição. Falando em “atentado”, o ministro francês do Interior, Claude Guéant, […]

O brasileiro está “se achando”

Está em todos os grandes jornais brasileiros o relatório do Índice de Desenvolvimento Humano 2011 (IDH-2011), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Para muitos especialistas, esse estudo deveria substituir ou complementar as análises de desenvolvimento econômico e social muito dependentes dos indicadores do Produto Interno Bruto. Alguns economistas brasileiros também se debruçam […]

Zuckerberg entre os 10 mais poderosos do mundo

A Forbes divulgou esta semana sua lista das pessoas mais poderosas do mundo. Entre governantes e empresários, estão – representando a indústria jornalística – Rupert Murdoch, dono da News Corp, e Jill Abramson, que assumiu há pouco o posto de editora-executiva do New York Times. Murdoch ocupa a 24ª posição (no ano passado, estava em […]

A mídia no resgate da imagem do terceiro setor

O Observatório da Imprensa exibido ao vivo na terça-feira (01/11) pela TV Brasil discutiu como a mídia pode contribuir para resgatar a imagem de um importante segmento da sociedade: o terceiro setor. A onda de denúncias envolvendo organizações não governamentais (ONGs) ligadas ao Ministério do Esporte colocou o trabalho destas entidades filantrópicas na berlinda. Alternativas […]

Site divulga informações de jornalistas

Foi lançado esta semana, nos EUA, o site News Transparency, que funciona como um banco de dados onde leitores podem encontrar informações sobre jornalistas – seu histórico, conexões interpessoais, tendências políticas, dentre outros dados. A iniciativa de Ira Stoll, ex-chefe de redação do New York Sun e que administra o site Future of Capitalism, tem […]

O lado canalha do país

Ao voltar a São Paulo na noite de segunda-feira (31/10), após passar três dias mergulhado na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, fiquei perplexo quando abri o computador e os jornais para ler o que andaram escrevendo a respeito da doença do ex-presidente Lula. É inacreditável, revoltante, repugnante o comportamento de quem se aproveita deste […]

Cobertura solidária. E cínica

Quando a divulgação de que um ex-presidente da República sofre de um câncer passa a ocupar desmesurado espaço na imprensa escrita, radiofônica, televisiva e virtual (web) é robusto sinal de que algo vai mal – muito mal – na nossa conhecida atividade jornalística. E é isso o que está acontecendo desde que o ex-presidente Luiz […]

Ações em massa para intimidar o site

Em nome dos funcionários do Senado que, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), recebiam em 2009 salários acima do teto constitucional, o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis) foi derrotado em duas tentativas de determinar a não publicação de informações pelo Congresso em Foco. Duas ações ajuizadas contra o site pediam […]

A melhor defesa é o ataque

Às tentativas de difamação contra William Waack, Helio Gurovitz e Fernando Rodrigues não se deve responder apenas com solidariedade aos jornalistas. Deve-se jogar o jogo das leis. Abrir processo contra os difamadores, em toda a cadeia de responsabilidades, desde o Wikileaks até o “Informe JB”, seus comentadores e redes sociais que reproduziram a “informação”. ABI, […]

Como esconder a boa notícia

Os jornais amanheceram na quarta-feira, 2 de novembro, dia dedicado a homenagear os mortos, com o relato de um verdadeiro velório. O sistema econômico global range sob o peso das crises sucessivas e o leitor é atirado de um lado para outro, entre a esperança e o pessimismo, como o navegante sob tempestade. Deste lado […]

Marca Huffington Post vale mais do que AOL

Depois de a AOL ter comprado o Huffington Post em fevereiro, o CEO Tim Armstrong teve de decidir quais marcas manter e quais descartar. Ele gosta de dizer que as marcas estão se tornando o princípio organizacional da internet e frequentemente observa que o próprio nome – AOL – tem 99% de lembrança entre consumidores. […]

A conversão do cético

Uma nota minúscula publicada na edição de terça-feira (1/11) do jornal O Estado de S.Paulo diz muito sobre certas birras que a imprensa brasileira produz quando se deixa levar por tendências conservadoras. Diz o texto que o “proeminente físico e cético do aquecimento global Richard Muller” acaba de concluir que a teoria dos 4 mil […]