Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 666

Marcas e totens

Marcas comerciais, na atualidade, procuram construir as suas narrativas institucionais fora de um tempo histórico. Aquele tempo que é ou foi testemunhado e, de maneira documentada, narrado. As marcas por definição não devem pertencer a este mundo. Devem ser transcendentes. Uma expressão desse posicionamento comunicacional e mercadológico é o significado de slogans que se despregam […]

Censura livre

O que é liberdade de expressão? O que é censura? O que você acha de determinada mídia, num caso de repercussão, não noticiar por ter gente sua envolvida? Dois casos da afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, a RBS, não foram divulgadas pela mesma. Além disso, os casos foram abafados sem prejuízo para o […]

Campanha tenta incentivar leitura de jornais

Há uma corrente de analistas de mídia que acredita que o aumento do acesso às notícias por blogs e redes sociais diminiu a vida útil do jornal. Para estes analistas, o impresso estaria morrendo, e a publicidade não consegue acompanhar o ritmo. Uma campanha publicitária da Associação de Jornais dos EUA quer mudar exatamente esta […]

Paulo Machado

“O jornalismo acostumou-se a obter os assuntos da sua pauta na agenda do poder, dos grupos de interesse que dominam a economia, as finanças e a produção, nas autoridades de plantão, nas instituições consagradas e na chamada sociedade civil organizada. Mas e quando a pauta vem das ruas? Quando surge de movimentos aparentemente desorganizados, sem […]

Primeiros 100 anos

Quando eles despontavam no fundo da Redação, os mais velhos do Correio da Manhã esnobavam: “Xi, lá vem o Ismael Silva!” Ou: “Ah, não. Olha o Nelson Cavaquinho de novo.” Diziam isso não por desamor, mas porque era quase sempre no pior horário, entre as 5 e 7 da tarde, que Ismael ou Nelson cismavam […]

O paraíso em suaves prestações

Pesquisa encomendada pelo comércio varejista chegou à conclusão que as classes D e E continuam sem dinheiro, mas dispostas a comprometer o parco salário em infindáveis prestações. Classe D, como decidiram os pesquisadores, é aquela que tem renda familiar de até quatro salários mínimos e a E pouco mais de mil reais, bem abaixo do […]

Maioria dos usuários de tablets não pagaria por notícias

Embora proprietários de tablets gastem um tempo considerável consumindo notícias, eles relutam em pagar por conteúdo noticioso, revelou uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Project for Excellence in Journalism, instituto de pesquisa em jornalismo do Pew Research Center, nos EUA. O estudo concluiu que 11% dos adultos americanos têm um tablet e gastam, em […]

Precisão e competição jornalística

Um dos ingredientes-chave em uma boa matéria é apuração original – e é isto que está por trás do artigo publicado no Washington Post sobre o senador Marco Rubio e sua declaração enganosa de que seria filho de imigrantes que deixaram Cuba quando a ilha já estava sob o comando de Fidel Castro, comenta, em […]

Sob o domínio do Google

Empresa se transformou em uma máquina de capturar o inconsciente coletivo, mas estamos preparados para lidar com os desafios que isso nos impõe? Alain de Botton, filósofo, autor e agora aforista da rede, twitta: “Conclusão lógica do nosso relacionamento com os computadores: esperar uma resposta ao digitar ‘qual é o significado da minha vida’ no […]

Um jornalismo que pode traumatizar

Apesar de ser uma realidade distante do cotidiano dos brasileiros, a conhecida “primavera árabe” inundou a imprensa nacional com imagens dos conflitos armados. No entanto, pouco se fala sobre como vivem os repórteres que realizam essas coberturas. O imaginário comum reflete a descrição hollywoodiana dessa profissão, onde um jornalista bonitão se põe em perigo por […]

Crise radicaliza ideário conservador e neoliberal da mídia

Apesar das denúncias que estudiosos e a chamada mídia alternativa sempre registram contra os abusos dos grandes veículos de imprensa, insistir em assinalar suas “escorregadas” segue sendo uma tarefa necessária, haja vista a importância dos jornais, sites, televisões e rádios na formação do pensamento nacional, mais objetivamente, na “batalha das ideias”. Dessa forma, vale repassar […]

Disney compra ações de TV de bilionário russo

A Walt Disney Co. comprou 49% das ações da emissora russa Seven TV do bilionário Alisher Usmanov, em um acordo visto com bons olhos pelo primeiro-ministro Vladimir Putin. “Esperamos que a combinação da programação da Disney com os programas originais russos seja de grande interesse para nossa audiência”, afirmou Usmanov. Segundo declaração da Disney, ela […]

Transparência nas colunas de opinião

As pessoas não questionam somente o que é escrito nas páginas de opinião do New York Times, mas também quem escreve e por quais motivos, comenta, em sua coluna[29/10/11], o ombudsman do jornal, Arthur S. Brisbane. Em uma era em que impera o ceticismo, leitores e grupos organizados frequentemente questionam a existência de interesses obscurosde […]

Desaparecidos, mas não olvidados

Ditadura militar, 1974. Um jovem casal, ela química, professora na Universidade de São Paulo, ele físico trabalhando em uma empresa, desaparece sem deixar o menor sinal. Pânico na família e nas amizades, buscas incansáveis, qualquer fiapo de informação reacendendo esperanças, sofrimento indizível com a agonia da incerteza. Mais tarde a realidade se impôs, trágica e […]

Os entraves para um jornalismo digital

O jornalismo passa por reformulações em suas estruturas e, principalmente, procura alternativas viáveis para se adaptar ao mundo digital. Isso ocorre em todos os cantos do mundo, onde empresas de comunicação estudam maneiras de integrar as novas tecnologias aos novos formatos de consumo de notícias, cada vez mais móveis e participativos, sem contar a busca […]

Conteúdo digital desafia imprensa

Os impactos das mídias digitais no mercado tradicional de comunicação são inquestionáveis. O surgimento de novas formas de produzir e distribuir conteúdo transformou os modelos de negócios das companhias de mídia. E alguns princípios que sempre nortearam a produção jornalística vêm sendo realçados nessas novas plataformas. Essa foi a principal questão levantada pelos participantes do […]

Juiz aponta manipulação da RBS

O presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), João Ricardo dos Santos Costa, criticou a cobertura que o jornal Zero Hora fez de um seminário promovido pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) sobre liberdade de imprensa e Poder Judiciário, em […]