Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 666

Democratização e ódio intelectual

En el pasado, uno de los autores que más frecuenté fue McLuhan, aquel señor al que Woody Allen hacía aparecer en Annie Hall. El ensayista canadiense, allá por mediados del siglo pasado, cuando todavía existían de manera incipiente medios de comunicación de masas tales como la radio, el cine, pero sobre todo la televisión, hablaba […]

Troca de prisioneiros: quando um é muito

“Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.” (William Shakespeare) Em maio deste ano, por ocasião das homenagens às vítimas holandesas da II Grande Guerra, pediu-se aos moradores de Amsterdã para sinalizarem com cartazes as casas onde residiam os judeus que foram deportados para os campos de concentração nazistas. […]

Um país que muda de lugar

O Brasil começa a assumir um lugar proeminente no mundo, mas suas questões nevrálgicas seguem as mesmas, embora em nova dimensão. Para entender os grandes temas do país, é preciso recuperar os ensaístas que ofereceram interpretações do Brasil nos anos 1930, mas, além disso, é preciso buscar as raízes da maneira de ser brasileira ainda […]

A era da blogosfera

O 1º Encontro Internacional dos Blogueiros, em Foz do Iguaçu, pode ser considerado um marco na história da blogosfera. Vieram blogueiros de mais de 15 países e alguns analistas de renome internacional. Participei da mesa de abertura, ao lado do porta-voz do WikiLeaks Kristinn Hrafnsson e do criador do Le Monde Diplomatique Ignacio Ramonet. Dias […]

Sua empresa tem uma cultura de comunicação?

A prática da Comunicação Organizacional tem se caracterizado, em muitos casos, por equívocos formidáveis no que diz respeito ao planejamento e execução de políticas e planos de comunicação interna. De imediato, podemos mencionar a perspectiva, bastante comum em nossas organizações, de reduzir o esforço e a responsabilidade pela comunicação interna a uma única instância: o […]

Literatura sobre comunicação e marketing político

O pesquisador Nino Carvalhou selecinou livros, sites e artigos sobre Comunicação e Marketing Político (tanto no mundo digital, quanto nos meios tradicionais), desde manuais práticos em português até cursos de mestrado no exterior. Em português. Literatura sobre comunicação e marketing político

O livro do Bernardo

“K é o relato da busca desesperada de um pai pela filha desaparecida. No mesmo passo, somos levados a dois universos kafkeanos: o labiríntico d’O processo e o hierático d’O castelo. Mas se o pano de fundo é dado pelo escritor tcheco, a cena evocada é a do pântano da ditadura brasileira, hoje ainda fumegante […]

Liberdade de informação na blogosfera

“Blog já tem demais, o desafio agora é melhorar os conteúdos.” A frase, do colega jornalista e ativista do movimento dos blogueiros chamados progressistas Altamiro Borges, foi dita com a merecida ênfase, durante o Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará, realizado em Fortaleza em maio passado. Cinco meses antes, portanto, do Encontro Mundial […]

Dirigiu jornal de Carlos Lacerda

Helio Fernandes Filho, o Helinho, tinha pouco mais de 20 anos quando assumiu o cargo de diretor de redação da Tribuna da Imprensa, criada em 1949 por Carlos Lacerda e assumida por seu pai, Helio Fernandes, em 1962. O jornal enfrentava dificuldades. A censura prévia dos tempos do regime militar havia causado danos profundos à […]

Globo fatura com produtos derivados

A apropriação da cultura pela indústria do entretenimento é um movimento histórico, inerente ao capitalismo, que se estende aos inúmeros âmbitos do setor artístico. Na televisão, para além do faturamento advindo da publicidade, as emissoras comerciais têm aproveitado a notoriedade de seus artistas para alavancar os chamados produtos derivados. São mercadorias alheias à recepção televisiva, […]

Drummond não era imortal. Sua obra, sim

O mineiro Carlos Drummond de Andrade deixou-nos no dia 17 de agosto de 1987. Nascera no dia 31 de outubro de 1902. Seus livros permanecem. Eis o poema “Memória”, com que abro essas maltraçadas linhas: “Amar o perdido/ deixa confundido/ este coração./ Nada pode o olvido/contra o sem sentido/apelo do Não./ As coisas tangíveis/ tornam-se […]

À beira da wikifalência

Satanizados e hostilizados nas várias manifestações populares que se globalizaram a partir do movimento Ocupem Wall Street, a banca e os tubarões do sistema financeiro não saíram às ruas a empunhar cartazes com dizeres do tipo “Desocupem Wall Street!”, “Deixem os ricos em paz!”, “O meu ninguém leva!”, “Eu sou do bem!”, “Deixem tudo como […]

Amazonas para além dos confetes

Nunca fui exatamente um fã da Rede Globo. Quem já leu meus artigos neste Observatório da Imprensa e no meu blog sabe minha posição sobre a emissora que foi unha e carne da ditadura militar no Brasil. Porém, para efeito de informação sobre assuntos variados, com exceção de política, o portal de notícias da Globo […]

O comentarista da palavra fácil

Ele chamava Garrincha de Charles Chaplin e Pelé de o “Marlon Brando do futebol”. Em 70 anos de carreira no rádio, Luiz Mendes viajou o mundo inteiro narrando e comentando as maiores conquistas e derrotas da seleção. Em 1950, narrou a derrota do time nacional no Maracanã lotado, na final da Copa. Dizia que aquele […]