Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Edição: 669

Desaparecem dois funcionários de um jornal

El Comité para la Protección de los Periodistas (CPJ, por sus siglas en inglés) está seriamente preocupado por informes de que dos empleados de un diario mexicano están desaparecidos desde el lunes (14/11) y que en su última comunicación ambos indicaron que estaban siendo seguidos por dos patrullas de la policía. Osvaldo García Íñiguez, gerente […]

A maestria da polícia do Rio de Janeiro

A Polícia Militar do Rio de Janeiro é a organização brasileira hoje que talvez mais sabiamente tenha utilizado ferramentas clássicas de Relações Públicas de relações com a comunidade nos últimos anos. A primeira delas foi as UPP, as Unidades de Polícia Pacificadora, que têm aproximado sistematicamente a sociedade dos policiais. Outra foi o emprego de […]

Como um relatório técnico virou história política

O governo anunciou a liberação de R$ 12,1 bilhões para gastos adicionais até o fim do ano – R$ 11,9 bilhões para o Executivo e a diferença para os outros dois poderes. Essa verba foi liberada porque a arrecadação tem sido maior que a prevista, segundo relatório do Ministério do Planejamento sobre execução orçamentária. Analistas poderiam perguntar […]

iReport é transformado em rede social de notícias

O iReport, site de jornalismo cidadão da CNN, foi transformado em rede social de notícias, incorporando Twitter, Facebook e Foursquare. Usuários têm agora novas páginas de perfil personalizadas, podem seguir outros “iReporters” e participar de grupos de interesse. Em inglês. iReport

Embaixada britânica levará estudantes brasileiros a Londres

A Embaixada do Reino Unido lança o concurso de ensaios acadêmicos “UK and Brazil are GREAT Partners”, para estudantes de Comunicação, Ciências Políticas, Relações Internacionais e cursos relacionados. O prêmio principal é uma viagem de cinco dias a Londres, incluindo visitas ao Parque Olímpico, ao Parlamento e à sede do Ministério de Relações Exteriores. Os […]

O não-evento

Nos dias 17 e 18 de novembro, quase uma centena de presidentes de Tribunais de Justiça de todos os tipos e de todos os cantos do Brasil estiveram reunidos em Porto Alegre para o 5º Encontro Nacional do Judiciário. Fora breves notas, quase irrelevantes, nos jornais da capital gaúcha, a imprensa ignorou por completo o […]

Pobreza de espírito

“Exibiram outra vez ignorância e grosseria” (Cynara Menezes, jornalista, lamentando as reações de uma aguerrida minoria à notícia da doença de Lula) “Lula, a doença e a estupidez – o Brasil que se acha inteligente e bem informado exibe outra vez sua ignorância e grosseria”. Em texto muito bem lançado, Cynara Menezes comenta, na CartaCapital, […]

Caiu o mito do jornalismo grátis

O jornalista Bill Keller liderou a construção do mais discutido modelo de negócios para a mídia no ano: o chamado “muro de cobrança” do jornal The New York Times. Inaugurado em março, o paywall do diário envolveu todas as plataformas e abriu um novo caminho para a velha discussão sobre cobrar ou não pelo conteúdo. […]

Relatório sobre hábitos de consumo de mídia

O relatório “Digital Ominivores: How Tablets, Smartphones and Connected Devices are Changing U.S. Digital Media Consumption Habits”, da comScore, mostra as mudanças nos hábitos de consumo de mídia nos EUA. São 33 páginas de dados e gráficos. Em inglês. Relatório Digital Omnivores: How Tablets, Smartphones and Connected Devices are Changing U.S. Digital Media Consumption Habits

Perigo sobre duas rodas

Notícias são como leis, algumas pegam, outras não. Dependem do destaque nos meios de comunicação, mas também do interesse da opinião pública. Quando ambos se casam, cascateiam reportagens em série, continuações. Nem sempre, porém, o assunto é socialmente relevante. Outras vezes, o relevante não é interessante. O bom editor é um malabarista que equilibra o […]

Mais uma “baixa” entre os “soldados da informação”

(“Revisitando” os artigos “Gelson Domingos – mais um tombado entre os ‘soldados da informação do Brasil’”e “Como prevenir mortes entre ‘soldados da informação’”) “Como jornalista, é muito fácil ficar endurecido ao ver tantas histórias perturbadoras. Algumas vezes, entretanto, apenas o mecanismo de sobrevivência faz com que seja possível endurecer-se” (Linda Vester, âncora da Rede NBC, […]

Solidariedade no câncer

Lula raspou a barba e o cabelo para evitar os efeitos deprimentes da quimioterapia. Mais uma vez, o Brasil se comove diante da doença de uma figura pública. Foi assim com a diverticulite de Tancredo Neves, com o câncer do vice-presidente José Alencar e com a luta aguerrida da então ministra Dilma, contra a mesma […]

Jornais vivem bom momento apesar de guerra com governo

A campanha do governo argentino contra a imprensa opositora, sobretudo os jornais Clarín e La Nación, ainda não surtiu o efeito desejado por parte dos integrantes da Casa Rosada. A guerra declarada pela administração de Cristina Kirchner não impediu a expansão dos dois maiores veículos do país: um teve circulação recorde, o outro aumentou o […]

Suzana Singer

“Aos 20 anos, mal saído da adolescência, morreu o suplemento Folhateen. Seu falecimento será anunciado amanhã, numa edição derradeira, que remeterá os leitores para uma página semanal na Ilustrada. Concebido sob o signo da dúvida, depois de outras tentativas frustradas de falar com o leitor mais jovem, o Folhateen já nasceu provocativo, com uma pauta […]

A janela de Lula

Nos anos 80, Cornell Capa, diretor supremo do International Center of Photography, então o lugar mais importante de fotografia no mundo, disse para quem quisesse ouvir (eu estava lá): “O fotojornalismo está morto!” Eu ri. Ele era mesmo dado a exageros. Se alguém podia era ele. Húngaro, irmão do famoso Robert Capa, com uma obra […]

O melhor repórter do futuro

Do primeiro Jules (ou Júlio) Verne ninguém esquece. O meu foi em quadrinhos: Vinte Mil Léguas Submarinas, na versão que lhe deu a Edição Maravilhosa (n.º 10, abril de 1949), ilustrada por Henry C. Kiefer. Um epifania infantil, sem dúvida, superada, cinco anos mais tarde, pelo filme de Richard Fleischer e, antes deste, pela imersão […]

A cobrança não é para todos

O bem-sucedido modelo de cobrança por notícias on-line, adotado este ano pelo diário americano The New York Times, não se aplica a todos os jornais. Esse é o alerta de Earl Wilkinson, presidente da International Newsmedia Marketing Association (INMA). “Poucos jornais se equiparam ao NYT e ao Financial Times; aqueles que não têm um jornalismo […]

Paulo Rogério

“‘Fazer um jornal em que o leitor possa se reconhecer nas notícias’ Projeto Século XXI do O POVO Todo fim de ano a pauta econômica dos jornais se volta para as compras de Natal, a troca de presentes, lançamentos, etc. É o incentivo ao consumismo. O POVO embarcou nessa visão otimista do empresariado ao estampar, […]