Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 672

“O governo não quer comprar briga com a mídia”

Na esteira dos debates realizados durante a Conferência Nacional da Comunicação, em 2009, e de um seminário internacional promovido pela Secretaria da Comunicação da Presidência da República em 2010, criou força a ideia de se estabelecer um marco regulatório para as comunicações no Brasil. Tratada pela mídia como tentativa de controle da informação, a iniciativa […]

Vencemos uma luta, não a batalha

Em 30 de novembro deste ano, foi votada a PEC 33/2009, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), sobre a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão, sendo aprovada, com 65 votos favoráveis e apenas sete contrários. A PEC irá agora para uma segunda votação no plenário e depois para a Câmara dos […]

Ombudsman, sua origem

Muitos podem autoquestionar o significado da instituição do ombudsman ou mesmo da palavra ombudsman. De origem sueca, a palavra significa que o ombudsman tem como seu significado geral ser representante do cidadão. Agora sabemos que a origem do ombudsman começou na Suécia e qual a sua principal atribuição, mas como foi o surgimento? De que […]

Jornalismo não é caridade

É o que pensa o IRS, órgão responsável por cobrar impostos de pessoas físicas e jurídicas nos Estados Unidos. O órgão tributário federal norte-americano vem pressionando os periódicos sem fins lucrativos para “que abandonem seus procedimentos, mudem suas políticas e modifiquem a incorporação de artigos, removendo a palavra “jornalismo”, pois “esta não é uma causa […]

Tema de dezembro é “cultura animal”

Está no ar o número 134 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência<http://www.comciencia.br>, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é “Cultura animal”. Esta edição ficará no ar durante os meses de dezembro de 2011 a janeiro de 2012. Editorial – Cultura Animal, por Carlos Vogt http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&tipo=911 Artigos – O “fazer […]

Regular a mídia para democratizar a comunicação

Ao longo de 2011, participei de diversos debates sobre a mídia em diferentes estados brasileiros e em todos certas questões sempre aparecem. O que significa democratizar a comunicação? Controle social da mídia é censura? A internet democratiza a comunicação? Liberdade de expressão e liberdade de imprensa são a mesma coisa? O que é “marco regulatório […]

A inútil emenda do diploma de jornalista

A Constituição brasileira é conhecida pelo excesso de detalhismo. Talvez porque grupos organizados na sociedade sempre busquem incluir na Carta dispositivos de seu interesse, nela há uma quantidade excessiva de temas que poderiam ser regulados por legislação ordinária. Mas como o objetivo desses grupos é perpetuar benefícios, eles tentam, e à vezes conseguem, a blindagem […]

Sobre a crise europeia

Mais uma vez me dirijo ao ilustre jornalista Alberto Dines acerca de seu artigo do domingo, “Um ano sem fim de ano”. Não há dúvida de que deve ter parecido frustrante a todos a posição da Grã-Bretanha com relação ao pacote de salvamento do euro. Como brasileiro, em princípio não devo me imiscuir nas questões […]

A noção de erro na língua

A coisa é bem simples: é um fato elementar para as ciências da linguagem que a variação é uma característica inerente a qualquer língua. Não existe uma única língua no mundo sem variação linguística. Num mesmo idioma, por exemplo, há regras diferentes para designar uma mesma construção ou palavra. Isso é fácil de observar. No […]

I Conferência Nacional de Arquivos

Convocada pela Presidente Dilma Rousseff, será realizada de 15 a 17 de dezembro em Brasília, a I Conferência Nacional de Arquivos (I CNARQ), tendo como tema "Por uma política nacional de arquivos". Como disposto no Decreto de convocação (11.10.2011), a Conferência visa “propor ao Governo federal um conjunto de diretrizes e ações destinadas a orientar […]

   O domínio das gigantes da mídia

Confira o infográfico do site Update or Die! que mostra como seis gigantes de mídia estão por trás de 90% da mídia global, comparando o cenário no ano de 1983 ao de 2011. Em inglês. The mega companies behind 90% of media

Grupo Pearson investe em literatura

O grupo britânico Pearson consolidou ainda mais a presença no mercado brasileiro. Ontem, sua editora Penguin anunciou a aquisição de 45% do capital da Companhia das Letras – uma das editoras mais renomadas do país. Em meados do ano passado, a Pearson entrou com força no mercado educacional brasileiro ao comprar os sistemas de ensino […]

O poder de comunicação das redes sociais

Com a crescente explosão de redes sociais, verificada nos últimos anos, a mudança de comportamento dos indivíduos e das organizações para com a mídia passou por uma (esperada) mudança. Em muitos casos, as relações, tanto entre amigos quanto entre vendedor e cliente, tiveram que ser readaptadas e estruturadas para o uso das tecnologias digitais. Através […]

Os avanços de 2011

Mais um fim de ano. Tempo de balanços, de reavaliar metas, de planejar o futuro. Sobretudo, tempo de refletir sobre o que se fez e o que se deixou de fazer no campo das comunicações. Ao contrário do rotineiro, e para evitar a repetição do já escrito ao longo do ano, arrisco um balanço seletivo […]

O início do fim do coronelismo

Como é difícil escrever uma matéria quando não existe democracia por parte dos meios de comunicação. Você acaba se sentindo uma carta fora do baralho e tudo o que escreve parece meio fora de moda. Aí você soma essa situação à sua idade, já avançada, e o termômetro da autoestima vai ao negativo num segundo. […]

Twitter faz retrospectiva de 2011

A página Histórias, do Twitter, traz dez melhores histórias geradas a partir da rede social em 2011. A ferramenta selecionou as mais significativas, que só aconteceram por meio da ferramenta. Em inglês. Histórias do Twitter

Suzana Singer

“A manchete de quarta-feira da Folha anunciava que o Brasil parou de crescer. Depois de dois anos de PIB positivo, o terceiro trimestre registrou uma mudança de rumo, com a estagnação da economia. Era notícia importante, mas o jornal foi econômico. O noticiário se restringia a dois textos e uma análise, que ocupavam um pouco […]