A Lei do Piso, declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, continua sendo pisada literalmente pelos gestores públicos que alegam inviabilidade financeira para seu pagamento o que denota que há sempre maquiagem nas contas públicas em todo país, pois bastaria que o ente público se declarasse incapaz comprovadamente de pagar o piso salarial com contas abertas, […]
Edição: 686
“Yo Decido”, a já célebre capa da Time de 5 de março, não causou polêmica por diagnosticar que “os latinos escolherão o próximo presidente” americano. Nem por estampar 20 fotos cuidadosamente selecionadas de rostos de “latinos” cujas diferenças realçam sutis semelhanças fenotípicas. O escândalo derivou de um equívoco editorial: a presença, entre as imagens, do […]
O recém-lançado Reporter’s Lab da Universidade Duke, no estado americano da Carolina do Norte, pretende ser um centro para a criação de ferramentas que tornem o jornalismo investigativo e a cobertura voltada à administração pública mais baratos, fáceis e rápidos. Formalmente batizado de Projeto para o Avanço da Cobertura de Políticas Públicas, o laboratório é […]
Na terça-feira (13/3), o âncora do Jornal da Globo, William Waack, referiu-se ao “governo da Globo” quando queria se referir ao Jornal da Globo ou ao governo Dilma (ver aqui). A imprensa noticiou o fatocomo equívoco ou gafe. Mas o fato também poderia ser interpretado como um ato falho. Afinal, todos sabemos que a Rede […]
Ao atender o telefone, do Reino Unido, Andrew Jennings responde entusiasmadamente: “Nós pegamos ele, não pegamos?” Jennings, parceiro da Pública, foi o autor da reportagem da BBCque denunciou as propinas de US$ 9,5 milhões de dólares dadas a Ricardo Teixeira e US$ 1 milhão ao ex-presidente da Fifa, e seu ex-sogro, João Havelange, para garantir […]
As quase sempre conturbadas relações entre a imprensa paulista e o poder, de 1823 a 2010, são o foco de História da Imprensa Paulista – Jornalismo e poder de D. Pedro I a Dilma, livro que Oscar Pilagallolança no final do mês em São Paulo. Primeira obra da Três Estrelas, nova editora do Grupo Folha, […]
Nem todas as invenções (e descobertas) da humanidade têm sua história devidamente registrada, seu passo a passo detalhado com fotografias e elaboração de precisa linha do tempo. Por exemplo, pouco sabemos como se deu a invenção da roda, mas podemos imaginar algo rolando pela primeira vez de uma caverna… há milhares de anos. Menos ainda […]
Na década de 90, dois grupos empresarias brasileiros despontavam entre os principais grupos de mídia da América Latina. Depois da Globo, o outro grupo brasileiro era a Abril. Desde então, a Abril Midia é uma coleção de fechamentos e venda de empresas ou participações acionárias. A Abril fechou a gravadora Abril Music, o site Usina […]
A Justiça argentina condenou o jornal Clarín a retificar o título de um artigo publicado em 2009, que dizia que “as mulheres pobres tinham filhos para receber subsídios”. O artigo, publicado no suplemento “Zona”, faz uma descrição do fenômeno de mães com muitos filhos, com entrevistas e dados estatísticos do Ministério do Desenvolvimento Social sobre […]
O vídeo de 30 minutos divulgado pelo grupo Invisible Children, com sede em San Diego, nos EUA, pedindo por ação contra o uso de crianças como soldados pelo guerrilheiro Joseph Kony, de Uganda, serve como um bom exemplo de como adultos jovens e mais velhos consomem informações. Pessoas entre 18 e 29 anos tinham muito […]
O Melhor do Brasil estreou no último dia 10 de março, um dos programas mais hilários em exibição na TV brasileira: o “Faça e Disfarça”, formato da ZodiakMedia – que também vendeu o “Cante se Puder” para o SBT –, é baseado no “Deal with It!”. O primeiro episódio teve uma média de 12 pontos […]
Um dos jornalistas esportivos de maior credibilidade no Brasil, o paulistano Juca Kfouri é um inflamado informador sobre a corrupção no esporte brasileiro. Formado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP), pertenceu ao Partido Comunista Brasileiro, militou na Aliança Libertadora Nacional e trabalhou nos jornais O Globo, na revista Placar, na TV Globo […]
A Encyclopaedia Britannica anunciou que sua última edição em papel foi a de 2010. No mercado desde 1768, a enciclopédia era atualizada a cada dois anos e estava na hora de refrescar os tomos e imprimir uma nova série. Nunca mais. O conjunto só estará disponível, no futuro, na web e em aplicações móveis. A […]
No impresso, ainda há quem afirme que a capa do jornal é para quem o compra; já seu interior é para quem o lê. E o digital? A “capa” dos jornais digitais já parece não ter tanta importância. A home principal de grandes veículos e portais talvez perca um pouco de sentido em um mundo […]
Faça o que eu digo, não o que eu faço. A frase se encaixa com perfeição ao presidente da Editora Abril, Roberto Civita. Em interessante entrevista publicada nesta sexta-feira no caderno de fim de semana do jornal Valor Econômico, ela exalta a mídia online. Diz textualmente: “O futuro é digital, não tem, não faz sentido […]
A publicidade nos jornais americanos caiu 7,3% em 2011, em relação a 2010, com um faturamento total de US$ 23,9 bilhões. É menos que a metade do recorde alcançado pelo setor em 2005, antes da crise financeira, quando faturou US$ 49,4 bilhões. Segundo a associação de jornais dos EUA (Newspaper Association of America), a queda […]
A criação de novas leis não é o melhor modo de lutar contra a pirataria online – pelo menos, não no momento. Esta foi a mensagem transmitida no encontro anual da Associação de Editores Americanos, realizado em Nova York, nos EUA, na semana passada. Mas executivos do mercado editorial reunidos no evento também ouviram que […]
Em sua estreia, TV Folha mostrou-se verdadeiramente “Folha Corrida”: um resumo de assuntos já tratados pelo jornal. Quase tudo que foi ao ar já era de conhecimento do leitor. O material inédito -os comentários de colunistas- destacou-se mais pela inesperada histrionice na performance de um ou outro. TV Folhaveio com ritmo acelerado e baixa densidade […]
No início dos anos 90, a Editora Abril desfrutava de uma confortável posição no emergente mercado de TV por assinatura no Brasil. Sua operadora TVA havia entrado em operação em 2001 e a Abril controlava alguns novos canais, como o Showtime, a Superstation e a Bravo Brasil. Por essa época, a empresa planejou sua própria […]