Galvão Bueno anunciou na África do Sul, há dois anos: 2014 seria sua última transmissão de Copa do Mundo da Fifa. O anúncio pegou de surpresa a todos, inclusive à própria Rede Globo, que não sabia dessa decisão. O que poderia ser motivo de comemoração para muitos telespectadores, virou preocupação para a líder do oligopólio […]
Edição: 689
[do release da editora] O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e a revista Pobres e Nojentas convidam para o lançamento do livro da jornalista Elaine Tavares: Em busca da Utopia – os caminhos da reportagem no Brasil, dos anos 50 aos anos 90, que acontece na terça-feira, dia 10 de abril de 2012, às 19h30min, […]
A China é conhecida por censurar a cobertura de notícias politicamente delicadas. Mas está mais que disposta a permitir que reportagens elogiosas sobre empresas sejam veiculadas na imprensa – pelo preço certo. Quer um perfil do presidente de sua empresa na versão chinesa da Esquire? O preço é de cerca de US$ 20 mil por […]
Paper.li é um serviço de curadoria de conteúdo que permite que as pessoas publiquem jornais com base nos seus temas preferidos publicados em redes sociais e sites. Em inglês. Paper.li
El Comité para la Protección de los Periodistas (CPJ, por sus siglas en inglés) saluda la reciente decisiónde un tribunal de apelación en Perú que revocó la condena por difamación penal contra un periodista que informaba sobre corrupción local. El 19 de marzo, un tribunal de apelación revocó el fallo en contra de Teobaldo Meléndez […]
Eles podem parecer apenas pequenos pedaços de papel ultrapassados usados pelos Correios nas correspondências ou objeto de desejo de colecionadores. Mas os selos postais são verdadeiros documentos, com muita história para contar. Uma delas é a da divulgação da ciência no Brasil. No livro recém-lançado A ciência nos selos postais comemorativos brasileiros: 1900-2000, o professor […]
A situação das rádios e TV Cultura de São Paulo não é das melhores. Milhares de demissões, contratos nebulosos com outros veículos de comunicação, diminuição de produção de conteúdo, extinção de programas tradicionais. Para dar continuidade à mobilização da sociedade em torno desses problemas aconteceu na última terça-feira (3/4), no auditório do Sindicato dos Engenheiros, […]
Foi lançado em 30 de março, durante evento na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, o portal SciELO Livros. Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela Fapesp em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) –, o […]
Expansão digital se tornou a palavra de ordem para a tradicional publicação de bordas amarelas da National Geographic Society – uma instituição científica e educacional americana sem fins lucrativos de 124 anos –, há muito conhecida por seus mapas, fotografias fascinantes e tendência a ficar empilhada no porão. A circulação em língua inglesa já caiu […]
O blog Journalism.co.uk publicou um post com 10 dicas de como organizações de mídia podem usar a rede social Pinterest, que já tem mais de 11 milhões de usuários em todo o mundo. O The Wall Street Journal foi um dos primeiros jornais a aderirem à rede. Em inglês. Ten ideas for news outlets using […]
“El Salvador está comprometido en garantizar la seguridad de El Faroy sus periodistas para que puedan continuar su tarea investigativa”, afirmó David Rivas, vocero del presidente Mauricio Funes Cartagena, en una reciente conversación telefónica. El compromiso del gobierno se produjo después de un excelente trabajo de investigación periodísticapor parte del diario digital sobre negociaciones secretas […]
Sou da comissão de ética da ABI-Inter e editora do jornal mais respeitado e antigo da Flórida. Deixo aqui minha indignação a este site, que publicou sem averiguação dos fatos o texto do publicitário Jorge Moreira Nunes, dono de um jornal de classificados na Flórida, que não faz parte da ABI-Inter e está fazendo campanha […]
Para onde vai nossa televisão? Eis uma pergunta que venho fazendo há algum tempo, desde que me tornei uma comunicadora. Como já se sabe, a cada dia cresce mais a falta de qualidade nos programas da televisão brasileira. São programas inassistíveis, se é que existe esta palavra, quando, sem outra opção, somos “obrigados” a ver. […]
A demanda por qualificação profissional e o crescimento econômico brasileiro sustentam as vendas no mercado de livros de negócios. Ainda é cedo para falar em expansão, mas a importância do segmento está refletida no número de lançamentos previstos e na entrada de editores no ramo. “É um mercado conservador e de alto risco, que depende […]
Em sua cruzada contra o PLC 122/2006, o pastor Silas Malafaia tem tido a sorte de encontrar debatedores que, infelizmente, não são preparados para discutir e, com toda sua retórica, acaba passando por um expert no assunto. Mas basta um olhar mais apurado e se vê que não é bem assim. No artigo “Resposta a […]
Em meio a um polêmico processo de reformulação de sua programação, marcado também por um alto número de demissões em seu último período, a Fundação Padre Anchieta (FPA), mantenedora da TV Cultura, passa por uma severa onda de críticas. Críticas que aumentaram após a cessão de horário nobre para telejornal produzido pela Folha de S.Paulo, […]
Alguém pode explicar por que o Brasil votou contra uma resolução das Nações Unidas cujo objetivo era melhorar a segurança física dos jornalistas? Mais: alguém pode explicar por que o Brasil votou ao lado de Cuba, Venezuela, Índia e Paquistão? E que diabos fazia a Índia no meio desse grupo? No Brasil, nestes últimos doze […]
Imagine um caminhão de carga. Num dia, ele transporta ovos; no outro, batatas. Em viagens separadas, a mesma infraestrutura – no caso, o caminhão –, é utilizada para levar diferentes conteúdos – ovos e batatas. Essas mercadorias, no entanto, são bastante distintas e exigem cuidados particulares, embalagens específicas e formas de acondicionamento. Em ambos os […]
“A Folha comemorou na quarta-feira recorde de audiência de seu site, que teve 19,2 milhões de visitantes em março, boa parte deles interessada em celebridades e em esportes. Foi de olho nessa clientela que o jornal criou no ano passado o ‘F5’, site de fofocas e fofices. Se conseguiu alavancar a audiência, a Folha.com precisa […]
O maior desafio do jornalismo digital em relação às redes sociais não é, necessariamente, as redes sociais. O fenômeno do compartilhamento frenético de conteúdo fez com que o jornalismo se acusasse em certos pontos e momentos, porém avançasse em determinados contextos que talvez não necessitassem tanta preocupação. Vale a máxima de que distribuir o mesmo […]