O twitter da consultora, palestrante e escritora de marketing digital Martha Gabriel traz diversas sugestões de sites, vídeos e links sobre o tema. Em português. Twitter da Martha Gabriel
Edição: 690
A Universidade Columbia, em Nova York, divulgou nesta segunda-feira (16/4) os prêmios Pulitzer deste ano. O jornal Philadelphia Inquirer recebeu o prêmio de Serviço Público, considerada a categoria de maior prestígio do Pulitzer, por uma série de reportagens sobre a violência entre crianças nas escolas da Filadelfia. O New York Times ganhou dois Pulitzer, […]
Noticiam os jornais que o desembargador Newton De Lucca, recém empossado presidente do TRF da 3ª Região, defendeu “irrestritamente” a criação do habeas mídia a “impor limites ao poder de uma certa imprensa” para proteger individual, coletiva ou difusamente pessoas físicas e jurídicas que sofrerem ameaça ou lesão ao seu patrimônio jurídico indisponível por intermédio […]
O desejo de ser referência para a opinião pública está mais atrelado a uma busca por lucro e controle de mercado do que à prestação de serviço à vida. Diante das mudanças bruscas das últimas décadas, o poder e valor das marcas já não pode ser trabalhado como um anúncio, uma placa, um nome gritado […]
Há futuro, num diário de referência, para as tradicionais Cartas ao Director, quando as edições para a Internet tornam possível a difusão quase instantânea dos comentários dos leitores às notícias publicadas, em abundância inimaginável num jornal impresso? Para uma parte dos leitores do PÚBLICO, que creio ser significativa a avaliar pela correspondência que recebo sobre […]
Desde que estourou o escândalo do mMensalão, este colunista sabia da existência de um empresário zoológico conhecido como Carlinhos Cachoeira, que entre outras atividades se dedicava ao ramo da contravenção penal. Tantos anos depois, descobre-se que Carlinhos Cachoeira atuava em diversos outros ramos, alguns dos quais legítimos; que os jornalistas sabiam disso; e que, apesar […]
Alberto Dines, no artigo “Quando a imprensa regional olha para o lado”, neste Observatório da Imprensa, afirma que os veículos de comunicação da Organização Jaime Câmara (OJC), entre os quais o jornal O Popular, foram incapazes de perceber “a intensa e ousada movimentação do contraventor-mor”, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, “mesmo depois do seu […]
O fim da televisão já foi previsto inúmeras vezes, assim como ela já foi responsabilizada por todos ou pelo menos a maioria dos males do mundo. Também já foi considerada agente central de um setor econômico pouco importante, em detrimento de sua força ideológica: e não foi por outro motivo que, na Europa, a TV […]
“A alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador”[1]. Com o título Educação no campo terá programa para melhorar qualidade do ensino, a Agência Brasil publicou no dia 18 de março matéria […]
O enorme valor pago pelo Facebook por um aplicativo de compartilhamento de fotos que virou moda ressuscitou uma tendência notória na mídia: comparar o valor de mercado de companhias da mídia digital com o do New York Times. Por que o New York Times? Por que sempre o New York Times? Não será o caso […]
O Ministério da Pesca virou notícia constante na Rede Record após Marcelo Crivella, bispo licenciado da Igreja Universal, assumir a pasta. Senador pelo PRB do Rio de Janeiro, Crivella é sobrinho de Edir Macedo, fundador da Universal e dono da Record. O ministro já foi sócio de uma retransmissora da Record. Desde sua escolha como […]
“¿Puede corregir el periodista un error o una falsedad de un personaje en el artículo donde recoge sus manifestaciones? La pregunta la hace Alfonso Montero. La cuestión surge a raíz de una crónica donde se reproducía una declaración de un diputado que incluía un error técnico, pero su duda plantea por elevación si debe respetarse […]
Será que é loucura a oferta de US$ 1 bilhão feita pelo Facebook, empresa iniciante que nem chegou a se tornar pública, para comprar o Instagram, outra empresa iniciante e ainda mais jovem? Para alguns, o altíssimo preço da compra, anunciada na segunda-feira (9/4), foi uma nova evidência da existência de uma bolha na indústria […]
As informações muitas vezes são desencontradas, mas com uma boa dose de paciência e de persistência, quem visitar Salvador hoje ainda poderá conhecer algumas preciosidades. Exemplos: ** As fundações originais do Colégio dos Jesuítas (1553), depois Hospital Real Militar da Cidade do Salvador,localizado no Largo do Terreiro de Jesus. O prédio, onde ainda hoje funciona […]
A Rede Globo descobriu, por certo, que não é necessário apresentar crianças barbudas, pessoas deformadas, briga de casais ao vivo e tantas outras apelações para conquistar audiência. Aprendeu que a melhor tática para manter e ampliar audiência é, simplesmente, mostrar o Brasil e sua gente aos telespectadores. É muito mais elegante e atraente. Refiro-me ao […]
Os profissionais de comunicação do futuro já são uma realidade mais do que consolidada atualmente. Profissionais que em tempos não tão remotos assim acabavam se especializando em apenas uma única vertente de atuação, como a escrita, programação, desenvolvimento, design, edição de vídeo ou áudio, gestão, marketing ou assessoria de imprensa. Não era algo imposto, mas […]
O maestro João Carlos Martins é, inegavelmente, uma daquelas pessoas extraordinárias. O paulistano de 71 anos, aclamado como um dos mais talentosos músicos do mundo, combina a paixão pelas composições clássicas com um espírito talhado para a superação de grandes adversidades. Um dos mais brilhantes pianistas brasileiros e o único no mundo que gravou a […]
“A alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador”[1]. Com o título Educação no campo terá programa para melhorar qualidade do ensino, a Agência Brasil publicou no dia 18 de março matéria […]
As origens das novas modas de internet podem normalmente ser atribuídas à elite tecnológica do Vale do Silício ou aos aficcionados da mídia digital de Nova York – nunca às mulheres das pequenas cidades do Meio-Oeste americano. Isso transforma a repentina ascensão do Pinterest, site de coleta e compartilhamento de imagens, numa anomalia intrigante. O […]
Uma pesquisa realizada pela PR Oriella Network revelou que muitos jornalistas brasileiros buscam mais informações nas mídias sociais do que nas assessorias de imprensa. Cerca de 66,67% dos entrevistados disseram utilizar o Twitter como fonte de informação. Os outros 40% disseram utilizar o Facebook. Apesar de a notícia ser positiva para as redes sociais, a pesquisa também […]