Falta menos de um mês para o dia 16 de maio. É quando entra em vigor a Lei de Acesso a Informações Públicas. Por força constitucional, a legislação deve ser regulamentada por meio de um decreto da presidente da República. Dilma Rousseff deixou para cuidar do assunto na última hora. Há duas razões possíveis. A […]
Edição: 691
Leio na coluna do ombudsman da Folha de S.Paulo que o Painel FC atribuiu ao dirigente do São Paulo Carlos Eduardo Barros e Silva, o Leco, uma frase que não disse, pronunciada num lugar em que nunca esteve. Não é um episódio isolado, uma anomalia, mas exprime uma tendência do jornalismo contemporâneo, imagino, à revelia […]
“‘Muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender’ (trecho da música Fim de Ano) Não é a toa que esses dois temas estão entre aqueles que mais preocupam o brasileiro. Quem tem, quer cada vez mais informação para não perder. Quem não tem, quer saber como conseguir. Nessa busca de informações, o jornalismo tem […]
Peço desculpas antecipadas para quem não gostaria de ouvir mais uma opinião sobre e-books e o futuro da leitura. Na verdade, não quero dar exatamente uma opinião, mas apenas chamar atenção para alguns pontos que, como usuária de um iPad, me fazem acreditar que não devo largar o papel tão cedo. Então tá. Parece uma […]
Sou um dos muitos Silvas espalhados pelo Brasil. Vivi a infância inteira esperando que um dia pudesse – como sonho pequeno-burguês – virar classe média. Circulava a ideia, na época, de que as filhas da classe média iam para a Disney quando completavam 15 anos. Os meninos, como eu, ganhavam presentes representativos da entrada na […]
O jornalismo investigativo é uma vertente em franca expansão no país. Aparentemente otimista, a afirmação pode encontrar eco na respeitável quantidade de reportagens a que o público vem tendo acesso nas últimas duas décadas. O jornalismo investigativo prospera à medida que a democracia se fortalece e faz emergir escândalos, esquemas e facínoras. Mas aumenta o […]
O site Ubersuggest tem como objetivo levantar sugestões de palavras-chave baseadas em uma pesquisa inicial, gerando uma lista de variações que pode ser copiada no formato texto para ser usada em pesquisas. O post do ClickMkt traz um passo a passo de como funciona. Em português. Ideias para pesquisas de palavras-chave
The media marketplace may be expecting an advertising rebound this year, but at least one group isn’t benefiting so far: magazines. The number of ad pages in U.S. consumer magazines fell 8.2% during the first quarter of 2012 from the year earlier period, according to research by the Publishers Information Bureau. The quarter is […]
Já se tornou rotineiro ler nas páginas do jornal O Liberal que o senador Jader Barbalho comandou uma quadrilha que roubou dinheiro dos incentivos fiscais administrados pela Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia). Aproveitando-se da circunstância de ter nomeado um dos superintendentes da instituição, José Arthur Tourinho Neto, o ex-governador teria se beneficiado pelo desvio […]
O tradicionalíssimo jornalismo da Inglaterra, um país que vive a contradição de ter os jornais mais respeitáveis do mundo e também os veículos mais abjetos – os tabloides dedicados a gossips e escândalos –, viveu, no ano passado, um debate fundamental para a legitimação social de sua imprensa. Quais os limites éticos da atuação do […]
“A arte de redigir um título é um talento particularmente apreciado nas redacções dos jornais. Um título bem construído, apelativo quanto baste para suscitar interesse ou curiosidade, é meio caminho andado para convidar à leitura de uma peça jornalística. Para desempenhar bem esse papel, deve também cumprir as exigências do rigor profissional, a começar pela […]
Jovial leitora, juvenil leitor, vamos supor que você queira comprar um livro para uma bela criança ou para um espinhento adolescente. Como você o escolheria? Talvez sua primeira ideia fosse dar uma olhada nos cadernos literários dos grandes jornais e revistas semanais para ver o que há de novo e interessante na área. Mas seria […]
Não é tradição nem praxe da imprensa alemã o trato desrespeitoso e até mesmo difamador de políticos. O que existe é, sim, um jornalismo investigativo de competência ímpar e capaz de levar políticos ao ápice, como também fazê-los cair e, na pior das hipóteses, conduzi-los ao ostracismo total. Nicolas Sarkozy e Silvio Berlusconi foram durante […]
Há oito anos, escrevi um livrete chamado Jornalismo Investigativo, como parte do esforço da Editora Contexto em popularizar o conhecimento básico sobre a atividade jornalística no Brasil. Digo “livrete” sem nenhum desmerecimento, muito menos falsa modéstia, mas para reforçar sua aparência miúda e funcional, um livro curto e conceitual onde plantei uma semente de discussão […]
A televisão no Brasil é tratada como empreendimento comercial desde as suas origens, quando herdou do rádio artistas e patrocinadores. Durante muito tempo, os anúncios estavam no próprio nome dos programas: Repórter Esso, Gincana Kibon, Circo Bombril, Carnaval Orniex e por aí afora. Até hoje muita gente acredita que as emissoras de TV são propriedades […]
Five years ago, some of the most powerful players in television banded together to introduce Hulu, a streaming service intended to revolutionize the TV industry. This week, Hulu will look more like a traditional network than an Internet pioneer. At a presentation on Thursday in New York, Hulu, created as a service for watching […]
Toda organização jornalística precisa de uma estratégia para as mídias sociais. Até a agência de notícias Xinhua, controlada pelo governo da China, passou recentemente a publicar boletins nos microblogs Weibo – acessados por 300 milhões de internautas. As empresas chinesas que operam serviços no Weibo são obrigadas pelo governo a censurar e monitorar seus usuários, […]
Duas esperanças problemáticas em relação à imprensa brasileira, manifestadas simultaneamente. Uma, de Barack Obama, na Cúpula das Américas, na Colômbia. Mas prefiro começar pela outra, de Suzana Singer, ombudsman da Folha. Depois de referir-se às relações de parte da imprensa com o círculo de Carlinhos Cachoeira, citadas nos vazamentos da Polícia Federal, Suzana Singer conclama: […]
Com um faturamento de US$ 37,9 bilhões no ano passado, o Google entrou para o ranking das maiores empresas de comunicações do mundo, em terceiro lugar. A lista das 50 maiores empresas de comunicação acaba de ser divulgada na Alemanha pelo IfM, o Institut für Medien-und Kommunikationpolitik, ou Instituto de Mídia e Comunicação Política. […]