Quarta-feira, 30 de abril de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 2025 - nº 1335

Edição: 701

Série de TV sobre jornalismo vê otimismo na redação

  A HBO lançou na semana passada [24/6], nos EUA, a série The Newsroom, do celebrado roteirista americano Aaron Sorkin – de The West Wing. O ator Jeff Daniels é o protagonista: um cínico âncora de TV de meia idade que acaba sendo impulsionado por sua nova produtora executiva a dar uma sacudida em seu […]

Quanto mais eu vejo, menos eu sei

Movimentos sociais marcaram a década de 1980, mesmo oprimidos por uma ditadura que torturava e matava. O povo foi às ruas exigindo eleições diretas, pedindo a reforma agrária, garantias trabalhistas e conquistou grande marcos na história do país. Seja na música ou nas greves e passeatas, as pessoas mostravam o que queriam. Naquela época, elas […]

Grupo de mídia teme interferência de magnata da mineração

Gina Rinehart é a pessoa mais rica da Austrália. Ela fez sua fortuna – estimada em 30 bilhões de dólares – no setor de mineração. A empresária de 58 anos herdou a companhia Hancock Prospector de seu pai, o magnata da mineração Lang Hancock, e hoje briga na justiça com três de seus quatro filhos […]

Nós, os exibicionistas

Prossigo em tratamento, tentando me curar do vício e da intoxicação digital. Ser minha própria médica barateia o processo. No bom e no mau sentido. Li o livro de autoajuda de Daniel Sieberg chamado The Digital Diet. Comprei online. Consegui me apropriar de alguns conselhos e minha produtividade aumentou. Mas não todo dia, pois tenho […]

De volta para o futuro

Na Timothy McSweeney’s, uma pequena editora da cidade costeira de São Francisco (EUA), nasceu o protótipo do jornal do século 21. Com uma única edição de 320 páginas repletas de conteúdo original, o San Francisco Panorama foi uma carta aberta a todos que teorizam, avalizam e profetizam o fim da mídia impressa. Lapidado durante cinco […]

Uma crítica direcionada à crítica

Não se pode analisar o desempenho de estreia de um programa de televisão nos dias atuais com as regras de antigamente. O modelo de negócios das radiodifusoras de som e imagem sofreu forte impacto com o avanço da tecnologia, desde a produção à recepção pelo público. Além disso, hoje é robusta a competitividade dentro do […]

In a Troubled Country, Still Time for High Society

  Can celebrity and fashion save Pakistan from its dark image? That’s the proposition of Hello! Pakistan, a glossy new magazine that has opened a new window into the lives of the country’s gilded elite, and rekindled an old debate about their role in a troubled society. Hello! Pakistan is the local edition of the […]

Confissões no gravador

O respeitado jornalista inglês Simon Jenkins arriscou, em 4 de janeiro de 1997, um exercício de futurologia no jornal The Times. “A internet”, ele escreveu, “é mais uma febre que as forças de mercado mais cedo ou mais tarde colocarão no devido contexto. […] Ela terá seu momento em cena e então assumirá seu lugar […]

Murdoch divide seu império em dois

A News Corp., de Rupert Murdoch, de 81 anos, confirmou ontem [quinta, 28/6] que pretende se dividir em duas empresas. Uma será voltada a entretenimento, com a rede Fox e demais ativos de TV e cinema. A outra reunirá jornais como o Wall Street Journal e outras operações, inclusive a unidade educacional. Em comunicado, Murdoch […]

A noiva de Frankenstein

Na temporada de premiações de Hollywood, é comum vermos no tapete vermelho uma celebridade mal vestida, beirando o ridículo. Não tem como não pensar: “Como é que uma pessoa rica e famosa consegue ser tão mal assessorada?” ou “Quem foi que deixou essa mulher sair desse jeito de casa?” Pois é justamente essa a sensação […]