Nos últimos anos, o Google tem empreendido esforços para transformar a sua marca em uma referência de mídia completa para publicidade digital, e não só uma empresa de links em resultados de buscas. Nesse cenário, o Brasil – sétimo maior mercado de internet no mundo – tornou-se um laboratório para criação de novos modelos de […]
Edição: 712
Um dia após o USA Today ter inaugurado sua nova edição, a comunidade de design estava agitada com a nova “cara” do jornal e perplexa com os círculos bem visíveis que aparecem ao alto, no canto esquerdo de cada seção. “É uma confusão”, disse Steven Heller, copresidente do programa de design da Faculdade de Artes […]
As eleições para a prefeitura de São Paulo mostram um quadro diferente do habitual: o líder nas pesquisas é o candidato de um partido nanico, sem ligação com os mamutes da política local, PSDB e PT. Esta mudança no quadro eleitoral deixou perplexos os meios de comunicação: todos já tinham farto material de crítica aos […]
Na quinta-feira (13/7), o jornal Brasil de Fato publicou uma oportuna matéria sobre a perseguição sofrida pelas religiões de matriz africana no Brasil. De acordo com a reportagem, assinada por Cristiano Navarro, fiéis de igrejas neopentecostais, motivados por puro preconceito, invadiram e destruíram sete terreiros no agreste pernambucano. Segundo Cristiano Navarro, a inquisição de grupos […]
O Twitter entregou na sexta passada (14/9) ao juiz criminal da corte de Manhattan, em Nova York, Matthew Sciarrino, tuítes de Malcolm Harris, manifestante do Ocupe Wall Street. Caso não o fizesse, a rede social enfrentaria uma alta multa por desrespeito à ordem. Harris era um dos centenas de presos durante um protesto em massa […]
A mídia, em geral, não costuma ousar muito durante a cobertura dos processos eleitorais. Vez ou outra surge uma manchete para esquentar o tom das campanhas – o que não significa uma adoção de conduta em favor da população. A polêmica em torno da bolinha de papel (ou rolo de fita adesiva) que teria machucado […]
Tarcízio Silva, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela linha de Cibercultura da UFBA e coordenador de monitoramento e métricas da agência Coworkers, elaborou uma lista de livros sobre comunicação digital, marketing e mídias Sociais, em seu blog sobre comunicação digital, cibercultura e marketing. Em português. Livros sobre comunicação digital, marketing e mídias sociais
A revista Veja de 22/8 (edição 2.283) publicou (mais) uma capa apelativa. Confesso que eu mesmo, afligido por incomodo e perigoso sobrepeso, bati o olho na “ginástica em gotas” e fiquei animado. Depois, pensei: “Não pode existir ginástica em gotas. É melhor olhar o que diz a matéria.“ Resumo: pesquisadores puseram camundongos a fazer […]
Dados inéditos sobre a distribuição da verba de propaganda do governo federal revelam que dez veículos concentram 70% do dinheiro distribuído para mais de 3.000 veículos de comunicação. Levantamento feito pela Folha nos dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social, vinculada à Presidência, mostra que, desde o início do governo Dilma Rousseff, mais de R$ […]
Sofia Vergara é, hoje, provavelmente a atriz hispânica mais famosa da TV americana. Uma das protagonistas do seriado cômico Modern Family, aclamado pelo público e pela crítica, ela já gravou comerciais para grandes marcas como Pepsi e Cover Girl. Mas apesar da popularidade do seriado e da popularidade de Sofia, Modern Family não faz tanto […]
O movimento estudantil brasileiro pôde se destacar na luta contra a ditadura militar devido à total inépcia das oposições políticas – mui justamente apelidadas de “consentidas” – e ao fato de que as forças sociais estavam fortemente amordaçadas. Acho graça lembrar a anticandidatura (1978) do general Euler Bentes Monteiro. Ela foi proposta pelo MDB-PC, e […]
Poucos debates são mais importantes do que a discussão a respeito do caráter público da comunicação e seu impacto na sociedade. Da BBC à TV Brasil, diversas instituições têm sido alvo de questionamentos acerca do conceito. Qual é o interesse a ser preservado na produção de conteúdos sob responsabilidade das emissoras públicas? Este debate é […]
Quem chegou aos 50 anos idade, como eu, mantém um pé na Idade Média e outro na Idade Mídia. Da Idade Média (não me refiro ao período medieval propriamente dito, mas ao passado como um todo), ainda guardo o gosto pela leitura linear, palavra por palavra. Na Idade Mídia, sou um escaneador de carne e […]
Entre 2007 e 2011, o governo do estado de São Paulo gastou R$ 608,9 milhões com publicidade. O valor equivale a cerca de 30% do total gasto pela União no período. Ou seis vezes o investimento da Secretaria da Cultura em 2011. Os dados foram obtidos pela Folha com base na Lei de Acesso à […]
Oprah Own Pivot, a rede de televisão da apresentadora Oprah Winfrey lançada no dia 21 de janeiro de 2011, de início não obteve bons índices de audiência. Quando Oprah assumiu o cargo diretora-presidente da rede, ela começou a renovar a programação. Falando no programa Good Morning America de quinta-feira (15/9), a ex-rainha da programação diurna […]
A aproximação a fenômenos complexos e em constante transformação é certamente desafiadora e exige cuidados, especialmente com respostas fáceis ou prontas. Um dos primeiros textos em que tocamos nas relações entre jornalismo e homofobia tinha, não por acaso, o subtítulo “pensa que é fácil falar?” Afinal, a homofobia é um fenômeno complexo o suficiente para […]
A News Corp nomeou ontem (11/9) Paul Cheesbrough para o cargo de diretor de tecnologia em mais uma reorganização administrativa no império da mídia de Rupert Murdoch antes do seu planejado desmembramento em duas companhias. Cheesbrough trabalhou mais recentemente como diretor de informação da News International, a divisão editorial britânica da News Corp. A ele […]
Crianças fazendo perguntas de adultos para “celebridades” surgiu como nova atração da Bandeirantes nas noites de domingo. Concorria com Faustão, na Globo; Silvio Santos no SBT e Gugu na Record, evidenciando que o controle remoto não serve mesmo para nada. Troca-se de canal, mas o nível dos programas continua o mesmo. A Bandeirantes tentou inovar, […]
Acabo de voltar ao Brasil. Tentando fazer a vida prática funcionar, ouço mais uma vez a musiquinha da Vivo no viva-voz, enquanto digito este texto com o fígado. Mais uma vez espero com paciência de Jó, que não tenho, a hora em que algum ser humano possa dizer alô e consiga resolver um problema banal: […]
A crise crônica do euro fez saltar aos olhos um aspecto-chave característico da imprensa alemã: a permanente conotação do worst case, expressão usada de forma inflacionária, não só pelos jornais em formato tabloide de letras garrafais. Mesmo que o pior caso nunca chegue – e quando o faz, chega mesmo sem avisar –, fica na percepção de consumidores de notícias o […]