É dura a vida das startups de jornalismo digital ao redor do mundo. De acordo com o relatório “Chasing sustainability on the net“, fruto da análise de 69 cases na Europa, Japão e Estados Unidos, os modelos comerciais dessas empresas são variados, mas não oferecem muitas garantias. Entre eles estão: publicidade, venda de conteúdo, marketing […]
Edição: 730
O jornalismo é fato da realidade. A literatura, da realidade somada à ficção. O jornalismo literário, logo, é uma miscelânea de ambos. Cumpre a missão de informar, preservando a essência jornalística, porém com ganho em vocabulário, estrutura narrativa e aprofundamento de conteúdo. Esse trinômio alicerça e ornamenta o texto que é levado ao leitor. E […]
Foram necessários apenas 17 dias na direção-geral da TV Globo para Carlos Henrique Schroder anunciar os primeiros passos de sua gestão. Na manhã de ontem [quinta-feira, 17/1], o novo diretor-geral da rede iniciou uma série de mudanças nas centrais organizacionais da emissora. As maiores novidades são a chegada do publicitário Sérgio Valente, 48, à empresa […]
É difícil dizer o que mais impressiona: se a grande imprensa ter perdido a importância que detinha até os anos 1990 – quando ainda tinha relativa influência no cenário político –, ou a desfaçatez com que seus jornalistas, amadurecidos no tapa na arte de reescrever a história, sonegam dados e fatos. Rei dos instrumentos, por […]
Entre 5 de junho de 1983 e 10 de maio de 1999, a TV Manchete atraiu a atenção dos brasileiros com um slogan simpático – “Você em primeiro lugar” – e uma boa grade de programas jornalísticos, esportivos e de entretenimento. Em 16 anos, produziu e lançou novelas como “Dona Beija” (1986), “Pantanal” (1990) e […]
Journalists and editors in Asia and Africa see an exciting future while their colleagues in Europe, Canada, and the USA, and to a lesser extent in Latin America, believe that science journalism is under threat. This contrasting perception of the future of science journalism is the main conclusion of a survey of close to […]
Confesso que soube do teu aniversário de 100 anos, comemorado sábado (12/1), por um jornal paulista, Rubem Braga. Não acho que gostarias de uma festa com música alta, canapés gordurosos, mulheres siliconadas e uísque de procedência duvidosa para celebrar o teu centenário de nascimento – nem talvez caderno especial, suplemento grampeado ou edição extraordinária. Defendo, […]
Os graves problemas de comunicação da presidência de Dilma Rousseff não se restringem a uma situação circunstancial, solucionável com uma mera troca de nomes na Secom. Pelo contrário: para além das dificuldades da administração em se fazer ouvir na arena midiática, tais problemas dizem respeito, em primeiro lugar, a uma questão estrutural do setor comunicacional […]
“Na coluna da semana passada, a Ouvidoria fez um balanço do serviço de atendimento ao público durante o ano de 2012. Nesta semana, a proposta é prestar contas aos nossos leitores de outras ações desenvolvidas pela Ouvidoria, que contribuíram para melhorar o atendimento ao público. Dentre as ações, destacam-se 12 relatórios mensais, dois relatórios bimestrais, […]
O sonhador americano era magro, mirrado, asceta: matou-se na sexta-feira (11/1), aos 26 anos. O imenso, rotundo e exuberante empresário teuto-finlandês produziu no último fim de semana um espetacular show para lançar a sua nova criatura, o Mega, ao completar 39 anos. Começaram como hackers, arrombavam grades e cadeados onde eram guardados os conteúdos mais […]
No decorrer desses dias tão acelerados e com a velocidade cada vez maior da produção de informações, nos perdemos e acabamos não as passando pelo processo de análise e apropriação e, principalmente, a compreensão da forma e com que intenções a informação é produzida e veiculada nos meios de comunicação. Lembro-me do tempo em que […]
A tríade do bom advogado, formada pelo conhecimento seguro e profundo da matéria jurídica, o discernimento na defesa do cliente e o trato afável à parte contrária não é um ideal, mas a mais precisa descrição da maneira de atuar de Sérgio Famá D’Antino. Suas credenciais são o pleno domínio das questões e legislação sobre […]
Dizem que o Brasil não tem memória. Sendo assim, é natural que a televisão brasileira seja um pouco esquecida. De seus primeiros dez anos de vida não sobrou nada. Os anos 1950 são uma pasta de arquivo vazia na história da televisão no país. É a década da TV descartável, desimportante, ao vivo. Nos anos […]
LANCE ARMSTRONG’S sad saga of doping and lying is over, allowing us to turn our attention to a far more important issue arising from the Armstrong era: what to do about the rise of ever more potent bio-enhancers in sports. The “arms race” in this new age of augmentation has already begun, said the […]
Caro Rubem Braga, Escrevo-lhe estas mal traçadas linhas para comemorar seu aniversário de 100 anos. Sei que me condenaria por este começo de artigo, pois você lutava contra os lugares-comuns da imprensa. Uma vez me disse que demitiria qualquer redator que começasse um texto com “Natal, Natal, bimbalham os sinos” ou então “Tirante, é obvio…” […]
Nas últimas semanas, a celeuma envolvendo a vacância na chefia do poder Executivo decorrente do tratamento contra o câncer a que Hugo Chávez foi submetido em Cuba inseriu a Venezuela no centro das atenções dos noticiários no Brasil. Não se trata de novidade. Desde que Chávez assumiu a presidência venezuelana na década de 1990, o […]
The death of the internet activist Aaron Swartz at the age of 26 has rightly evoked tributes to his creativity and selflessness. Swartz, who faced jail for illegally downloading millions of academic papers from an electronic library, committed suicide last week. Five years ago, Swartz signed a “guerrilla open access manifesto” in which he […]
O (suposto) suicídio do gênio da programação e ativista Aaron Swartz não é somente uma tragédia, mas um sinal da enorme dimensão do conflito político e ideológico envolvendo defensores de uma Internet livre e emancipatória, de um lado, e grupos organizados dentro do sistema que pretendem privatizar e limitar o acesso à produção intelectual humana, […]
Em diversos idiomas, existe uma distinção linguística bem clara entre os termos publicidade e propaganda. Em francês, há os termos propagande e publicité; em inglês, propaganda e advertising; e, em espanhol, propaganda e publicidad. Já em português, propaganda e publicidade são usados indistintamente. Daí utilizarmos as expressões. Propaganda ideológica e propaganda ou publicidade comercial. Geralmente, […]
O fato de a objetividade não ser entendida de maneira única torna o conceito perigoso no fluxo das novas técnicas jornalísticas. Em seu âmago, o jornalismo objetivo busca constatar fatos sobre uma situação, reportar de maneira justa a variedade de opiniões sobre ela e fazer um primeiro corte com os argumentos mais razoáveis. Jornalistas devem […]