É dura a vida das startups de jornalismo digital ao redor do mundo. De acordo com o relatório “Chasing sustainability on the net“, fruto da análise de 69 cases na Europa, Japão e Estados Unidos, os modelos comerciais dessas empresas são variados, mas não oferecem muitas garantias. Entre eles estão: publicidade, venda de conteúdo, marketing […]
Edição: 730
Nathan Elliott costumava ser apenas um dos 130 mil aficionados que fielmente vão à Comic-Con International, a convenção anual de cultura “geek” – como são chamados os fanáticos por tecnologia – que ocorre em San Diego. Ele se vestia como seus personagens preferidos das histórias em quadrinhos e ficava horas na fila para entrar nos […]
“‘Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos.’ Camões Na primeira coluna em que abordarei um dos fundamentos do bom jornalismo – a da semana passada serviu mais para uma apresentação geral do mandato – tocarei em um dos pontos-chave: erros de informação e imprecisão. De difícil assimilação pela própria […]
Um dos princípios que tentei seguir com rigor nos dois anos em que exerci o cargo de ombudsman da Folha de S.Paulo (de 2008 a 2010) foi o de ser o mais impessoal possível. Citei minimamente nomes individuais de jornalistas ao fazer críticas por entender que jornalismo é o resultado de trabalho coletivo, em que […]
Lo único pequeño en esta historia son las (mini) faldas de las azafatas que le arroparon. Porque, por lo demás, el evento con el que Kim Dotcom presentó su nueva página web de descargas y almacenamiento fue coherente con el nombre del sitio: Mega. Y enormes son también las expectativas provocadas por el lanzamiento, las sospechas de […]
O grau de desconhecimento do chamado Ocidente sobre os conflitos no norte do Mali se reflete na hesitação da imprensa ao denominar as forças que agora são combatidas por militares franceses. Os fenômenos sociopolíticos nessas áreas sulinas do Deserto do Saara são tão intrincados e remotos que a imprensa, e mesmo especialistas, têm dificuldade para […]
A entrevista exclusiva do ciclista Lance Armstrong à apresentadora Oprah Winfrey foi assistida ao vivo por 3,2 milhões de americanos, a segunda maior audiência do canal OWN, que luta para sobreviver. Outros 1,1 milhão de pessoas assistiu ao replay à noite, elevando a audiência total para 4,3 milhões. A mais assistida da história do canal […]
A natural e salutar propensão dos jornalistas ao ceticismo funciona no Brasil ao revés: aqui é imperioso alegrar-se, desbundar, deslumbrar-se. A tristeza é considerada subversiva, antipatriótica. Também a melancolia e a reflexão. Pela mesma cartilha, o otimismo estimula (inclusive o consumo), dissolve conflitos, facilita negociações e promove a incessante fabricação de bolhas, sem as quais […]
Os sofisticados ataques feitos a sites de bancos americanos nos últimos meses – e a suspeita de autoridades dos Estados Unidos de que eles tenham partido do Irã – reavivou o debate sobre a guerra cibernética e trouxe de volta uma pergunta inquietante: qual é, afinal, o grau de vulnerabilidade dos sistemas que controlam a […]
Em 2012, aconteceu algo notável no NYTimes. Foi o ano em que a receita da circulação – o dinheiro arrecadado das pessoas que compram o jornal ou pagam pelo acesso à sua edição digital – superou a receita da publicidade. Essa é uma situação inusitada para a economia da indústria jornalística. Por muitas décadas, a […]
No ano passado, várias comemorações na agenda, entre elas, centenários de Jorge Amado e Nelson Rodrigues e os 130 anos de nascimento de Monteiro Lobato. É na carona deste aniversário que se garimpa trechinho de uma pouco conhecida carta do escritor paulista. Entusiasmado com a universidade norte-americana, em 1927, ele escreve ao amigo Alarico Silveira: […]
Divulgar informações, comentar uma foto, conversar pelo bate-papo, encontrar amigos com quem não falava há muito tempo ou até mesmo conhecer novas pessoas. Não é necessário ter uma bola de cristal nas mãos para perceber a onda de transformações que a sociedade atual vem passando nas últimas décadas, especialmente após o boom da internet, cada […]
A Folha de S.Paulo é “a vanguarda entre os veículos da imprensa empenhados em isolar o governo da opinião pública”. Num país em que a oposição não tem peito nem engenho para fazer oposição, as redações jornalísticas se encarregam de jogar as autoridades no descrédito. É assim, ao menos, que pensam os entusiastas do governo […]
Quando vemos um jornalismo que está descolado da cidade, mas pode surfar na falta de informação e organização da população e confundi-la, podemos nos indignar. Creio na boa intenção do colunista ao defender investimentos na periferia: mas olhando de perto, é calar a sociedade e cair no vácuo do “um dia” (ver aqui). Algo que […]
A Folha de S. Paulo traz, na edição de terça-feira (22/1), reportagem informando que a participação dos jornais brasileiros na receita da publicidade online quase dobrou entre janeiro e outubro de 2012. A fatia de 7,9% do bolo publicitário digital, registrada há um ano, cresceu para 12,7%, passando do volume mensal de R$ 8 milhões […]
A confissão de doping feita por Lance Armstrong durante uma entrevista exclusiva com Oprah Winfrey foi um teste não apenas para o ciclista caído em desgraça, mas para o império de mídia de Oprah. Os negócios da rainha dos programas de entrevistas, que incluem uma rede de TV a cabo, uma revista e um programa […]
“Anunciada como um debate que terá partido da iniciativa do primeiro-ministro, para ouvir a ‘sociedade civil’ sobre ‘a reforma do Estado’, realizou-se nas últimas terça e quarta-feira no Palácio Foz, em Lisboa, uma conferência intitulada ‘Pensar o Futuro — um Estado para a Sociedade’. Os leitores deste jornal foram informados do que lá foi dito […]
Para ler as notícias em torno da educação brasileira, não podemos esquecer a tensão entre a educação de qualidade, que desejamos, e a situação real, que se revela problemática, muitas vezes inaceitável. Vejamos o tópico da formação docente. A maior parte dos professores que concluíram algum curso superior e atuam no ensino básico estudaram em […]
Teve gente que criticou o Facebook na semana passada por anunciar uma busca que só funciona com informações publicadas na rede social. Mas não faria sentido para a empresa se fosse diferente. O objetivo do Facebook é substituir a web, é fazer com que as pessoas passem o tempo todo conectadas na rede social, para […]
Estamos vivendo no Facebook uma experiência muito mais significativa do que supõe a maioria das pessoas. Melhor seria dizer que as redes sociais estão fazendo uma revolução – que, no início, são sempre caóticas, desordenadas e confusas. Este é o ambiente do jornalismo do futuro que nem todos os jornalistas parecem perceber. O que transforma […]