Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 730

Regina Lima

“Na coluna da semana passada, a Ouvidoria fez um balanço do serviço de atendimento ao público durante o ano de 2012. Nesta semana, a proposta é prestar contas aos nossos leitores de outras ações desenvolvidas pela Ouvidoria, que contribuíram para melhorar o atendimento ao público. Dentre as ações, destacam-se 12 relatórios mensais, dois relatórios bimestrais, […]

O Quixote e o Pança na nuvem digital

O sonhador americano era magro, mirrado, asceta: matou-se na sexta-feira (11/1), aos 26 anos. O imenso, rotundo e exuberante empresário teuto-finlandês produziu no último fim de semana um espetacular show para lançar a sua nova criatura, o Mega, ao completar 39 anos. Começaram como hackers, arrombavam grades e cadeados onde eram guardados os conteúdos mais […]

O jornalismo nosso de cada dia

No decorrer desses dias tão acelerados e com a velocidade cada vez maior da produção de informações, nos perdemos e acabamos não as passando pelo processo de análise e apropriação e, principalmente, a compreensão da forma e com que intenções a informação é produzida e veiculada nos meios de comunicação. Lembro-me do tempo em que […]

Direitos autorais e exposição excessiva na mídia

A tríade do bom advogado, formada pelo conhecimento seguro e profundo da matéria jurídica, o discernimento na defesa do cliente e o trato afável à parte contrária não é um ideal, mas a mais precisa descrição da maneira de atuar de Sérgio Famá D’Antino. Suas credenciais são o pleno domínio das questões e legislação sobre […]

Aconteceu, virou Manchete

Dizem que o Brasil não tem memória. Sendo assim, é natural que a televisão brasileira seja um pouco esquecida. De seus primeiros dez anos de vida não sobrou nada. Os anos 1950 são uma pasta de arquivo vazia na história da televisão no país. É a década da TV descartável, desimportante, ao vivo. Nos anos […]

So Long, Lance. Next, 21st-Century Doping

  LANCE ARMSTRONG’S sad saga of doping and lying is over, allowing us to turn our attention to a far more important issue arising from the Armstrong era: what to do about the rise of ever more potent bio-enhancers in sports. The “arms race” in this new age of augmentation has already begun, said the […]

Caro Rubem Braga

Caro Rubem Braga, Escrevo-lhe estas mal traçadas linhas para comemorar seu aniversário de 100 anos. Sei que me condenaria por este começo de artigo, pois você lutava contra os lugares-comuns da imprensa. Uma vez me disse que demitiria qualquer redator que começasse um texto com “Natal, Natal, bimbalham os sinos” ou então “Tirante, é obvio…” […]

Uma cobertura jornalística contraditória

Nas últimas semanas, a celeuma envolvendo a vacância na chefia do poder Executivo decorrente do tratamento contra o câncer a que Hugo Chávez foi submetido em Cuba inseriu a Venezuela no centro das atenções dos noticiários no Brasil. Não se trata de novidade. Desde que Chávez assumiu a presidência venezuelana na década de 1990, o […]

Aaron Swartz’s illusion over research

  The death of the internet activist Aaron Swartz at the age of 26 has rightly evoked tributes to his creativity and selflessness. Swartz, who faced jail for illegally downloading millions of academic papers from an electronic library, committed suicide last week. Five years ago, Swartz signed a “guerrilla open access manifesto” in which he […]

O guerrilheiro da internet livre

O (suposto) suicídio do gênio da programação e ativista Aaron Swartz não é somente uma tragédia, mas um sinal da enorme dimensão do conflito político e ideológico envolvendo defensores de uma Internet livre e emancipatória, de um lado, e grupos organizados dentro do sistema que pretendem privatizar e limitar o acesso à produção intelectual humana, […]

Publicidade ou propaganda?

Em diversos idiomas, existe uma distinção linguística bem clara entre os termos publicidade e propaganda. Em francês, há os termos propagande e publicité; em inglês, propaganda e advertising; e, em espanhol, propaganda e publicidad. Já em português, propaganda e publicidade são usados indistintamente. Daí utilizarmos as expressões. Propaganda ideológica e propaganda ou publicidade comercial. Geralmente, […]

Um debate sobre a objetividade

O fato de a objetividade não ser entendida de maneira única torna o conceito perigoso no fluxo das novas técnicas jornalísticas. Em seu âmago, o jornalismo objetivo busca constatar fatos sobre uma situação, reportar de maneira justa a variedade de opiniões sobre ela e fazer um primeiro corte com os argumentos mais razoáveis. Jornalistas devem […]

A marca e os comentários nas redes sociais

A Social TV é um fenômeno que está acontecendo diante dos nossos olhos. A cada semana uma nova ação é lançada, métricas são estabelecidas e o público vai adotando a segunda tela como item obrigatório na hora de ver TV. Comentar um episódio em tempo real podendo dividir experiências e informações com quem quer que […]

Proteção ou invasão da privacidade?

Primeiro, a Justiça decidiu que a moça não poderia ter filhos e obrigou-a a usar um DIU (dispositivo intrauterino) por nove anos, para impedir uma eventual gravidez. A justificativa foi que ela sofria de “retardo mental moderado” – ou seja, tinha um QI inferior. Essa decisão, que obrigou a moça até a mudar de cidade, […]

Efeitos sobre o bem-estar emocional das crianças

Um garoto de sete anos, vestido com uma camiseta do super-herói Batman, invadiu uma casa, juntamente com outros dois menores, e a saqueou na zona leste de São Paulo (Folha de S.Paulo de 17/1/13, p. C4). Será que esse menor teria sofrido influência das televisões? Muito provavelmente está inserido em uma família que pode estar […]

Magazines Cross the Digital Divide

  Cosmopolitan readers can get their first year's subscription to the print magazine for $10. But if they want the digital edition on their iPads, they will have to fork over $19.99. That's a pricing maneuver so bold it may make even Cosmo readers blush. In the book and newspaper industries, digital versions are typically […]

Abstinências na internet

Sexta-feira (11/1) foi dia sombrio na internet. Sendo preciso: o problema começou na noite de quinta-feira, quando o departamento de “Homeland Security” do governo dos EUA recomendou a desabilitação do Java de nossos browsers. O período de notícias ruins se estendeu até a manhã de sábado, quando soube do suicídio de Aaron Swartz. Apesar da […]

A história da luta pela regulamentação

A luta pela regulamentação da TV a cabo no Brasil fundamentou-se na possibilidade de se oferecer à população brasileira uma alternativa à TV aberta, oligopolizada por um número reduzido de emissoras. O ápice desta batalha se deu no início da década de 90, quando foi apresentado um projeto de lei na Câmara dos Deputados que, […]

Por que assessores de marketing não são jornalistas

Há tanto discurso entusiástico sobre native advertising, que é uma estratégia de marketing que permite a promoção dos conteúdos das marcas de uma forma integrada e não intrusiva,e marketing de conteúdo, que Sam Slaughter escreveu um post no qual pregava que assessores de marketing são os jornalistas de hoje. “Devagar com o andor, que o […]

A fonte não secou

Quem tem a paciência de assistir trechos de alguns programas da TV comercial brasileira nos fins de semana não só fica entediado com a mesmice, intelectualmente corrompido com a xaropada e ameaçado de começar a semana com uma baita depressão dada a falta absoluta de imaginação dos produtores e apresentadores e do esforço, aparentemente proposital […]