Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Edição: 733

O que pode estar ocorrendo em SP e SC?

Na manhã de 8 de fevereiro de 2013, a publicação online “G1 Santa Catarina” exibe como manchete: “Cinco veículos são incendiados na nona noite de atentados em SC“. O mesmo veículo aponta que “O número de ataques subiu para 78 e chegam a 25 as cidades atingidas (…)”. A notícia também dá conta de que […]

‘NYT’ pode ter versão para universitários

O novo CEO do New York Times, Mark Thompson, considera lançar uma edição do jornal voltada para o público jovem. Em uma conferência para discutir os números do quarto trimestre de 2012, Denise Warren, chefe de publicidade e gerente do site nytimes.com, reconheceu que o Times está procurando “um produto com potencial de entrada no […]

When E-Mail Turns From Delight to Deluge

  IN the not-so-distant past, the chipper AOL sound of “You’ve got mail!” filled me with giddiness and glee. I would eagerly check my in-box, excited to see what message had arrived. Those days are long gone. Now, when I examine my various e-mail accounts, my main emotion is dread. One morning last week, I […]

Um gesto nobre

Conocí al Papa alemán, Benedicto XVI, cuando era aún el joven teólogo, Joseph Ratzinger, asesor del progresista episcopado alemán, durante el Concilio Vaticano II. Hace ahora 50 años. Ratzinger tenía entonces 35 años y era una estrella de la teología. Yo era un joven periodista que cubría el Concilio. Volví a encontrar a Ratzinger como […]

Os nativos digitais não gostam do papel

Em 1991, o instituto de pesquisas Pew Research Center perguntou pela primeira vez aos americanos se eles liam jornais. Naquele ano, 56% dos entrevistados disseram que sim. Em 2012, este número caiu para 29%. A rejeição dos jovens ao impresso talvez seja o principal fator responsável pela queda brusca da última década. Hoje, ainda segundo […]

Assinatura digital compensa perda com publicidade impressa

  No início do ano passado, a Gannett – maior editora de jornais dos EUA – anunciou seu plano de cobrar pelo acesso aos sites de suas publicações. O único que ficaria de fora do projeto seria o carro-chefe da empresa, o jornalão USA Today. Um ano depois, a editora, que divulgou o relatório para […]

Preconceito é que nem tiririca

“Época difícil, essa nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo.” (Albert Einstein) Vamos lá. O que poderá haver em comum entre Taro Aso, ministro de Finanças do Japão e também vice-primeiro-ministro do gabinete governamental do país, o coronel Ubiratan de Carvalho Góes Beneducci, da Polícia Militar de São Paulo, […]

Joel Silveira

Emocionante, o documentário de Geneton Moraes Neto exibido pelo canal Globo News no sábado (2/2) sobre Joel Silveira, apresentado como o “maior repórter brasileiro”. Pessoalmente, duvido sempre de expressões como “o maior” isso ou aquilo. O próprio Joel considerava João do Rio como o maior repórter e eu sempre discordei dessa escolha. Conheço uns cinco […]

Redes sociais e anúncios disfarçados marcam novas estratégias

Desde a chegada das mídias sociais, empresas tentam encontrar a melhor maneira de anunciar seus produtos para os consumidores, sempre com resultados variados. Algumas companhias abraçaram a noção de que plataformas como o Twitter permitem interação constante, para o bem ou para o mal, com seus consumidores. Outras empresas se afastam dessa noção, como a […]

Álcool e mídia, tudo a ver

O balanço de acidentes em estradas no período carnavalesco revela duas faces: bom resultado da lei seca e certa hipocrisia da imprensa quanto ao abuso do álcool. Todos os principais jornais do país destacam, nas edições de quinta-feira (14/2), o fato de que a imposição de normas rigorosas para coibir a combinação entre bebida e […]

Já vimos esse filme

Nos cinemas, fazendo sucesso, o filme Lincoln, de Steven Spielberg, que concorre ao Oscar com 12 indicações. Não escapa ao espectador brasileiro, num misto de surpresa e ironia, saber que o 16º presidente dos EUA não relutou em lançar mão de expedientes pouco honestos para garantir uma vitória na Câmara dos Representantes. Não era pouca […]

As faces (ocultas) da verdade

Gostaria de iniciar esta reflexão com uma breve alegoria, buscando na linguagem literária uma abordagem mais branda para uma categoria que arrasta consigo certa carga de autoridade, e de controvérsia, a saber: a verdade. Imaginemos, então, uma pequena ilha perdida no oceano. Habitada por apenas um punhado de pessoas, que nada mais faziam além de […]

Os perigos do uso de imagens genéricas em textos jornalísticos

Por diversas razões, muitos sites de notícias utilizam fotos genéricas, reutilizadas do arquivo ou compradas de estoques comerciais, para ilustrar seus artigos. Às vezes é bem óbvio que a imagem foi comprada de outro arquivo. A foto de um gato com roupas elegantes e correntes douradas, cercado por notas de cem dólares e caviar provavelmente […]

Publicação de e-mails de Bush levanta questões éticas

  Pelas velhas regras do jornalismo, as mensagens eletrônicas particulares enviadas por George W. Bush à sua família talvez nunca fossem publicadas – com certeza, jamais sem sua permissão. A maioria das organizações de mídia teria pensado duas vezes antes de publicar mensagens pessoais que eram, essencialmente, tesouros roubados. Mas isso era antigamente. As comunicações […]

Em busca do paraíso perdido

Quem supõe que a construção da cidadania não depende da mídia está cometendo um enorme equívoco. O que vem a ser cidadania? E para que serve? Quando teremos a plena cidadania no Brasil? Não há cidadania, em nenhum grau, sem a livre circulação de informação. Por isso, as décadas de 60-70-80 do século passado foram […]

Superfinal

Domingo (3/2) foi dia de Super Bowl. A final do campeonato americano de futebol americano é um dos grandes momentos do calendário anual da publicidade. Uma posição medida pelo valor do segundo de comercial durante sua transmissão: US$ 133 mil. Ou US$ 4 milhões por spot de 30 segundos. Essa montanha de dinheiro por segundo […]

E-books sobre marketing digital, mídias sociais, e-commerce e SEO

O blog Gestor de Marketing traz uma lista de links para download de e-books sobre temas como Marketing Digital 2.0, E-Book do Google Varejo, Google+ e suas potencialidades para as empresas, entre outros. Em portugues. Download Gratuito de livros e e-books de Marketing Digital, Mídias Sociais, e-Commerce e SEO

Vantagens das transcrições integrais

Noticiou-se na quinta-feira-feira (14/2) decisão do STF que determina transcrever integralmente o conteúdo de interceptações telefônicas em investigações criminais de determinado processo. Passou-se imediatamente a discutir a jurisprudência. Manda o bom senso que não se exija a transcrição de tudo que foi gravado, mas dos telefonemas usados como evidências pela acusação, ou, nestes, das partes […]