Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Edição: 739

Tomás Delclòs

“En las informaciones sobre temas de salud hay que evitar tanto el transmitir optimismos que pueden ser infundados —por ejemplo, a propósito de investigaciones sobre tratamientos— como crear alarma sobre supuestos peligros. Este segundo aspecto es el que ha centrado la intervención de varios lectores que han criticado el artículo de Natalia Martín ¿Dormir con […]

Os efeitos de uma ação de marketing digital

Os responsáveis pelo marketing do produto Omo lançaram recentemente uma campanha publicitária utilizando a menina Julie, conhecida por protagonizar tutoriais de maquiagem na internet – fato que gerou diversos comentários. Se antes os tutoriais poderiam até ser compreendidos como uma brincadeira, agora a ação virou trabalho. Com apenas 4 anos, Julie “empresta” sua criatividade e […]

Mídia kirchnerista vai da crítica à aceitação

Em épocas passadas, quando o cardeal Jorge Mario Bergoglio era considerado um adversário político de Néstor e Cristina Kirchner, a tropa kirchnerista (jornalistas, dirigentes sociais e congressistas) não tinha dúvidas sobre a relação entre a Casa Rosada e o então homem forte da Igreja argentina. As diretrizes do ex-presidente eram claríssimas e algumas de suas […]

Erivaldo Carvalho

“‘A esperança é o sonho do homem acordado’ Aristóteles, filósofo grego A semana em que se comemorou o Dia de São José foi de chuva insuficiente em solo cearense, mas de intensa cobertura pelo qual o padroeiro do Ceará é mais lembrado entre nós. De terça-feira, 19, à última sexta-feira, foram quatro manchetes consecutivas no […]

Reserva digital: a Brasiliana

Há seis anos, o maior colecionador de obras do País, José Mindlin, doou o seu acervo de 32 mil títulos e 60 mil volumes para a USP. Foi o pontapé inicial para a criação da Brasiliana, biblioteca que existe virtualmente desde 2009 e agora está no mundo físico. Ela foi inaugurada oficialmente no último sábado, em […]

Um jornalismo positivo, que mude a sociedade

“Fazer jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que seja publicado.” Não quero aqui contrapor a tese expressa na oração que tão bem define a chave de um jornalismo atuante e combativo. Nem defender a adoção de um jornalismo chapa branca, que seria ainda mais pernicioso do que o “jornalismo da depressão” que é […]

“Ele poderia ter feito mais”

Pouco antes de ser sequestrada e assassinada pela última ditadura militar argentina (1976-1983), em dezembro de 1977, Ester Balestrino de Careaga, uma das fundadoras das Mães da Praça de Maio, pediu um favor ao então padre Jorge Bergoglio, seu amigo desde a época em que trabalharam juntos num laboratório químico. Ester telefonou para Bergoglio e […]

O ‘boom’ do humor na TV, no cinema e na internet

Um bando de amigos de 30 e poucos anos e comportamento adolescente tenta se dar bem e acaba metido em um monte de confusões. O resumo poderia ser o de muitas comédias americanas recentes, mas trata-se de Vai que Dá Certo, filme que estreia nesta sexta-feira (22/3), dirigido por Mauricio Farias e estrelado por uma […]

Pautando a imprensa

É da natureza da imprensa correr atrás dos fatos, mas há fatos que correm atrás da imprensa. São assuntos, personagens e acontecimentos que, por seu interesse e importância, se impõem como notícia e assim permanecem por mais tempo em destaque. Nesses casos, diz-se que eles “pautam” os jornalistas, como está acontecendo agora com Francisco, o […]

Tomás Delclòs

“En las informaciones sobre temas de salud hay que evitar tanto el transmitir optimismos que pueden ser infundados —por ejemplo, a propósito de investigaciones sobre tratamientos— como crear alarma sobre supuestos peligros. Este segundo aspecto es el que ha centrado la intervención de varios lectores que han criticado el artículo de Natalia Martín ¿Dormir con […]

O cronista que pisava macio

Em 1946 Rubem Braga e Paulo Mendes Campos dividiam apartamento na Rua Júlio de Castilhos, Copacabana. Nos dias úteis invariavelmente iam ao Centro, onde se ganhava e se resolvia a vida, então. Certa vez, Rubem espantou-se: “Paulinho, você vai à cidade assim de chinelos?” Eram mocassins. Paulo Mendes Campos sempre pisou macio, leve, moderno, principalmente […]

Mercado publicitário cresce 6% em 2012

De acordo com o Projeto Inter-Meios, estudo sobre os investimentos em mídia realizado pelo Grupo Meio & Mensagem em parceria com a PriceWaterhouseCoopers, o mercado publicitário cresceu 6% em 2012, com um faturamento total de R$ 44, 85 bilhões. Deste total, R$ 30,1 bilhão correspondem à receita da mídia brasileira com venda de espaço publicitário. […]

“Sou vítima de um processo que usa a Justiça como censura”

A Justiça é usada como instrumento de censura contra os jornalistas? Há realmente liberdade de imprensa e expressão no Brasil? É necessária a criação de um marco regulatório nas comunicações? Para responder essas e outras perguntas, o jornal Unidade ouviu os jornalistas e “blogueiros sujos” Paulo Henrique Amorim, Lino Bocchini e também o jurista Fábio […]

‘Washington Post’ decide cobrar por conteúdo noticioso online

O Washington Post planeja começar a cobrar pelo acesso a parte de seu conteúdo digital a partir de meados deste ano nos EUA, tornando-se um dos últimos grandes jornais americanos a partir para a cobrança como meio de reforçar a receita proveniente de material online. Leitores online do jornal serão obrigados a pagar uma taxa […]

Os números da violência em SP

Os jornais paulistas informam, em suas edições de terça-feira (26/3), os novos indicadores da violência no estado: o maior destaque vai para o sétimo mês consecutivo de aumento nas taxas de homicídio, e os infográficos mostram um quadro desolador em quase todos os tipos de crimes violentos. Especialistas citados pelos diários se referem a consequências […]

Os novos direitos

A aprovação da PEC das Domésticas pelo Senado Federal foi assunto a semana inteira, mas a mídia ainda está longe de ter examinado todos os seus aspectos e consequências. Segundo a R7 Notícias, “a nova Lei dos Empregados Domésticos, aprovada ontem [terça-feira, 19/3] em 1º turno pelo Senado, vai representar um gasto extra de mais […]

‘Washington Post’ decide cobrar por conteúdo noticioso online

O Washington Post planeja começar a cobrar pelo acesso a parte de seu conteúdo digital a partir de meados deste ano nos EUA, tornando-se um dos últimos grandes jornais americanos a partir para a cobrança como meio de reforçar a receita proveniente de material online. Leitores online do jornal serão obrigados a pagar uma taxa […]

Um futuro próspero ou inoperante?

O jornalismo no Brasil tem passado por diversas mudanças nos últimos anos, não só devido à concorrência inexperiente, mas à atitude dos próprios jornalistas e veículos de comunicação, que têm feito melhor o papel de publicitários do que de profissionais do jornalismo. Que as informações transmitidas pela imprensa sempre foram selecionadas, não é segredo para […]