Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 740

Os camaradas da vizinhança

Na Grande Florianópolis, não faltam WWWs a fim de publicar conteúdo jornalístico. São sites, portais e blogs, que deixaram de ser diários pessoais de autores quaisquer e viraram cases de sucesso. Os posts assinados pelo jornalista Moacir Pereira, colunista político do Diário Catarinense, do grupo RBS, exemplificam bem o cenário. O blog do Moacir, assim […]

O menino, o deputado e o jornalismo genuíno

A veiculação da “entrevista” do deputado José Genoino (PT-SP) pelo CQC na segunda-feira (25/3) é mais um capítulo lamentável da história recente da televisão brasileira. A forma como foi obtida a declaração do parlamentar e o alarde sobre o conteúdo dela permitem refletir sobre a qualidade da programação da TV aberta, sobre a ética da […]

Jornalismo com base em algoritmos levanta questões éticas

O jornalista Ken Schwencke acordou, uma manhã, para descobrir seu próprio crédito em uma matéria que ele não escrevera. Não foi o caso de seu empregador, o Los Angeles Times, ter acidentalmente colocado seu nome em um artigo de outro jornalista. Schwencke, editor digital, escreveu um algoritmo – que em seguida escreveu a matéria para […]

É preciso ousar e se reinventar

Os tradicionais jornais brasileiros ainda estão perdidos em meio à avalanche de mudanças trazidas pelas ondas digitais, cada vez mais intensas mediante a estonteante velocidade da hiperinformação. Essa forjada necessidade de acreditar que se pode saber de tudo a todo instante, 24 horas por dia. A transição do impresso para o digital, que alguns consideram […]

A morte de um símbolo

Não há nada que seja mais representativo do fim de uma época do que a queda de seus símbolos. Isto aconteceu no fim do absolutismo, em 1789, com a tomada da Bastilha, na França. Também pode ser visto durante a revolução bolchevique, na Rússia, em 1917, com a derrubada dos símbolos religiosos. Voltou a ocorrer […]

Compramos alguns jornais… jornais?

Nos últimos 15 meses, adquirimos 28 jornais diários por um total de US$ 344 milhões. Isso pode intrigá-los por dois motivos. Primeiro: há muito tempo venho dizendo, em cartas e em nossa assembleia anual de acionistas, que a circulação, faturamento publicitário e lucro do setor jornalístico como um todo estão destinados a cair. Essa previsão […]

Boas notícias são mais populares entre usuários de redes sociais

Ao “escanear” o cérebro de pessoas e monitorar seus e-mails e posts, neurocientistas e psicólogos descobriram que boas notícias se espalham mais rápido e vão mais longe do que textos negativos, sobre desastres ou histórias tristes. “A regra do ‘Se sangra, faz sucesso’ funciona para a mídia de massa que só quer sua atenção”, diz […]

A rede e a liberdade de criação

Os dois filósofos suecos Alexander Bard e Jan Söderqvist já haviam detectado que em uma rede distribuída como a internet, “todo ator individual decide sobre si mesmo, mas carece da capacidade e da oportunidade para decidir sobre qualquer dos demais atores”. Essa tese foi testada pelo poderoso governo norte-americano quando, em dezembro de 2010, agiu […]

O desafio de pautar um tema transversal

Pense nos veículos de notícia que estão presentes no seu dia-a-dia. Em quantos dos sites, revistas e jornais que fazem parte da sua rotina, você se lembra de ter visto uma editoria chamada “Inovação”? Lembrar-se de um apenas já seria positivo, mas o mais provável é que nenhum venha à memória, pois ainda são poucos […]

O jornalismo não (se) interessa

Quem já estudou o mínimo da Teoria Literária, já teve contato, certamente, com a famosa oposição entre a forma e o conteúdo. Quem não o fez, no entanto, vai entender, talvez até melhor, este texto. Aliás, acho até que não seja uma questão de entendimento. Dizem que “contra fatos não há argumentos”. Seja na forma […]

A arte de editar

Em dezembro de 1962, uma greve geral interrompeu a circulação dos principais jornais de Nova York. O movimento começou com os tipógrafos, ganhou a adesão de 17 mil trabalhadores (de jornalistas a ascensoristas) e se estendeu por 114 dias. A pausa forçada teve efeitos colaterais: foi nessa época, por exemplo, que os jovens repórteres Gay […]

Sorrisos que escravizam e prostituem

O príncipe Grigorij Alexandrovitch Potemkin (1739-1791) foi um marechal-de-campo russo, além de conselheiro e amante da csarina Catarina II (1729-1796). Durante boa parte de sua vida, envolveu-se com um projeto de colonização das selvagens estepes do sul da Ucrânia. Era considerado um sonhador e tornou-se conhecido como o fundador de cidades como Kherson, Nikolaev, Sebastopol. […]

O bê-a-bá dos códigos

No final de 2012, em uma atividade anual que reúne pais, filhos e professores na escola primária St. Saviours, no centro de Londres, o tradicional cantinho de contação de histórias – no qual os alunos ouviam contos de monstros, fadas e bruxas – se voltou para algo completamente diferente: a programação e aprendizado de código […]

Estudo aponta redações menores e tendência de cobrança online

Quase um terço dos americanos abandonaram alguma fonte de notícias no ano passado por considerar que sua qualidade havia caído. O dado é do estudo O Estado da Mídia (The State of the News Media), do Projeto em Excelência em Jornalismo do Centro de Pesquisa Pew. A deterioração da situação financeira das organizações de notícias […]

Golpistas de araque

Zé Dirceu e Rui Falcão não devem ter notado, mas a mesma pesquisa do Ibope que deu 76% de aprovação à presidente Dilma revelou que 38% dos entrevistados acham o noticiário da mídia favorável ao governo, 34% consideram neutro, e só 11% avaliam como negativo. Que imprensa golpista de araque é essa que trata tão […]

O caminho tortuoso do novo jornalismo

Lo que pretendía ser una feroz invectiva suena hoy a notable definición del nuevo periodismo: “[Es] un estilo bastardo que juega a dos bandas, explota la autoridad fáctica del periodismo y crea atmósferas propias de la narrativa”. Lo escribió en 1965 Dwight Macdonald en Paraperiodismo, o Tom Wolfe y su máquina de escribir mágica, artículo publicado en […]

Novidades não passam de “mais do mesmo”

A Globo até que tentou instigar o telespectador com o seu mantra da vez: o “vem aí”. Mas o jogral com seu elenco para apresentar novas atrações do ano, na semana passada, mostrou que o “viria aí” na verdade já veio. O Jornal Nacional da noite da quinta-feira (28/3) convidou o público para conhecer “os […]

Linha de comando

A forma como interagimos com máquinas tem mudado rapidamente. Temos celulares que entendem comandos de voz, televisores que leem gestos e reconhecem rostos. Os eletrônicos começam a antecipar a necessidade das pessoas, oferecendo respostas antes que sejam feitas as perguntas. A cada lançamento, ficamos mais acostumados com a interface de linguagem natural, em que nos […]

O marketing invade o jornalismo, e nada é o que parece ser

Outro dia, na revista Slate, Matthew Yglesias dizia que os consumidores de jornalismo estão gozando de “anos dourados”. Bem, de certa forma – precisamente da mesma maneira que os saqueadores gozam de um padrão de vida melhorado. O problema é que só continua melhorado até esvaziar o estoque. A nova indústria passou de uma situação […]