Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 744

Anorexia e lipoaspiração na Capadócia

De repente, a esqualidez coletiva, a magreza como exercício de descartabilidade. O suicídio assumido publicamente pelo antigo Estadão a partir da segunda-feira (22/4) foi compartilhado com uma sensação de alívio pela concorrência. O novo figurino Ersatz – sucedâneo inferior – caiu do céu, presente dos deuses. É extremamente conveniente aos diários ditos nacionais e regionais, […]

Jornais anunciam alternativa à regulação proposta pelo governo

Três grupos que publicam jornais no Reino Unido – News International, Associated Newspapers e Telegraph Media Group – rejeitaram a proposta multipartidária do governo para regulação da imprensa acertada no mês passado e anunciaram uma alternativa à Carta Real (Royal Charter, em inglês) para um novo sistema de autorregulação independente. O Royal Charter, assinado pela […]

No rumo das trevas

O pai empenhado na educação do filho pequeno chega trazendo três grossos livros. Coloca-os sobre a cadeira e o garoto senta-se em cima deles, ficando na altura adequada para acessar o computador que está sobre a mesa. É o criativo gimmick que um gênio publicitário imaginou para dar brilho a um comercial de TV de […]

Vamos regular internet sem debate?

O projeto de lei de autoria do Executivo que fixa um Marco Civil da internet no Brasil está pautado em regime de urgência na Câmara dos Deputados. Entretanto, o projeto não foi discutido na Comissão Especial (Cesp) com a profundidade com que o tema deveria ser tratado. Poucos parlamentares conhecem o conjunto do texto. Além […]

Acordo milionário reforça relação do Twitter com a TV

Um dos maiores acordos publicitários fechados recentemente pelo Twitter mostra a sua crescente importância na mídia e no marketing e também revela as mudanças no modo como a rede social se relaciona com a TV. Na semana passada, o Twitter fechou uma parceria milionária com o Starcom MediaVest (SMG), da Publicis Groupe, um dos maiores […]

Uma imprensa catimbeira

A suposta crise entre o Judiciário e o Legislativo vai durar exatamente uma semana, que marca o novo período de validade dos antigos diários. Por definição, jornal sai todos os dias, mas a agenda da imprensa tem agora uma semana de vida programada, porque os jornais estão tentando substituir as revistas semanais, que acabam de […]

Receita com circulação avança no ‘NYT’

A The New York Times Company, que publica o New York Times, divulgou seu balanço dos três primeiros meses do ano, com destaque para o crescimento anualizado na receita com circulação (6,5%) e a queda na receita com publicidade (11,2%). Os ganhos com circulação avançaram de US$ 227 milhões no primeiro trimestre de 2012 para […]

Obama elogia jornais de Boston e alfineta mídia em evento anual

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez piadas sobre si mesmo e aproveitou para dar algumas alfinetadas em seus críticos, nos Republicanos no Congresso e na mídia no Jantar Anual dos Correspondentes da Casa Branca, no sábado (27/4). O evento é uma tradição entre os presidentes americanos (ocorre desde a década de 1920) e reúne, […]

Jornal sírio entra na guerra da informação

Absi Smesem se tornou o editor-chefe de um novo jornal semanal sírio com a esperança de deixar para trás o que chama depreciativamente de a “fase Facebook” da rebelião. Ele disse que, com excessiva frequência, não acreditava no noticiário de canais por satélite populares, como a Al Jazeera e a Al Arabiya, fortemente favoráveis à […]

O que Facebook e Coca-Cola têm em comum?

La obesidad y la pérdida de privacidad serán a este siglo lo que el fumar fue al siglo pasado. Coca Cola, PepsiCo, Nestlé, MacDonalds y otras empresas cuyos ingresos proceden de la venta de productos con alto contenido de azúcar o grasa, y aquellas como FaceBook, Google o Twitter, que dependen de captar información personal […]

A queda da credibilidade da mídia pós-Fukushima

No dia 11 de março de 2011, o Japão sofreu um enorme terremoto, seguido por uma tsunami. Logo depois, a tragédia cresceu com explosões na usina nuclear de Fukushima. No total, 25 mil pessoas morreram ou desapareceram. Dois anos depois, 310 mil pessoas evacuadas das cidades próximas à usina continuam incapazes de retornar a seus […]

‘New York Times’ investe em novos planos de assinatura digital

O New York Times planeja ampliar a oferta de planos de assinatura para o acesso ao conteúdo digital. A empresa anunciou que três modelos estão sendo avaliados e devem ser implantados ainda este ano, com assinaturas mais baratas. A iniciativa faz parte de um plano estratégico que prevê ainda a expansão da presença internacional e […]

Novo sistema rastreará itens midiáticos e anúncios

A Coalizão para Medição Inovadora de Mídia (Coalition for Innovative Media Measurement, em inglês), grupo da indústria midiática americana criado para pensar nas melhores métricas para medição da audiência, divulgou na semana passada os resultados de um estudo de dois anos que usa um sistema de código para monitorar itens de mídia – de clipes […]

Google tenta impedir quebra de sigilo de usuário

O Google trava uma batalha na Justiça para não ser obrigado a quebrar o sigilo de mensagens eletrônicas do Gmail em investigações policiais, por decisão judicial tomada no Brasil. A empresa alega que, como os e-mails são armazenados nos Estados Unidos e o contrato com os usuários é feito com a americana Google Inc., a […]

A Globo e a ‘espanholização’ do futebol brasileiro

Os campeonatos nacionais na Espanha são dominados por Barcelona e Real Madrid, cada qual com sua filosofia para montar as equipes. Os blaugranas investem na base; os merengues em craques consagrados. De uma forma ou de outra, esses clubes estão sempre levantando troféus locais, revezando-se entre si, dividindo-se a hegemonia entre eles. Raramente os títulos […]

Quando o “se” vira notícia e manchete

A revista Época reinventou o conceito de notícia em sua edição de 22 de abril de 2013: “E se fosse na Copa?”, indaga a manchete da publicação, sob a cartola em vermelho “Terror na maratona de Boston”. Mais que um exercício de futurologia ou mera abstração de pitonisa aposentada, a revista da Editora Globo parece […]

‘New York Times’ anuncia novos produtos e planos de assinaturas

O New York Times revelou, na semana passada (25/4), detalhes de sua nova estratégia de negócios, focando em assinaturas e expansão internacional. O anúncio acontece simultaneamente à divulgação da queda de receita no primeiro trimestre de 2013. A empresa está desenvolvendo uma série de produtos pagos, disponíves através de diferentes planos de assinaturas. Pessoas podem […]