Alguns jornalistas vêm alertando há algum tempo, inclusive neste espaço, sobre os objetivos da Rede Globo em polarizar o campeonato brasileiro entre apenas dois times, num sistema muito parecido ao que acontece na Espanha. Com apenas dois times fortes no Brasil, a emissora passaria a ter cada vez mais audiência na transmissão dos jogos de […]
Edição: 745
Os brasileiros pagaram no ano passado R$ 330 bilhões de ICMS (Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços), o principal tributo dos estados e do Distrito Federal. A receita da União chegou a R$ 1,02 trilhão. Seu maior componente, a arrecadação previdenciária, alcançou R$ 310,6 bilhões e ficou abaixo, portanto, do ICMS. A receita do […]
Estão abertas até 31 de maio/2013, as inscrições para o curso de pós-graduação “lato sensu” em Jornalismo Científico, oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp. As inscrições deverão ser feitas somente por meio eletrônico, através do nosso formulário, disponível em http://www.labjor.unicamp.br/cursos/pos2013.
Combinada com a internet, a fotografia digital mudou a forma como vemos e registramos o mundo. Todo dia, 300 milhões de imagens são postadas no Facebook, o que perfaz um total de 109,5 bilhões de fotos publicadas na rede social num ano. Adicione-se a isso o Instagram, comprado por Mark Zuckerberg por US$ 1 bilhão, […]
A reputação de Londres como a capital do mundo dos processos por calúnia e difamação está prestes a acabar. Uma nova lei aprovada na semana passada fortalece a posição de pessoas processadas por calúnia no Reino Unido e coloca um fim à maior parte dos casos do chamado “turismo das ações de calúnia e difamação”, […]
A internet está sendo crescentemente utilizada enquanto lócus de comunicação política durante as campanhas eleitorais em grande número de democracias contemporâneas. Dentre as principais funções que a rede eletrônica pode desempenhar enquanto ferramenta de campanha, a depender de sua forma de utilização pelos candidatos, estão a disseminação de informações com enquadramento próprio, a distribuição de […]
Vivemos uma transição difícil dentro da indústria da comunicação. O jornal, como o conhecemos, se depara com um dilema que é ao mesmo tempo um risco e uma oportunidade. Risco porque seu modelo de negócios enfrenta um desafio estrutural, a plataforma impressa com suas peculiaridades se vê confrontada pela comodidade e velocidade da plataforma digital; […]
A única razão para falarmos de algo tão abstrato quanto um ecossistema jornalístico é como meio de entender o que mudou. A mais recente e importante transformação foi, obviamente, a disseminação da internet, que conecta computadores e telefones a uma rede global, social, onipresente e barata. Em se tratando de novos recursos, a capacidade de […]
La Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano -FNPI- y Promigas, convocan a “Seminario-Taller de Periodismo y Medios Digitales”, en Barranquilla, Colombia, 24 y 25 de mayo de 2013 Descripción Sin importar el medio -radio, televisión, prensa o internet-, el periodismo está en constante transformación. Más aún si agregamos a esto la importante influencia que hoy […]
Há dez anos, a recém-criada iTunes Store presenteava os clientes com uma música chamada “Over My Head (Cable Car)”, de uma obscura banda de rock de Denver chamada The Fray. Esse foi, explica o guitarrista principal Joe King, o grande momento de virada da banda. “Nunca vou esquecer, nosso gerente enviou um e-mail dizendo que […]
r e geralmente apenas por razões legais, mas o fato de ela ter sido baseada em uma premissa falsa pedia tal ação”, justificou Kathy.
Um jantar de família: Enquanto uma parente mais velha, gorda e feiosa, conta, em sua voz monótona, como foi comprar ração para seus gatos, ouvimos o barulho infernal de um garoto tocando bateria no canto da sala. Ele está no canto da imaginação da bela adolescente que não desgruda da tela do smartphone. Em seguida, […]
No 21º andar de um prédio na esquina da Rua 47 com a Segunda Avenida, em Manhattan, há uma biblioteca formada sobretudo por títulos de política e história americanas que, há 16 anos, repousa à espera de um destino no Brasil. Desde a morte do jornalista e escritor Paulo Francis, em 4 de fevereiro de […]
O ciclo noticioso de 24 horas está rapidamente virando um ciclo de 24 segundos. Em menos de metade desse tempo, o índice industrial Dow Jones despencou 150 pontos e eliminou um valor de mercado de US$ 136 bilhões por causa de um boato no Twitter, em 23 de abril, dizendo que o presidente dos EUA, […]
Por ocasião do Dia Mundial de Liberdade de Imprensa, comemorado no último dia 3/5, a Unesco no Brasil e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lançaram a versão em português do “Plano de Ação das Nações Unidas sobre a Segurança de Jornalistas e a Questão da Impunidade”, criado para […]
Foi no 61º congresso da Fifa, realizado em Zurique em meados de 2011, que Sepp Blatter, o presidente eleito pela quarta vez, anunciou a novidade às 206 confederações ali representadas: a partir daquele ano seria criado um novíssimo comitê, inteiramente independente, para monitorar o funcionamento e aprimorar a idoneidade do órgão máximo do futebol mundial. […]
Nos últimos anos, as notícias passaram a ser disseminadas por uma variedade de caminhos online. Um jornalista pode acabar sua matéria e fazer o upload dela no sistema de gestão de conteúdo do site para o qual trabalha. Ou ainda tuitar diretamente de sua conta pessoal no Twitter – a mesma informação pode ser postada […]
Combinada com a internet, a fotografia digital mudou a forma como vemos e registramos o mundo. Todo dia, 300 milhões de imagens são postadas no Facebook, o que perfaz um total de 109,5 bilhões de fotos publicadas na rede social num ano. Adicione-se a isso o Instagram, comprado por Mark Zuckerberg por US$ 1 bilhão, […]
O megainvestidor Warren Buffett acumula seguidores no Twitter mais rápido do que ganha dinheiro. Aos 82 anos, o bilionário americano aderiu ao serviço de microblogs e mandou sua primeira mensagem ontem na rede social. Em pouco menos de 45 minutos, sua conta no site tinha recebido mais de 45 mil seguidores. E até as 21h, […]
O jornal impresso ainda está longe de acabar, na opinião de quem distribui mais de 8 milhões de cópias por dia, o presidente do Times of India Group, Arunabh Das Sharma. Em entrevista à Folha anteontem [terça, 30/4], durante o congresso da Inma (associação internacional de marketing de empresas jornalísticas), em Nova York, o executivo falou sobre […]