Antes da partida entre Brasil e Inglaterra, amistoso que marcou a reinauguração do Maracanã, resolvi observar a movimentação das palavras ligadas ao jogo. O intuito era utilizar ferramentas de mapeamento/coleta de dados da mídia social Twitter, tendo em vista novas utilizações futuras em observações de grandes eventos esportivos. Este texto, portanto, representa um relato do […]
Edição: 749
Nos grandes veículos de comunicação, os ataques a um governo democraticamente eleito pelo povo tornam-se cada vez mais frequentes. Revistas, jornais e programas como talk shows têm, amiúde, o mesmo alvo, disparando acusações falsas e de grande alarde para quem lê. Não raro, acusam-no de comunista, revolucionário ou qualquer coisa que o valha, desde que […]
La mítica revista que fundó Federico Vogelius y dirigió Eduardo Galeano apareció por primera vez allá en la primera quincena de mayo de 1973. Cómo fue su inicio, qué paso en los 40 números aparecidos y por qué cerró. Eduardo Galeano recuerda: “Hoy me entero de que todos los meses, el día que sale la […]
Num julgamento histórico de 1964 que deliberou sobre obscenidade, o juiz Potter Stewart recusou-se a definir pornografia com uma frase famosa: “Mas reconheço-a, quando a vejo”. Cinquenta anos depois, as redes sociais são a nova referência para julgar o que é ofensivo e o que é liberdade de expressão. Facilitar a livre expressão ao mesmo […]
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou a condenação do colunista Ivar Paulo Hartmann, do Jornal NH, de Novo Hamburgo (RS), por incitar a discriminação contra indígenas. Ele terá de prestar dois anos de serviços comunitários e pagar 24 salários-mínimos de multa, que será destinada à Comunidade Indígena Kaingang de São Leopoldo (RS). O […]
Embora não se possa dizer que o mercado editorial esteja em seus melhores momentos – longe disso, como o próprio J&Cia tem acompanhado –, onde menos se esperava um corte relevante de pessoal ele aconteceu – no jornal Valor Econômico. Foi em 23/5, quando a empresa realizou um corte de 50 pessoas, atingindo um pequeno […]
Dick Costolo, atual CEO do Twitter, anda com ideias românticas, bucólicas e irreais sobre a empresa que dirige. Na 11ª conferência da revista AllThings D (29/05), em entrevista com a produtora executiva Kara Swisher, ele disse que o Twitter pode vir a ser grande uma praça mundial global onde as pessoas discutem notícias e eventos […]
Há motivos bem óbvios para que os jornalistas não sejam imparciais hoje em dia. O que mais chama a atenção é o fator “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Ou seja, os donos dos meios de comunicação pagam e os jornalistas fazem aquilo para o que foram incumbidos, pois do contrário seriam substituídos pelos […]
“Moda”, todo mundo sabe, é a troca cíclica das aparências dos objetos de consumo. Um processo arbitrário no sentido radical da palavra: roupas, utensílios, comportamentos entram e saem de moda por decisão de um grupo técnico, sem cauções racionais ou morais, por mero arbítrio – a moda está acima do belo ou do feio. É […]
As inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em jornalismo científico, oferecido pelo Labjor/Unicamp, foram prorrogadas até dia 10 de junho. Mais informações no link http://www.labjor.unicamp.br/cursos/informacoes_pos.htm
Há 40 anos como Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a ECA pode ficar pela metade. A iniciativa parte de professores de Artes que preferem se separar institucionalmente das Comunicações. O comentário sobre a divisão ainda permanece restrito à universidade e apenas com a sua ampliação será possível avaliar qual peso […]
I Três razões me levaram a aceitar o convite para falar na abertura deste 9º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Primeiro, certa ousadia, quase um atrevimento. Os que me convidam certamente sabem que a história da mídia brasileira não é minha área de formação e nem tem sido […]
Quando uma empresa anuncia em uma revista, um jornal ou um site de notícias, ela procura, na verdade, associar sua imagem com a imagem do veículo em questão. Uma publicação de alta respeitabilidade e credibilidade pode atrair anunciantes que possuem em mãos produtos voltados para classes sociais com maior poder aquisitivo. Já veículos mais populares […]
Não há no planeta um país onde a violência tenha sido combatida com mais inteligência coletiva e encarada como desafio pela sociedade tal o tamanho de sua escalada e, paradoxalmente, causando mais dores e ódio, do que os Estados Unidos. Entre as décadas de 20 e 70 do século 20, portanto durante 50 anos sucessivos, […]
Quando se fala em publicidade discriminatória, com estereótipos negativos ou preconceituosa, geralmente vem à mente grupos minoritários (algumas vezes, longe de serem minorias) relacionados à raça, etnia, sexualidade e a gênero. Raramente aparecem hoje no debate preocupações referentes a outros estereótipos encontrados com certa frequência na publicidade: os estereótipos de quem não consome, traduzidos nos […]
La Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano -FNPI- y la Fundación PROA, con el apoyo de la Asociación de Reporteros Gráficos de la República de Argentina -ARGRA-, convocan al Taller de fotografía no ficción con Stephen Ferry, en Buenos Aires, Argentina, del 24 al 28 de junio de 2013 » Descripción Este taller reunirá en Buenos […]
E se o tráfico de drogas não fosse o grande inimigo público contemporâneo? Quem culparíamos pela violência sistêmica? Em quem e no que ancoraríamos o medo e a insegurança, valores tão caros à sociedade burguesa tão emocionalmente ligada à propriedade e à posse de bens? Tais questões têm me inquietado ao longo do desenvolvimento da […]
Vivemos hoje em um mundo onde servidores públicos que desejam informar o povo sobre o comportamento ou as irregularidades dos governos devem operar como traficantes ou espiões. De outro modo, tais informantes podem ser capturados na rede de administrações que enxergam o livro 1984, de George Orwell, como um manual de operações. Com a recente […]
Depois de receber queixas sobre páginas que encorajavam a violência contra mulheres, o Facebook decidiu intensificar seus esforços para retirar os discursos de ódio da rede social – tipo de conteúdo que acabou fazendo algumas empresas suspenderem anúncios no site. A unidade britânica da montadora Nissan e a financeira Nationwide Building Society, por exemplo, removeram […]
Mais de 16 milhões de comerciais por ano e um relacionamento com 6 mil agências. Esse é um resumo do desempenho da Rede Globo junto ao mercado publicitário brasileiro, orgulhosamente exibido na página de internet da emissora. Líder na arrecadação de verbas publicitárias entre todos os meios de comunicação, a Globo também mostra sua força […]