“Moda”, todo mundo sabe, é a troca cíclica das aparências dos objetos de consumo. Um processo arbitrário no sentido radical da palavra: roupas, utensílios, comportamentos entram e saem de moda por decisão de um grupo técnico, sem cauções racionais ou morais, por mero arbítrio – a moda está acima do belo ou do feio. É […]
Edição: 749
As inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em jornalismo científico, oferecido pelo Labjor/Unicamp, foram prorrogadas até dia 10 de junho. Mais informações no link http://www.labjor.unicamp.br/cursos/informacoes_pos.htm
Há 40 anos como Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a ECA pode ficar pela metade. A iniciativa parte de professores de Artes que preferem se separar institucionalmente das Comunicações. O comentário sobre a divisão ainda permanece restrito à universidade e apenas com a sua ampliação será possível avaliar qual peso […]
I Três razões me levaram a aceitar o convite para falar na abertura deste 9º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Primeiro, certa ousadia, quase um atrevimento. Os que me convidam certamente sabem que a história da mídia brasileira não é minha área de formação e nem tem sido […]
Quando uma empresa anuncia em uma revista, um jornal ou um site de notícias, ela procura, na verdade, associar sua imagem com a imagem do veículo em questão. Uma publicação de alta respeitabilidade e credibilidade pode atrair anunciantes que possuem em mãos produtos voltados para classes sociais com maior poder aquisitivo. Já veículos mais populares […]
Não há no planeta um país onde a violência tenha sido combatida com mais inteligência coletiva e encarada como desafio pela sociedade tal o tamanho de sua escalada e, paradoxalmente, causando mais dores e ódio, do que os Estados Unidos. Entre as décadas de 20 e 70 do século 20, portanto durante 50 anos sucessivos, […]
Quando se fala em publicidade discriminatória, com estereótipos negativos ou preconceituosa, geralmente vem à mente grupos minoritários (algumas vezes, longe de serem minorias) relacionados à raça, etnia, sexualidade e a gênero. Raramente aparecem hoje no debate preocupações referentes a outros estereótipos encontrados com certa frequência na publicidade: os estereótipos de quem não consome, traduzidos nos […]
La Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano -FNPI- y la Fundación PROA, con el apoyo de la Asociación de Reporteros Gráficos de la República de Argentina -ARGRA-, convocan al Taller de fotografía no ficción con Stephen Ferry, en Buenos Aires, Argentina, del 24 al 28 de junio de 2013 » Descripción Este taller reunirá en Buenos […]
E se o tráfico de drogas não fosse o grande inimigo público contemporâneo? Quem culparíamos pela violência sistêmica? Em quem e no que ancoraríamos o medo e a insegurança, valores tão caros à sociedade burguesa tão emocionalmente ligada à propriedade e à posse de bens? Tais questões têm me inquietado ao longo do desenvolvimento da […]
Vivemos hoje em um mundo onde servidores públicos que desejam informar o povo sobre o comportamento ou as irregularidades dos governos devem operar como traficantes ou espiões. De outro modo, tais informantes podem ser capturados na rede de administrações que enxergam o livro 1984, de George Orwell, como um manual de operações. Com a recente […]
Depois de receber queixas sobre páginas que encorajavam a violência contra mulheres, o Facebook decidiu intensificar seus esforços para retirar os discursos de ódio da rede social – tipo de conteúdo que acabou fazendo algumas empresas suspenderem anúncios no site. A unidade britânica da montadora Nissan e a financeira Nationwide Building Society, por exemplo, removeram […]
Mais de 16 milhões de comerciais por ano e um relacionamento com 6 mil agências. Esse é um resumo do desempenho da Rede Globo junto ao mercado publicitário brasileiro, orgulhosamente exibido na página de internet da emissora. Líder na arrecadação de verbas publicitárias entre todos os meios de comunicação, a Globo também mostra sua força […]
No próximo ano, a sociedade brasileira vivenciará um debate histórico por conta dos 50 anos do golpe de 1964 e a instituição de um regime político comandado pelos militares com expressiva participação e apoio civil, até mesmo na montagem e financiamento do aparato repressivo. O debate vem sendo alimentado pelas revelações da Comissão da Verdade, […]
Desde 2004, com o slogan “Rumo à liderança”, a Record tem investido pesado para seu maior objetivo desde então: ultrapassar a Globo na audiência. A emissora dos bispos levou a ideia a sério e partiu rumo à contratações de autores, redatores, equipe técnica, que pudessem fazer bons produtos e concorrer com a emissora carioca. Dar […]
Jornalismo é jornalismo, seja ele esportivo, político, econômico, social. Pode ser propagado em televisão, rádio, jornal, revista ou Internet. Não importa. A essência não muda porque sua natureza é única e está intimamente ligada às regras da ética e ao interesse público [Heródoto Barbeiro e Patrícia Rangel, 2006, p. 13]. Porém, trabalhar com jornalismo esportivo […]
O Chicago Sun-Times demitiu, na semana passada, sua equipe inteira de fotografia. A administração do jornal afirmou que a decisão é consequência do projeto de aumentar o foco em vídeos online. A ideia agora é treinar os repórteres para tirar fotos com iPhones. “Nos próximos dias e semanas, trabalharemos com a redação para treiná-los e […]
Hoje [quarta-feira, 29/5], na pequena vitória em uma batalha que não deveríamos ter de lutar, o Facebook decidiu se tornar um pouco menos conivente com o estupro. Obrigada, Facebook! Não quero parecer ingrata. É animador que o Facebook tenha sido receptivo – e prontamente, aliás – à carta aberta enviada na semana retrasada e assinada […]
Procurando imitar os modelos de negócios usados por jovens empresas como o BuzzFeed (site famoso por suas matérias em forma de lista), o New York Times está estudando permitir que anunciantes patrocinem mais notícias em seu website, segundo duas fontes. Numa série de reuniões com diretores editoriais e de vendas, no mês passado, o presidente […]
No começo de maio, o arcebispo emérito da Cidade do Cabo, Desmond Tutu, declarou ao jornal sul-africano Mail & Guardian que não votará mais no Congresso Nacional Sul-Africano (CNA – ou ANC em língua inglesa). O líder religioso de 81 anos está aposentado da vida pública desde 2010, mas ainda se posiciona como uma das […]
O momento é de transformação na indústria da comunicação. Surgem novas mídias, novos formatos e vetores. O “modus operandi” do mercado se altera, veículos tradicionais perdem lugar para a novidade, tradições arrefecem. Ameaças e oportunidades se misturam. O aumento da penetração da TV paga faz a quantidade de canais se expandir de forma acelerada. Emissoras […]