Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 754

Editoras sugerem criação de órgão independente

Diante do impasse político sobre o novo sistema de regulação da imprensa britânica, a indústria começou a se mexer para tentar estabelecer o órgão que substituirá a Press Complaints Commission [Comissão de Queixas à Imprensa]. Representantes de alguns dos maiores grupos de jornais e revistas do país defenderam, no início da semana, a criação de […]

Número de assinantes de TV paga fica menor

A base de assinantes de TV paga no Brasil caiu 0,21% em maio em relação ao mês anterior, totalizando 16,934 milhões de acessos no último mês, informou a Agência Nacional de Telecomunicações. Segundo a Anatel, os resultados do setor foram afetados pelo ajuste em números inflados da Sky, alvo de polêmica nos últimos dias. “A […]

‘A internet deve se tornar invisível’

Quando era estudante de pós-graduação na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Steve Crocker participou da equipe que fez a primeira conexão da Arpanet, rede precursora da internet. Ele ajudou a desenvolver os primeiros protocolos da rede – tecnologias que permitem a troca de informações entre máquinas que usam linguagens diferentes). Escreveu, em 1969, […]

Mídia social domina o temário

Mídia Social foi a grande estrela de um dos maiores eventos de comunicação empresarial do mundo. Seu crescimento, seu poder de formação e destruição de imagem, sua velocidade, sua linguagem e capacidade de mobilização, entre outras preocupações, foram a tônica das discussões apresentadas na Conferência Mundial de 2013 da IABC – International Association of Business […]

Educação, uma pauta pouco relevante

Educação é um dos assuntos menos valorizados na imprensa brasileira e isso foi comprovado, mais uma vez, na primeira semana de julho. Sobram motivos para cuidar do assunto, mas, na falta de qualquer outro, bastaria a importância econômica desse fator para justificar uma atenção maior. Neste ano, haverá de novo escassez de mão de obra […]

Jornalismo, jornalistas e o dever da verdade

Impressionante como alguns colegas jornalistas não conseguem entender (ou não querem) o porquê das ações agressivas e persistentes contra repórteres e veículos de comunicação em quase todas as manifestações pelo país. Convenhamos, não precisa muito esforço para querer entender esse fenômeno. Primeiro, deixo bem claro meu posicionamento contundente contra qualquer violência, seja do Estado, do […]

Em gravação, Murdoch diz que cultura do suborno sempre existiu

Afogado em inquéritos sobre o comportamento dos jornalistas e executivos que trabalham em seus jornais, o magnata Rupert Murdoch, dono da News Corporation, passou a enfrentar novos questionamentos no início de julho após o vazamento de uma gravação clandestina em que ele diz para funcionários que a cultura de subornar policiais “sempre existiu em todos […]

Erivaldo Carvalho

“‘Meia verdade é sempre uma mentira inteira.’ Provérbio judaico Se há um ponto sobre o qual todos concordamos foi o que motivou as manifestações de rua no Brasil: o preço das passagens. Sob pressão, governos anunciaram recuos, cancelamentos e reduções nas tarifas. Não foi o suficiente. Há um clamor por mais transparência em relação aos […]

‘Na era do Big Data, livre arbítrio deve ser sagrado’

Na década de 1960, o secretário de Defesa americano Robert McNamara elegeu a quantidade de baixas inimigas como medida oficial do progresso na Guerra do Vietnã. Nada mais natural vindo dele, que desenvolveu sua obsessão por dados numéricos como aluno da Harvard Business School e prodígio da Ford. Sua devoção por cifras contagiou o país […]

Ninguém diz nada

Fiquei simplesmente sem ação quando vi que meu último artigo, denominado “A farra das comunitárias”, não teve nenhuma repercussão. Parece que todos estão surdos e que a tendência da Rádio Comunitária em sua essência é sucumbir diante dos interesses do dinheiro e dos que têm todas as formas de poder. Acho que esse problema não […]

Anúncios ardilosos

Reportagem do O Estado de S. Paulo de domingo (7/7), assinada por Irany Tereza e Mariana Durão, prestou bom serviço aos mostrar que “Bolha da OGX foi inflada por 55 anúncios de descobertas de petróleo”. Levantamento feito pelo jornal constatou que a petroleira de Eike Batista fez 105 comunicados ao mercado em dois anos e […]

Carta aberta das ruas para a (grande) mídia

Depois dos protestos que mobilizaram milhares de pessoas em várias cidades Brasil afora, onde um tiquinho da conta de indignação por “tudo que está aí” caiu no colo de “meio mundo” – culpados ou não –, nem o futebol escapou. As inevitáveis (e algumas equivocadas) mudanças, ou propostas de mudanças seguem ao calor das ruas. […]

Upworthy se baseia em resposta emocional para conquistar leitores

Durante uma conferência anual sobre a Internet, Sara Critchfield, diretora editorial do Upworthy, que possui 10 milhões de visitantes únicos por mês, compartilhou o que chama de “ingrediente secreto” para o sucesso do site: a procura de conteúdo capaz de gerar respostas emocionais tanto para quem lê quanto para quem escreve. O Upworthy diz ser […]

A guerra cibernética começa no seu smartphone

Quanto mais firmes forem os protestos do governo brasileiro, melhor. Quanto mais numerosas e abrangentes forem as iniciativas contra o governo dos Estados Unidos e suas contratadas pela invasão do nosso espaço cibernético, mais protegidos nos sentiremos. A aterrorizante verdade é que apesar do nosso esperneio muito pouco poderá mudar. A Casa Branca dará todas […]

Jornalista não planeja futuro nem reflete sobre profissão

O perfil do jornalista mudou. A nova geração é hegemonicamente feminina, com menos de 35 anos, não sindicalizada, de formação política débil, massacrada pelo tipo de empregabilidade a que está submetida e pela densificação do trabalho. As evidências desta realidade estão reunidas no livro As mudanças no mundo do trabalho do jornalista (Editora Atlas, 2013), […]

Facebook deveria ser substituído por outra rede social

Cofundador de um dos sites mais longevos e populares da internet, o The Pirate Bay, de compartilhamento de arquivos, Tobias Andersson, 35, acredita que uma nova rede social, “totalmente independente de governos e empresas”, possa substituir o Facebook nos próximos anos. “Eles têm sido muito bons em conectar pessoas, companhias e veículos de comunicação em […]

Ascensão e queda

Não passou sem registro uma nova modalidade de cinismo em curso no país: o pedido de desculpas segundo os preceitos de La Rochefoucauld, para quem a hipocrisia é um tributo que o vício paga à virtude. No final de maio, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, protagonizou episódio que ilustra a tese: agrediu um cidadão […]

A era pós-jornalismo

O crescimento acelerado das diversas modalidades de comunicação midiática que se propagam a partir do ciberespaço reconfigurando a comunicação no mundo contemporâneo, com destaque para as denominadas redes sociais, tem provocado uma maior reflexão acerca dos sistemas de produção e circulação deste que é o elemento mais valioso e central da vida na sociedade: a […]

O jornalismo digital no ‘New York Times’

Martin Nisenholtz é conselheiro-executivo da New York Times Company e professor adjunto na Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia. Um dos pioneirosna área da mídia digital, ele foi vice-presidente executivo do departamento de Operações Digitais do New York Times entre 2005 e 2012. Liderou o processo de criação do nytimes.com, em 1995, e foi […]