A mídia (ou os canais de mídia, se preferir) tem sido nas últimas décadas a maior formadora de opinião do mundo. A globalização fez da imprensa uma criação de objetos para exposição. Não há mais somente a notícia, e sim, qualquer coisa que se possa despertar o interesse do leitor ou do espectador, como diz […]
Edição: 758
O governo federal dos EUA está processando responsáveis por vazamentos em ritmo acelerado e com novas teorias – coletando informações, de e sobre jornalistas, chamando um de criminoso e ameaçando outro de ser preso. Em seu esforço inútil de persuadir a Rússia a devolver outro autor de vazamentos, Edward J. Snowden, a administração do presidente […]
O tradicional jornal norte-americano Washington Post, responsável pelas denúncias que levaram à queda do presidente Nixon, em 1974, no escândalo conhecido como Watergate, foi comprado pelo fundador e presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos por US$ 250 milhões. Esse é o primeiro grande investimento do executivo fora do meio digital. O anúncio da negociação foi […]
Não disse neste espaço que há uma divisão de gerações causada pela mídia social? Não disse que minha expectativa de privacidade é diferente da de jovens que documentam cada momento íntimo? Disse bobagem. O caso de um admirado âncora da rádio pública americana, um moderado jornalista de 61 anos que tuitou, ainda que com metáforas […]
O que a Abril fará com as concessões de TV aberta e a infraestrutura que restaram com a empresa brasileira após o fim da parceria com a Viacom na MTV? Segundo fonte credenciada do grupo controlado pela família Civita não há ainda uma definição. “Vamos procurar o melhor negócio que conseguirmos fazer”, diz essa fonte, […]
Na transmissão das manifestações do Rio eles mobilizaram 300 mil espectadores, mas pautaram o trabalho de colegas que falam e escrevem para milhões. Revolucionários, ativistas e alegadamente apartidários os integrantes do grupo de mídia alternativa Narrativas Independentes Jornalismo e Ação (Ninja) transmitem ao vivo, sem grande preocupação com a qualidade da imagem e edição. O […]
Ainda tomando pé da situação que o levou a mudar de canal após sete anos, Tiago Worcman conversou com esta colunista para entrevista que estampa uma página do Caderno 2, hoje [domingo, 4/8], no Estado de S.Paulo. Segue aqui uma versão ligeiramente estendida da publicação no Estadão impresso. Ex-diretor de programação do canal GNT, Tiago […]
A diminuição da compra de livros pelo governo fez o mercado editorial brasileiro encolher em 2012, mostrando que as editoras do país ainda dependem das vendas governamentais para crescer. O preço do livro também subiu pela primeira vez em nove anos. É o que mostra a última edição da pesquisa “Produção e vendas do setor […]
A Editora Abril anunciou na quinta-feira (1/8) “mudanças nas estruturas editorial e comercial” de quatro unidades de negócio: Abril Segmentadas, Veja, Exame e Negócios Digitais. A reestruturação da empresa incluiu o fechamento de quatro revistas – Alfa, Bravo!, Gloss e Lola – e a demissão de “cerca de 150 profissionais das mais diversas áreas”, informou […]
A empresa The New York Times Company informou no sábado (3/8) que concordou em vender o The Boston Globe e suas outras propriedades jornalísticas na região de New England a John W. Henry, principal dono da equipe de baseball Boston Red Sox. Assim, após duas décadas lutando para conter a queda em circulação e receita, […]
A Folha de S. Paulo foi o único dos jornais de circulação nacional a reservar um espaço para a participação de representantes do coletivo Mídia Ninja no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, exibido na segunda-feira (5/8). Ainda assim, o texto é apenas um relato burocrático de parte das perguntas e respostas, […]
No último domingo [28/7], a Folha de S.Paulo publicou um editorial intitulado “Mitos das redes sociais“, em que reconhece a utilidade das redes sociais “como ferramenta profissional e recreativa” e critica seus “aspectos mais controversos”. Vou fazer aqui com a Folha o que as redes sociais têm feito com a mídia tradicional; e, fazendo-o, pretendo […]
O número de assinantes digitais de jornais do grupo New York Times Company (que edita o New York Times e o International Herald Tribune) cresceu 35% no segundo trimestre deste ano ante igual período de 2012. No total, a empresa tinha no segundo trimestre 699 mil assinantes das versões digitais. No primeiro trimestre, eram 676 […]
Durante una de las manifestaciones de São Paulo del pasado mes de junio el corresponsal de la cadena Globo en Nueva York, Jorge Pontual, lanzaba en su Twitter: “Si la batería del Ninja no se muere, yo no duermo esta noche”.El veterano periodista del medio más atacado durante las manifestaciones en Brasil se refería a […]
Se é verdade o relato de Elio Gaspari sobre a saída de Mario Sergio Conti do Roda Viva [ver aqui, rolar a página] a TV Cultura de São Paulo vive dias de absoluta insanidade. A versão de Elio é, certamente, a de Conti. Conti fez carreira na Veja sob as asas de Elio quando este […]
[do release da editora] Quando a mídia vira escândalo político é o livro do jornalista Edgar Leite, que será lançado no próximo dia 25 de agosto, às 15 horas, na Nobel Mega Store do Suzano Shopping. A publicação é da Editora Multifoco. O livro é sobre “jornalismo e política”. Resultado de três anos de pesquisa, […]
A InterActiveCorp (IAC) fechou um acordo para a venda da “Newsweek” para o grupo IBT Media, dona do portal jornalístico International Business Times. O negócio foi anunciado na noite de sábado (3/8) e envolve a marca e as operações. Os valores não foram divulgados. Será o terceiro grupo a controlar a revista em apenas três […]
A Newsweek voltou a mudar de dono e foi comprada pela empresa de notícias digital International Business Times por uma quantia não revelada. A revista semanal, que existe há 80 anos, já havia sido vendida em 2010. O anúncio foi feito sábado (3/8). "Estamos entusiasmados em receber essa marca icônica e propriedade de notícias global […]
O rápido crescimento do Facebook na América Latina contribuiu para os resultados espetaculares da rede social no segundo trimestre, enquanto a baixa penetração de smartphones promete ainda novos negócios por algum tempo. O Facebook surpreendeu todo o mundo na semana passada com um aumento de 53% de suas receitas, e suas ações superaram pela primeira […]
Apesar de vender a imagem de empresas descoladas e antenadas no mundo das mídias digitais, as gigantes da internet têm recorrido ao velho e bom lobby em Brasília para tirar do terreno da virtualidade suas demandas. Motivos não faltam para priorizar o meio de campo institucional. O Brasil é a quinta operação mais rentável do […]