Algumas das mais prestigiadas cabeças da imprensa têm se empenhado, nos últimos dias, a uma articulada operação com o objetivo de desmoralizar o coletivo de produções culturais chamado Fora do Eixo e, como resultado indireto, demonizar o fenômeno de midiativismo conhecido como Mídia Ninja. Não se pode dizer que esse movimento seja organizado, da mesma […]
Edição: 759
Agora estão na pauta o vandalismo, a radicalização, o recurso fácil à baderna, o auê. No conjunto de perplexidades produzidas pelas jornadas de junho, a mais recente tem a ver com a drástica mudança ocorrida nos paradigmas das manifestações: há dois meses os protestos primavam pela forma pacífica, violência era exceção. Neste exato momento, o […]
Uma pequena nota publicada pela Folha de S. Paulo na edição de sexta-feira (16/8) reflete mais intensamente o impacto provocado pelo fenômeno da Mídia Ninjado que as centenas de páginas já produzidas por intelectuais de várias grandezas, jornalistas e curiosos, em jornais, revistas e nas redes sociais digitais. O texto em questão informa que o […]
A entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura) dada pelos integrantes do grupo de mídia alternativa Narrativas Independentes Jornalismo e Ação (Ninja), responsáveis pela transmissão das manifestações ao vivo via streaming, recolocou o jornalismo no centro do debate sobre o papel da imprensa na sociedade brasileira. O papel da imprensa me parece claro. Foi, é […]
Começou por uma venda devido a uma falência, em 1933, quando um empresário republicano, e confidente do presidente, se reinventou a si próprio como diretor de um jornal na capital da nação. Terminou com o anúncio de que seus descendentes haviam vendido o jornal a um mago da internet que vive no estado de Washington, […]
Em junho, quando os primeiros protestos exigindo o combate à corrupção e melhorias na qualidade dos serviços públicos começavam a tomar as ruas do país, a Lei de Acesso a Informações Públicas completava um ano em vigor. Ferramenta indispensável para a transparência e o controle social dos gastos governamentais, a lei ainda não contagiou a […]
Um exercício interessante na observação da imprensa é vasculhar velhos arquivos, com palavras-chave tiradas do noticiário atual. Esse exercício permite constatar, por exemplo, as diferenças de pesos e medidas aplicadas a notícias sobre temas assemelhados, que podem mudar conforme os protagonistas e segundo os interesses de cada veículo no período. O caso mais evidente é […]
A Semana da Pátria terá uma atração a mais este ano na capital paulista. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro (6ª.feira a domingo) acontece no Memorial da América Latina, Auditório Simon Bolivar (rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda), o II Salão Nacional do Jornalista Escritor, tendo como tema central O […]
Os jornais de quarta-feira (14/8) trazem reportagens sobre manifestação ocorrida no Rio, na véspera, na qual foi exigida uma explicação das autoridades para o caso do pedreiro Amarildo Dias de Souza, que desapareceu há um mês, após ser detido por policiais na favela da Rocinha. As imagens do ato de protesto ocorrido em frente à […]
É fácil dizer que as mudanças são boas, mas quando elas acontecem, é um choque. Foi assim para as centenas de empregados do Washington Post como eu, quando ouvimos o patrão, na segunda-feira (5/8), anunciar que estava vendendo o jornal. Para avaliar o que aconteceu esta semana, você tem que compreender como era pessoal a […]
O que é intrigante sobre Jeff Bezos, que comprou o Washington Post recentemente, não é o fato de ele ser do tipo digital e nem que possui muito dinheiro (apesar de ambos ajudarem), mas de ter se especializado, desde que fundou a Amazon, na visão a longo prazo. A empresa perdeu dinheiro por nove anos, […]
A língua inglesa tem a expressão food for thought, perfeita para definir fatos ou argumentos que, de repente, aparecem e passam a demandar uma análise racional que se alimente deles mesmos para tentar digeri-los. De certo modo, uma pesquisa recente desempenha agora esse papel no mercado editorial brasileiro. É de responsabilidade da Fipe (Fundação Instituto […]
– As oportunidades de desenvolver estudos em comunicação no Brasil aumentaram bastante nos últimos anos. A maior parte dos projetos, no entanto, ainda é formada por trabalhos pequenos e menos ambiciosos do que os realizados em outras áreas. A avaliação foi feita por Norval Baitello Júnior, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo […]
Os jornalistas do “The Washington Post” ficaram chocados ao ser reunidos na tarde de segunda-feira, quando se aproximava o horário de fechamento da edição, para ser informados de que o jornal estava sendo vendido para Jeff Bezos, o diretor-presidente da Amazon, por US$ 250 milhões. “Me senti como se um velho namorado, de quem eu […]
A imagem da família reunida, à noite, em volta do televisor não promete ser quebrada pelas novas tecnologias, ainda que a maioria dos membros esteja agora, provavelmente, falando pelo Twitter, navegando pela internet ou acompanhando outra coisa qualquer online ao mesmo tempo. Segundo o levantamento anual que faz o órgão regulador da mídia britânica, o […]
Entre os dias 23 de julho e 2 de agosto, seis leitores enviaram e-mails à ouvidoria para falar sobre a cobertura feita pela Agência Brasil do caso TelexFree. Dois leitores apontavam o erro de um valor divulgado em uma das matérias. Outros dois pediam informações sobre o andamento do processo, que aguarda a decisão […]
O (talvez) curto acordo entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Serasa revela ao mesmo tempo o alto valor dos dados de identificação de pessoas na era digital e a baixa valia da privacidade do cidadão para o poder público. Os dados de 141 milhões de eleitores ficariam à disposição da empresa em troca […]
“O iceberg comprou o Titanic”, brincou ontem em manchete a revista eletrônica Salon, referindo-se ao fato de Jeff Bezos, dono da Amazon, cujo sucesso ajudou a fechar várias livrarias, ter adquirido o Washington Post, representante da mídia dita tradicional. Pode ser, se a análise da aquisição do jornal for feita apenas do ponto de vista […]
Ao analisar as chamadas “coberturas coletivas” nas redes sociais e o conteúdo produzido pela mídia tradicional após as manifestações que ocorreram em diversas cidades brasileiras no último mês, o pesquisador da Universidade Federal do Espirito Santo, Fábio Malini, é contundente: “O que está em jogo é o poder midiático”. Para ele, “trata-se de duas ecologias […]
The scary thing about a disruption is that you don’t know where it will go. Forty years ago, we didn’t realize the first cellphone call would lead to mobile computing and smartphones. Twenty years ago, we didn’t realize that Amazon would transform retail shopping. Ten years ago, there was no Facebook or Twitter. You […]