“‘Não acredito que exista um arauto da imparcialidade.’ Pablo Capilé, do Mídia Ninja O leitor razoavelmente conectado já deve ter se deparado com um tipo diferente de cobertura, difundida a partir de pessoas com equipamentos portáteis (telefones e pequenos computadores) de acesso ao vivo à internet. Na última quarta-feira, 7, O POVO registrou a atuação […]
Edição: 759
[do release da editora] Receitas de sucesso e vidas guiadas por manuais midiáticos são tema do livro Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais (Educ/Fapesp), lançado em 13 de agosto, em São Paulo, pelo professor José Luiz Aidar Prado, do pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Na obra, aborda como tais dispositivos oferecem receitas para guiar os […]
Eram 21 horas de 30 de abril de 1981 quando uma bomba explodiu num dos carros que estava no estacionamento do pavilhão Riocentro, no Rio de Janeiro. O sargento Guilherme Pereira do Rosário, atingido em cheio, morreu na hora. O capitão Wilson Dias Machado, que estava ao lado dele, ficou gravemente ferido. Os dois militares […]
Ir na contramão do senso comum e das normas estabelecidas é característica de todo pensamento crítico. Mas quando se trata de avaliar iniciativas que, justamente, atuam ou pelo menos se declaram à contracorrente do “sistema”, parece que o sentido crítico se dilui, temeroso de ser apontado como cúmplice desse mesmo sistema que deseja combater. É […]
Em novembro de 2010, Tina Brown, do The Daily Beast, contou à sua equipe, de maneira animada, que o site iria fundir-se com a Newsweek. Na época, ela acreditava nas potenciais sinergias para anunciantes em todas as plataformas e prometeu produzir uma nova forma de jornalismo de revista, com o digital impulsionando o impresso, em […]
O New York Times não está à venda, disseram os proprietários do jornal, segundo o próprio NYT, depois de uma semana em que o Boston Globe e o Washington Post foram vendidos. “Será que a nossa família vai buscar vender o Times? A resposta é não”, disse o publisher Arthur Sulzberger Jr., que também é […]
A pergunta do momento é: afinal, o que vai fazer Jeff Bezos, criador da Amazon, com o grupo do jornalão “Washington Post”, que adquiriu na semana passada por US$ 250 milhões? Será Bezos o expoente da geração de empresários da web que encontrará a solução para gerar receita no jornalismo on-line? Cacife ele tem: além […]
Nos EUA, existem jornalistas e blogueiros que checam fatos de discursos políticos como os do PolitiFact, unidade dedicada à checagem dos fatos no The Tampa Bay Times, eos do FactCheck.org, criado pelo Centro de Políticas Públicas Annenberg, da Universidade da Pensilvânia. Eles funcionam da seguinte maneira: as falas e promessas de políticos são analisadas e […]
As ruidosas e majoritariamente eufóricas manifestações em torno da venda do Washington Post ao bilionário digital Jeff Bezos, dono do maior entreposto de livros de todos os tempos, poderiam ser enfeixadas num dossiê intitulado “Muito barulho por nada” (Much Ado About Nothing, com os agradecimentos póstumos a William Shakespeare). Afirmar que o 5 de agosto […]
Lembrando: “É importante que quanto maior for a cobertura de um órgão de imprensa, maior seja o compromisso do jornalista com sua responsabilidade social” (“Jornalismo de qualidade e responsabilidade social“, por Rackel Cardoso Santos, Observatório da Imprensa, 16/12/2008). Causou perplexidade a morte, supostamente por homicídio, de cinco membros da família do sargento da Polícia Militar […]
Após a morte da britânica Hannah Smith, de 14 anos – encontrada enforcada na sexta-feira (2/8) depois de sofrer assédio moral em seu perfil no Ask.fm – a rede social está enfrentando o abandono em massa de seu anunciantes. Empresas como o Sun, BT, Vodafone, e EDF Energy já deixaram a lista dos que pagam […]
Em sua coluna no O Estado de S. Paulo de domingo (11/8), Renato Cruz disse que no Roda Viva da TV Cultura do dia 5 de agosto tanto os jovens na berlinda – Bruno Torturra, do Mídia Ninja, e Pablo Capilé, do coletivo Fora do Eixo – como os experientes jornalistas na bancada se saíram […]
Entre os dias 23 de julho e 2 de agosto, seis leitores enviaram e-mails à ouvidoria para falar sobre a cobertura feita pela Agência Brasil do caso TelexFree. Dois leitores apontavam o erro de um valor divulgado em uma das matérias. Outros dois pediam informações sobre o andamento do processo, que aguarda a decisão […]
Devo um pedido de desculpas à grande imprensa nacional. Me desculpe, grande imprensa nacional. Quando li a matéria da IstoÉ sobre o cartel consentido formado em São Paulo para a construção de linhas de trem e metrô sob sucessivos governos do PSDB e as suspeitas de um propinoduto favorecendo o partido, comentei com meus botões […]
Não conheço um só jornalista que não gostaria de trabalhar em um jornal capaz de derrubar o homem mais poderoso do mundo, o presidente dos Estados Unidos, no caso, Richard Nixon. É fácil imaginar, por isso, o tremendo impacto da notícia de que o jornal que perpetrou tal façanha, o “Washington Post”, fora vendido. Minha […]
O fato mais surpreendente sobre a recém-anunciada venda do Boston Globe e doWashington Postsão os preços baixos em relação à atenção que receberam. O The Globe e seu irmão impresso em Worcester vão para o dono da equipe de beisebol Red Sox, John Henry, pela bagatela de US$ 70 milhões, enquanto Jeff Bezos, dono da […]
O “Informe Publicitário” publicado pela Siemens do Brasil e assinado pelo seu presidente na primeira página da Folha de S.Paulo no domingo (11/8) não pode ficar sem reparos (ver íntegra abaixo). Por que só na Folha? A empresa só tem contas a prestar ao jornal que iniciou as revelações sobre o suposto cartel para vencer […]
O primeiro teste que definiria o nível profissional do jornalismo investigativo da mídia tradicional brasileira foi um fiasco total: na madrugada de terça (6/8) para quarta-feira, TVs e rádios consumiram o dia todo veiculando a versão da PM de São Paulo, segundo a qual um menino de 13 anos, Marcelo, havia cometido a chacina do […]
A Time Warner decidiu paralisar seu plano de desmembrar a unidade editorial Time Inc., que publica as revistas Time, People e Sports Illustrated. O grupo de mídia esperava concluir a separação da unidade de revistas de suas operações de televisão e cinema até o fim do ano, mas informou, ontem, que decidiu suspender o plano […]
A necessidade humana de criar heróis e vilões já foi exaustivamente explorada pela psicologia e pela filosofia. No jornalismo, há certo sadismo em permear o noticiário com maniqueísmos que não fazem a imprensa melhor, mas aplaca a vontade do público em assistir um bom duelo. Os manuais de boa conduta e o juízo nos recomendam […]