O ano de 2014 está começando a se espreguiçar, com notícias sobre o fim dos feriados natalinos, movimento nas estradas e o registro do impacto das mudanças climáticas na vida cotidiana. Na edição de segunda-feira (6/1), o Estado de S. Paulo anota que uma hora de chuva foi suficiente para provocar uma queda de 11 […]
Edição: 779
As libações – ou o relax – da véspera abafaram a repercussão entre nós do corajoso editorial do jornal The New York Times de quinta-feira (2/1, ver aqui), no qual pede clemência ao governo Obama para Edward Snowden, o denunciador do gigantesco sistema de espionagem ilegal operado pela NSA. Em jogada ensaiada, o britânico The […]
A imprensa brasileira funciona como um partido de oposição, mais eficiente, estruturado, coeso e determinado do que as agremiações políticas oficiais. Mas não se trata de um partido de oposição à aliança que governa o Brasil desde 2003: é uma organização política que em muitos aspectos se assemelha ao Tea Party americano, ou seja, um […]
A posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, noticiada na quinta-feira (2/1), cria a oportunidade para um rápido balanço do poder da República que capitalizou as atenções da imprensa no ano que passou. Principalmente por conta do julgamento da Ação Penal 470, e com a série de denúncias que vieram a […]
Em 2013 só deu você: seus textos foram lidos, suas fotos compartilhadas, seus vídeos assistidos e seus comentários curtidos. Mas por quem mesmo? Quantas outras pessoas, além de seus familiares, colegas de trabalho e amigos tiveram acesso a conteúdos gerados por você? E isso porque estamos falando apenas de pessoas e não de máquinas, embora […]
Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo esmeraram-se em tratar as vendas de Natal como um fracasso. >> Manchete da Folha: “Comércio tem o pior resultado no Natal em 11 anos”. >> Manchete do Estadão: “Com crédito contido e juros altos, vendas de Natal decepcionam”. Ambos os jornais trabalham em cima de dados da Serasa Experian e […]
Após se tornar uma publicação gratuita, em setembro de 2012, a revista Time Out de Londres anunciou, recentemente, o fim da seção LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) da sua edição impressa, assim como a saída do editor Paul Burston, que durante 20 anos comandou a editoria. Também foi anunciado o fim de […]
O garoto segura a placa com os braços erguidos. “Saímos do Facebook” é a mensagem. Tirada durante os protestos de junho, foi uma das imagens mais compartilhadas daqueles dias, uma síntese do momento em que a geração digital, tão criticada por sua apatia caseira, se materializou em uma volumosa massa manifestante no asfalto. Entre as […]
Após se tornar uma publicação gratuita, em setembro de 2012, a revista Time Out de Londres anunciou, recentemente, o fim da seção LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) da sua edição impressa, assim como a saída do editor Paul Burston, que durante 20 anos comandou a editoria. Também foi anunciado o fim de […]
A frase “o brasileiro é o povo mais social do mundo” já virou um clichê de executivos de internet. O país figura hoje entre as três principais nações em número de usuários nas estatísticas de redes sociais de todo o mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, os brasileiros são os que mais usam mídias […]
No início dos anos 60, Marshall McLuhan, um professor e intelectual bastante controverso, previu algumas mudanças profundas na forma como as pessoas pensariam e se comunicariam. Uma de suas ideias era de que estávamos entrando em um estado de conectividade que ele apelidou de “aldeia global”. Não há dúvida de que muitas de suas previsões […]
A Harvard Business Review e a Serasa Experian produziram um relatório analítico sobre Big Data. O documento analisa três desafios do tema para as organizações: a quantidade de dados que chegam nas organizações, sua mensuração e o que isso impacta na nova filosofia de tomada de decisão. Em inglês e português. Leia também Big Data: […]
Deu no jornal: Roberto Carlos está para lançar um livro sobre seus 50 anos de carreira. Não ria. Será um livro com palavras? Se for, alguém terá de escrevê-las. E quem será? Ele mesmo, Roberto Carlos, ou um “ghost-writer” de sua confiança? Tanto faz. O texto precisará contar com a participação do próprio Roberto Carlos, […]
O presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, sigla em inglês), Tom Wheeler, suspendeu a proposta de seu antecessor, Julius Genachowski, para afrouxar uma proibição de longa data sobre a propriedade de jornais e emissoras em um único grande mercado metropolitano. O objetivo da decisão é permitir que a agência, que regula o […]
Em 2017, haverá 3,6 bilhões de usuários de internet no mundo, praticamente a metade de população prevista para aquele ano, conforme estudo da empresa americana de tecnologia Cisco. Segundo a companhia, o tráfego anual de dados por dispositivos fixos e móveis deverá chegar a aproximadamente 121 exabytes por mês até 2017. Para dar uma ideia […]
Por que quem ouve música paga, quem assiste a filmes paga, quem lê livros paga, mas quem procura se informar deveria receber notícias de graça? Por que novas ideias, como o iTunes, o Netflix ou o Kindle, ajudaram gravadoras, estúdios e editoras a monetizar seus produtos no mundo digital, enquanto o jornalismo continua como nos […]
“‘O Dia de Ano Novo é o aniversário de todo homem.’ Charles Lamb, escritor inglês No embalo das retrospectivas que tomam conta do final de ano, farei uma síntese de alguns dos assuntos que pautaram a coluna neste 2013 que se vai. Antes, merecem ser citados os grandes marcos de cobertura dos últimos doze meses: […]
Por séculos, as exibições pirotécnicas têm sido o ponto alto de celebrações realizadas em diferentes partes do mundo. A festa da passagem de ano na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, na noite desta terça-feira (31/12), deverá ser presenciada por 2,3 milhões de pessoas (ver matéria “Palcos do Réveillon de Copacabana recebem equipamentos; veja […]
Em O 18 Brumário de Luís Bonaparte(1852), Marx produziu esse argumento lapidar: “Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira como tragédia e a segunda como farsa.” Podemos descolar esse conhecido […]
Há mais de 15 anos, o ConsumerLab da Ericsson estuda a relação entre humanos e produtos e serviços de tecnologia. Seu programa de pesquisa anual baseia-se em mais de cem mil entrevistas feitas em 40 países, com destaque para as 15 maiores cidades do mundo. É a partir deste material que os pesquisadores analisam as […]