Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 779

A caça aos jornais

No início dos anos 60, Marshall McLuhan, um professor e intelectual bastante controverso, previu algumas mudanças profundas na forma como as pessoas pensariam e se comunicariam. Uma de suas ideias era de que estávamos entrando em um estado de conectividade que ele apelidou de “aldeia global”. Não há dúvida de que muitas de suas previsões […]

Uma análise sobre Big Data

A Harvard Business Review e a Serasa Experian produziram um relatório analítico sobre Big Data. O documento analisa três desafios do tema para as organizações: a quantidade de dados que chegam nas organizações, sua mensuração e o que isso impacta na nova filosofia de tomada de decisão. Em inglês e português. Leia também Big Data: […]

Dono de sua história

Deu no jornal: Roberto Carlos está para lançar um livro sobre seus 50 anos de carreira. Não ria. Será um livro com palavras? Se for, alguém terá de escrevê-las. E quem será? Ele mesmo, Roberto Carlos, ou um “ghost-writer” de sua confiança? Tanto faz. O texto precisará contar com a participação do próprio Roberto Carlos, […]

FCC suspende afrouxamento de regras de propriedade cruzada

O presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, sigla em inglês), Tom Wheeler, suspendeu a proposta de seu antecessor, Julius Genachowski, para afrouxar uma proibição de longa data sobre a propriedade de jornais e emissoras em um único grande mercado metropolitano. O objetivo da decisão é permitir que a agência, que regula o […]

A sabedoria dos dados

Em 2017, haverá 3,6 bilhões de usuários de internet no mundo, praticamente a metade de população prevista para aquele ano, conforme estudo da empresa americana de tecnologia Cisco. Segundo a companhia, o tráfego anual de dados por dispositivos fixos e móveis deverá chegar a aproximadamente 121 exabytes por mês até 2017. Para dar uma ideia […]

Um fundo para o poço em que caiu o jornalismo

Por que quem ouve música paga, quem assiste a filmes paga, quem lê livros paga, mas quem procura se informar deveria receber notícias de graça? Por que novas ideias, como o iTunes, o Netflix ou o Kindle, ajudaram gravadoras, estúdios e editoras a monetizar seus produtos no mundo digital, enquanto o jornalismo continua como nos […]

Erivaldo Carvalho

“‘O Dia de Ano Novo é o aniversário de todo homem.’ Charles Lamb, escritor inglês No embalo das retrospectivas que tomam conta do final de ano, farei uma síntese de alguns dos assuntos que pautaram a coluna neste 2013 que se vai. Antes, merecem ser citados os grandes marcos de cobertura dos últimos doze meses: […]

Por trás da beleza dos fogos de artifício

Por séculos, as exibições pirotécnicas têm sido o ponto alto de celebrações realizadas em diferentes partes do mundo. A festa da passagem de ano na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, na noite desta terça-feira (31/12), deverá ser presenciada por 2,3 milhões de pessoas (ver matéria “Palcos do Réveillon de Copacabana recebem equipamentos; veja […]

Justiça como tragédia, Globo como farsa

Em O 18 Brumário de Luís Bonaparte(1852), Marx produziu esse argumento lapidar: “Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira como tragédia e a segunda como farsa.” Podemos descolar esse conhecido […]

O que vem por aí

Há mais de 15 anos, o ConsumerLab da Ericsson estuda a relação entre humanos e produtos e serviços de tecnologia. Seu programa de pesquisa anual baseia-se em mais de cem mil entrevistas feitas em 40 países, com destaque para as 15 maiores cidades do mundo. É a partir deste material que os pesquisadores analisam as […]

Regina Lima

“Uma pesquisa feita pela Ouvidoria sobre as reclamações enviadas pelos leitores no decorrer de 2013, referentes às matérias publicadas pela Agência Brasil (ABr), descobriu 16 demandas para as quais as respostas da Diretoria de Jornalismo (Dijor) indicaram que as observações dos leitores seriam levadas em conta em possíveis futuras reportagens. Não se trata de erros […]

Saudades da ditadura

A Folha de S.Paulo e o Observatório da Imprensa noticiaram no sábado (14/12/2013) a morte do embaixador Manoel Pio Corrêa Jr. O mesmo fato, a mesma data, a mesma personagem, mas com abordagens completamente diferentes.  Para a Folha, tratava-se da morte de um bom velhinho, que adorava viagens e livros, especialista na Revolução Francesa, poliglota.  […]

Documentário sobre bastidores do Google

A National Geographic fez um documentário sobre como é trabalhar no Google. Filmado nos escritórios da gigante de buscas na China, na Rússia e no Googleplex, sua sede no Vale do Silício, o filme revela uma filosofia corporativa e uma postura singular entre as grandes empresas da atualidade. Em inglês. Leia também O jeito Google […]

Tendências tecnológicas para 2014

A senha é o corpo; o smartphone, a máquina. O ano que vai começar trará consigo a explosão, finalmente, da biometria nos aparelhos de consumo e a continuação, ainda mais, do telefone celular como aparelho/computador para tudo (e para todos). Laboratórios e áreas de pesquisa da Juniper, Ericsson, Gartner, Cisco ou IBM, entre outras grandes empresas, […]

As lições de junho de 2013

Qual foi o papel da mídia? Pergunta recorrente em se tratando de qualquer acontecimento de grande repercussão. Quando chamado a opinar, é inevitável: você acha que a imprensa influenciou no julgamento do mensalão? Fim de ano, retrospectivas: que balanço pode ser feito das manifestações de 2013? Como participei, por meio deste Observatório, das tentativas de […]

Cynthia Ottaviano

“En la nueva casa de la Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de Argentina y en el marco de una serie de actividades por su inauguración, la Defensora Cynthia Ottaviano, encabezó la charla ‘Los derechos de las audiencias en América Latina. Las experiencias de Argentina, Brasil y México’. Acompañaron a Ottaviano en el […]

Publicidade tem segundo ano fraco no país

Os prognósticos de que 2013 não seria um ano nada brilhante para o mercado publicitário se confirmaram. Na indústria da propaganda brasileira, a quinta maior do mundo, repetiram-se os fracos números de 2012 e há cautela para 2014. De acordo com previsão da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), o ano deve terminar com […]

Suzana Singer

“O produto multimídia ‘Tudo sobre Belo Monte’, espécie de presente de Natal para os leitores da Folha, impressiona porque fazia muito tempo que não se via tamanho investimento em reportagem. Foram dez meses de preparo, 19 profissionais envolvidos e várias viagens à Amazônia. O conteúdo foi apresentado em textos, (lindas) fotos, vídeos, infográficos animados e […]

Nada por mim

O crescimento das mídias sociais ajudou a reconfigurar as paranoias de comportamento e facilitar as resoluções de ano novo. Com a ajuda de aplicativos quase gratuitos e de um punhado de amigos nas redes é possível comer melhor, dormir mais e viver uma vida mais ecológica, saudável, produtiva e segura. Seus usuários, fáceis demais, parecem […]