No início dos anos 60, Marshall McLuhan, um professor e intelectual bastante controverso, previu algumas mudanças profundas na forma como as pessoas pensariam e se comunicariam. Uma de suas ideias era de que estávamos entrando em um estado de conectividade que ele apelidou de “aldeia global”. Não há dúvida de que muitas de suas previsões […]
Edição: 779
A Harvard Business Review e a Serasa Experian produziram um relatório analítico sobre Big Data. O documento analisa três desafios do tema para as organizações: a quantidade de dados que chegam nas organizações, sua mensuração e o que isso impacta na nova filosofia de tomada de decisão. Em inglês e português. Leia também Big Data: […]
Deu no jornal: Roberto Carlos está para lançar um livro sobre seus 50 anos de carreira. Não ria. Será um livro com palavras? Se for, alguém terá de escrevê-las. E quem será? Ele mesmo, Roberto Carlos, ou um “ghost-writer” de sua confiança? Tanto faz. O texto precisará contar com a participação do próprio Roberto Carlos, […]
O presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, sigla em inglês), Tom Wheeler, suspendeu a proposta de seu antecessor, Julius Genachowski, para afrouxar uma proibição de longa data sobre a propriedade de jornais e emissoras em um único grande mercado metropolitano. O objetivo da decisão é permitir que a agência, que regula o […]
Em 2017, haverá 3,6 bilhões de usuários de internet no mundo, praticamente a metade de população prevista para aquele ano, conforme estudo da empresa americana de tecnologia Cisco. Segundo a companhia, o tráfego anual de dados por dispositivos fixos e móveis deverá chegar a aproximadamente 121 exabytes por mês até 2017. Para dar uma ideia […]
Por que quem ouve música paga, quem assiste a filmes paga, quem lê livros paga, mas quem procura se informar deveria receber notícias de graça? Por que novas ideias, como o iTunes, o Netflix ou o Kindle, ajudaram gravadoras, estúdios e editoras a monetizar seus produtos no mundo digital, enquanto o jornalismo continua como nos […]
“‘O Dia de Ano Novo é o aniversário de todo homem.’ Charles Lamb, escritor inglês No embalo das retrospectivas que tomam conta do final de ano, farei uma síntese de alguns dos assuntos que pautaram a coluna neste 2013 que se vai. Antes, merecem ser citados os grandes marcos de cobertura dos últimos doze meses: […]
Por séculos, as exibições pirotécnicas têm sido o ponto alto de celebrações realizadas em diferentes partes do mundo. A festa da passagem de ano na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, na noite desta terça-feira (31/12), deverá ser presenciada por 2,3 milhões de pessoas (ver matéria “Palcos do Réveillon de Copacabana recebem equipamentos; veja […]
Em O 18 Brumário de Luís Bonaparte(1852), Marx produziu esse argumento lapidar: “Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira como tragédia e a segunda como farsa.” Podemos descolar esse conhecido […]
Há mais de 15 anos, o ConsumerLab da Ericsson estuda a relação entre humanos e produtos e serviços de tecnologia. Seu programa de pesquisa anual baseia-se em mais de cem mil entrevistas feitas em 40 países, com destaque para as 15 maiores cidades do mundo. É a partir deste material que os pesquisadores analisam as […]
O Jornal Pessoal 550, de Lúcio Flávio Pinto, da primeira quinzena de dezembro, passa do meio milhar de edição, um recorde de publicação da chamada imprensa alternativa. Mas corre o risco de ser interrompido se o incansável jornalista sucumbir, abatido pelo cansaço e as perseguições do judiciário paraense, pois, afinal de conta, nenhum ser humano […]
“Uma pesquisa feita pela Ouvidoria sobre as reclamações enviadas pelos leitores no decorrer de 2013, referentes às matérias publicadas pela Agência Brasil (ABr), descobriu 16 demandas para as quais as respostas da Diretoria de Jornalismo (Dijor) indicaram que as observações dos leitores seriam levadas em conta em possíveis futuras reportagens. Não se trata de erros […]
A Folha de S.Paulo e o Observatório da Imprensa noticiaram no sábado (14/12/2013) a morte do embaixador Manoel Pio Corrêa Jr. O mesmo fato, a mesma data, a mesma personagem, mas com abordagens completamente diferentes. Para a Folha, tratava-se da morte de um bom velhinho, que adorava viagens e livros, especialista na Revolução Francesa, poliglota. […]
A National Geographic fez um documentário sobre como é trabalhar no Google. Filmado nos escritórios da gigante de buscas na China, na Rússia e no Googleplex, sua sede no Vale do Silício, o filme revela uma filosofia corporativa e uma postura singular entre as grandes empresas da atualidade. Em inglês. Leia também O jeito Google […]
A senha é o corpo; o smartphone, a máquina. O ano que vai começar trará consigo a explosão, finalmente, da biometria nos aparelhos de consumo e a continuação, ainda mais, do telefone celular como aparelho/computador para tudo (e para todos). Laboratórios e áreas de pesquisa da Juniper, Ericsson, Gartner, Cisco ou IBM, entre outras grandes empresas, […]
Qual foi o papel da mídia? Pergunta recorrente em se tratando de qualquer acontecimento de grande repercussão. Quando chamado a opinar, é inevitável: você acha que a imprensa influenciou no julgamento do mensalão? Fim de ano, retrospectivas: que balanço pode ser feito das manifestações de 2013? Como participei, por meio deste Observatório, das tentativas de […]
“En la nueva casa de la Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de Argentina y en el marco de una serie de actividades por su inauguración, la Defensora Cynthia Ottaviano, encabezó la charla ‘Los derechos de las audiencias en América Latina. Las experiencias de Argentina, Brasil y México’. Acompañaron a Ottaviano en el […]
Os prognósticos de que 2013 não seria um ano nada brilhante para o mercado publicitário se confirmaram. Na indústria da propaganda brasileira, a quinta maior do mundo, repetiram-se os fracos números de 2012 e há cautela para 2014. De acordo com previsão da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), o ano deve terminar com […]
“O produto multimídia ‘Tudo sobre Belo Monte’, espécie de presente de Natal para os leitores da Folha, impressiona porque fazia muito tempo que não se via tamanho investimento em reportagem. Foram dez meses de preparo, 19 profissionais envolvidos e várias viagens à Amazônia. O conteúdo foi apresentado em textos, (lindas) fotos, vídeos, infográficos animados e […]
O crescimento das mídias sociais ajudou a reconfigurar as paranoias de comportamento e facilitar as resoluções de ano novo. Com a ajuda de aplicativos quase gratuitos e de um punhado de amigos nas redes é possível comer melhor, dormir mais e viver uma vida mais ecológica, saudável, produtiva e segura. Seus usuários, fáceis demais, parecem […]