Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Edição: 799

Como conheci Edward Snowden

Este artigo é uma versão resumida e adaptada do Capítulo 1 do novo livro de Glenn Greenwald, No Place to Hide: Edward Snowden, the NSA, and the U.S. Security State (Não há onde se esconder: Edward Snowden, a ANS e o Estado de Segurança dos EUA), e está sendo publicado em conjunto com TomDispatch.com por cortesia da Metropolitan […]

Apresentador tece elogios à ditadura militar

Final da manhã desta quinta-feira, 15 de maio. Toda a família sintonizada no programa Aqui na Clube (TV Clube), comandado por Joslei Cardinot. O comunicador, conhecido em todo o estado por apresentar o mundo cão, estava “virado”. Estamos no segundo dia com a Polícia Militar de Pernambuco em greve. Saques, arrastões, notícias de assassinados e […]

A era dos jornalistas digitais independentes

Quem é o jornalista no mundo digital? Para o jornalista francês Jean-François Fogel, em um mundo altamente conectado como o nosso, é jornalista quem o público decidir que é jornalista. A provocação tem um fundo de verdade bem sólido, mas sua disseminação como “tendência” varia muito de contexto para contexto, de país para país, de […]

A linguagem da nova geração

Bem-vindos à modernidade. O século 21 apresenta diversos aspectos temáticos a serem discutidos, dentre eles a linguagem da nova geração de leitores. Na Geração Z, crianças já nascem conectadas, jovens cada vez mais atualizados e adultos que se adaptam a este novo momento, em que as formas de comunicar estão mais descentralizadas e distribuídas. Segundo […]

O Chile e o Brasil têm a melhor banda larga da AL

O grau de penetração da internet banda larga é um dos melhores termômetros para avaliar o desenvolvimento socioeconômico da América Latina e comprovar a ampla distância que ainda separa a região dos países mais avançados. Em uma escala de 1 a 8, América Latina obteve em 2012 nota 4,37 num índice que mede a expansão […]

‘Copa das Copas’? Ou das lorotas?

Antes mesmo de o escrete canarinho pisar os abastados gramados inacabados, a máquina publicitária do governo federal já entrou em campo. Tomou conta de todos os intervalos comerciais da TV. Com força. Com garra. Com vontade. Com força total. E também com uma dose considerável do que poderíamos chamar de doideira oficialista: em pleno país […]

Vera Guimarães Martins

A inauguração do novo estádio do Corinthians, no bairro de Itaquera, trouxe de volta as mensagens furibundas de torcedores que acusam a mídia em geral, e Folha e UOL em particular, de perseguir o clube ao se referir à arena como Itaquerão. A revolta não é nova e já foi (bem) tratada neste espaço em […]

‘A essência da comunicação não vai mudar’

Tom Rielly – “Sou membro da TED, uma associação conhecida por organizar palestras de impacto com pensadores de diversas áreas e disseminá-las em vídeos para bilhões de usuários na internet. Todo ano, o programa TED Fellows seleciona novas cabeças do mundo inteiro para atividades da nossa tribo.” Conte algo que não sei. T.R. – Para […]

Boas histórias sobre perdas bilionárias

Refinarias de petróleo são caras em todo o mundo, mas no Brasil o problema é especial. Em nenhum outro país se gasta mais de 1 bilhão sem tirar do papel qualquer coisa parecida com um equipamento industrial. Em nenhum outro se iniciam obras e despesas sem um estudo de viabilidade. Refinarias têm sido um dos […]

Copa: ‘Eles estão roubando vocês!’

Em livro recém-lançado no Brasil, o jornalista britânico Andrew Jennings desnuda farsa de ingressos da Copa e avisa: os brasileiros estão pagando por uma Copa que só trará lucro para Fifa e patrocinadores. Confira aqui a entrevista e trecho do livro em primeira mão. “Conseguir um ingresso para a Copa do Mundo é ganhar na […]

Relatório do ‘NYT’ expõe falhas na transição para o digital

Um relatório interno de 96 páginas do New York Times, enviado aos principais executivos do jornal em abril por uma comissão liderada pelo editor Arthur Gregg Sulzberger, chegou ao conhecimento do público na semana passada. O relatório pinta um retrato sombrio de uma redação que vem lutando mais dramaticamente do que o perceptível para se […]

Daniela Nogueira

É fato que o uso da internet móvel está crescendo. Ao mesmo tempo em que isso ocorre, os jornais estão com dificuldade de fazer essa transição. E mais – estão ficando para trás. Neste ano de 2014, pela primeira vez na história, os norte-americanos passarão mais tempo consumindo mídia em aparelhos móveis (celulares do tipo […]

‘Final da Copa deve quebrar recordes de tuítes’

A executiva Katie Jacobs Stanton, vice-presidente responsável pela expansão do Twitter em mercados internacionais, é apaixonada pelo Rio (passou aqui sua lua de mel). Em visita ao Brasil, ela contou ao GLOBO que a rede social espera quebrar seus recordes de mensagens durante a final da Copa do Mundo e que trabalha para que o […]

O Fla-Flu midiático: PIG versus pelegos

O Brasil está atravessando um dos momentos de maior radicalização ideológica de sua história recente. A onda de protestos desencadeada a partir de junho do ano passado, o advento das redes sociais, a realização da Copa do Mundo e a proximidade de mais uma eleição presidencial são alguns dos fatos que têm ensejado a mobilização […]

Pesadelo diário

As novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) não alteraram apenas as técnicas, normas de redação e edição no jornalismo contemporâneo. Elas também provocaram alterações na definição dos parâmetros de avaliação de erros na investigação, processamento e publicação de notícias. Trata-se de uma mudança transcendental, pois ela afeta um dos fundamentos do jornalismo e interfere […]

Deixem a ortografia em paz

Do Senado, duas notícias, uma boa e outra má. A boa: parece que temos senadores preocupados com o ensino de português. A má: querem alterar outra vez nossa ortografia, agora radicalmente, com a esperança de que, com isso, alunos possam obter melhores resultados na aprendizagem da língua. Criaram até uma comissão, com o objetivo de […]

AT&T mira mercado de TV com compra da DirecTV

Foi anunciado, no último fim de semana, o plano de compra da empresa de TV por assinatura DirecTV pela gigante de telecomunicações AT&T por US$ 48,5 bilhões. Se aprovada, a transação deve mudar o cenário do setor nos EUA. As duas empresas prometeram benefícios para os consumidores, como pacotes mais econômicos com plano de celular, […]