Pensei no título dessa conversa. Conversa de publicitária contém a dubiedade que me interessa. Muitos diriam que conversa de publicitário é conversa para boi dormir. Estamos logo seduzindo e querendo vender alguma coisa. Nesses mais de 40 anos em que atuo no mercado sei que ser publicitária desperta o imaginário da “mentirosa”, “marketeira”, aquela (e) […]
Edição: 802
O economista francês Thomas Piketty chegou a Washington no domingo, 13 de abril, para uma semana de palestras em alguns dos mais importantes centros de pesquisa sobre políticas públicas dos Estados Unidos. Sua visita também poderia ter sido anunciada como uma volta olímpica pela Costa Leste. Lançada havia menos de cinco semanas, a tradução inglesa […]
O compartilhamento de conteúdo nas redes sociais tornou-se algo fundamental para os veículos de comunicação, independentemente de seu tamanho. Um bom planejamento pode atrair mais tráfego para o site, aumentando o número de page views. O projeto de jornalismo Nieman Journalism Lab, de Harvard, perguntou para algumas das maiores empresas de comunicação dos EUA como […]
Cuidado: ter milhares de seguidores no Facebook é como ficar rico no Banco Imobiliário. Se dezenas de milhares de pessoas confirmarem presença numa manifestação, nas redes sociais, isso quer dizer que meia dúzia vai aparecer – e, dessa meia dúzia, dois ou três estarão interessados em conhecer pessoalmente algum famoso que jurou que compareceria e, […]
Desde a primeira Copa do Mundo, em 1930, a tecnologia vem evoluindo a um ritmo cada vez mais frenético. Os aficionados pelo esporte que não puderam assistir às pelejas da primeira Copa nos estádios acompanharam as partidas pelo rádio. Mas o rádio daqueles tempos era um verdadeiro móvel, geralmente adornando a sala de estar dos […]
Festa junina de escola com barracas patrocinadas, propaganda de brinquedo na TV com personagem de desenho, embalagem de xampu em formato de super-heróis… Na próxima quarta-feira (4/06) completam-se dois meses desde que uma resolução de um conselho ligado à Presidência da República determinou que qualquer publicidade para crianças, inclusive em embalagens, é abusiva. Propagandas de […]
Thomas Piketty foi catapultado para o mundo das estrelas com a recente tradução para o inglês de seu livro O Capital no Século XXI. Por semanas na lista dos mais procurados da Amazon, atingiu dimensões virais e virou assunto de blogs, tuítes e programas de televisão. Vendeu, em um mês, mais do que qualquer outro […]
O Wall Street Journal irá lançar duas versões de sua revista dedicadas ao mercado da América Latina. A publicação, que será uma réplica da edição americana, será publicada quatro vezes ao ano e terá versões em português e em espanhol. Na América Latina, as edições estarão disponíveis nos jornais parceiros do Wall Street Journal. No […]
O conceito de indústria cultural é criação de Theodor Adorno e tem exatos 60 anos. A indústria cultural está diretamente ligada ao capitalismo e tem como essência o seu polo dominante: o da produção e difusão de material imposto à sociedade. Obra de grandes empresas que visam à expansão destes mesmos materiais e sua associação […]
Muito se fala sobre Copa do Mundo, tendo de um lado, os jornalistas preocupados com apenas com o espetáculo e, de outro, aqueles preocupados com o desenvolvimento da sociedade. O primeiro grupo observa o esporte, neste caso o futebol, como um mundo à parte, em que é comum falar de milhões e, em particular, das […]
Tiziano Crudeli é um jornalista experiente, com 50 anos de carreira na imprensa esportiva italiana e uma paixão que viria a transformá-lo num símbolo da parcialidade na cobertura de futebol. Crudeli torce para a equipe do Milan e não esconde de ninguém essa paixão que cultiva desde criança, quando trocou as cores do pequeno Forli, […]
É impressionante o sucesso editorial alcançado por Capital in the Twenty-First Century, do economista francês Thomas Piketty, que tem como foco as desigualdades sociais nos últimos 100 anos. Ainda não editado no Brasil, o livro rapidamente converteu-se em best-seller nos Estados Unidos, a despeito de ser um calhamaço de quase setecentas páginas, na edição inglesa, […]
1 Em Interpretação dos sonhos (1900), Freud, dentre outros, analisou um sonho que uma paciente sua teria ouvido numa conferência que a impressionou muito, assim o tendo narrado: “Um pai estivera de vigília à cabeceira do leito de seu filho enfermo por dias e noites a fio. Após a morte do menino, ele foi para […]
Em sua maioria, nada! A resposta honesta à pergunta do título parece chocar um pouco, mas a verdade é que a grande maioria dos profissionais e dos veículos ignora o conteúdo produzido pelos leitores nas caixas de comentários. A primeira vista, você pode me responder “também pudera!” com a quantidade de participações com o tom […]
A Copa do Mundo 2014 ainda nem começou nos gramados, mas, fora das quatro linhas, os mais variados setores de nossa sociedade vêm travando diversas batalhas ideológicas que têm o mundial como pano de fundo. Nessa “partida extracampo” estão os grupos contrários à realização da Copa (ou que pelo menos estão agourando o evento) e […]
A revista satírica El Jueves (A quinta-feira), editada desde 1977 e uma referência de humor político espanhol, costuma circular toda quarta-feira (fazendo jus à sátira a que se propõe), mas na semana passada acabou circulando na própria quinta-feira. A razão? Censura. Cerca de 60 mil exemplares da revista estavam prontos para ser distribuídos pelas bancas […]
Em seu celebrado livro Capital in the Twenty-First Century, o economista francês Thomas Piketty fez contribuição importante ao explicar a evidência de aumento da concentração da riqueza numa perspectiva funcional e de longo prazo. Mas o livro de Piketty é útil para explicar a desigualdade especialmente dentro de países desenvolvidos. Já o problema de países […]
O Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, disponibiliza uma seleção de trabalhos em PDF. São estudos sobre ética, mídia digital, mulheres no jornalismo, cobertura política e econômica, entre outros. Leia mais Publicações da Universidade de Oxford
Mil volumes com cerca 1,2 mil páginas cada, capa dura e texto em preto sobre papel branco. Seria assim a versão impressa da Wikipédia, a maior enciclopédia digital do mundo, se uma campanha de crowdfunding (espécie de “vaquinha virtual”) arrecadasse 50 mil dólares (120 mil reais, aproximadamente). O montante era o necessário para imprimir os […]
Apesar do massivo apelo do marketing na mídia para mobilizar e vender o clima da Copa, o espaço dado pela população ao verde-amarelo nas ruas e nas rodas de conversa tem sido tímido, mesmo a poucos dias do Mundial. O clima de animosidade pode evidenciar um espírito de amadurecimento do brasileiro. O povo não é […]