No conto O segredo do Bonzo (1882), de Machado de Assis, os sentidos políticos e comerciais são combinados em torno da eficiência publicitária, cuja linguagem, além de apresentar as informações necessárias sobre a ideologia ou o produto, deve convencer o público a assimilar cada ordem de consumo como hábito comportamental. Revestidos da figura ambígua do […]
Edição: 810
“Não há jornalistas sem opinião. A questão é se você as expõe ou finge que não as tem e engana seus leitores”. Também acho. O autor da frase é o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que se tornou uma celebridade no nosso meio, ao revelar os documentos secretos vazados pelo ex-agente da NSA Edward Snowden. Em debate […]
Há dez anos, ao preparar sua dissertação de mestrado sobre os primórdios da modernidade gráfica no Brasil, a designer Julieta Sobral mergulhou na obra de J. Carlos (1902-1950), guardada na Biblioteca Nacional. Munida de autorização especial, ela manuseou os originais das revistas mais importantes com as quais o ilustrador e caricaturista, considerado o maior de […]
No dia 30 de julho, uma quarta-feira, o Jornal Nacional exibiu uma matéria de cerca de três minutos sobre o Festival de Dança de Joinville. Referência na área, o evento é grandioso, e chegou à sua 32ª edição com recorde de público: 6,5 mil pessoas, entre profissionais e estudantes de dança, circulam pela maior cidade […]