Quem decide o que você vê na internet? Um buscador como o Google tem um algoritmo complexo para definir o que mostra em seus resultados. Tudo começou de forma relativamente simples: o chamado PageRank analisava a quantidade de links que apontavam para determinada página, para dizer se ela era importante ou não. A importância das […]
Edição: 815
Revistas e suplementos jornalísticos voltados para o público feminino costumam ter como pauta dietas, moda, cabelo, maquiagem e sexo – geralmente, abordando temas voltados a “como seduzir os homens”, não para o prazer feminino. Algumas vezes, há matérias sobre mulheres de negócios, bem-sucedidas e com alto poder aquisitivo. A mulher que aparece como alguém de […]
Dois tipos de poder entraram em xeque, de forma articulada, neste momento histórico: o do autor (de texto, livro etc.) e o da autoridade (pessoa ou instituição que comanda). Não por acaso, as duas palavras se originam do mesmo étimo latino, auctor. A forma imutável, atributo do texto manuscrito ou impresso (isso inclui toda sorte […]
O mercado de notícias digitais está aquecido nos EUA. Até recentemente, investidores tinham pouco interesse em colocar dinheiro em empreendimentos jornalísticos. Em 2014, porém, este cenário mudou. Novos sites de notícias vêm recebendo injeções de ânimo das mais variadas fontes, desde grandes empresários e companhias de TV até milionários do Vale do Silício – no […]
Marina Silva fez sua estreia no MMA eleitoral nesta semana. A pancadaria era previsível e esperada após seu crescimento vertiginoso nas pesquisas. Ao vencedor, é praxe, as pancadas. A candidata do PSB apanhou como gente grande. É importante ressalvar que é absolutamente legítimo que Marina tenha virado vidraça. Qualquer aspirante a cargo público deve ter […]
“Cara de palhaço, roupa de palhaço, pinta de palhaço/ Foi este o meu amargo fim/ Cara de gaiato, roupa de gaiato, pinta de gaiato/ Foi o que você arranjou pra mim/ Estavas roxa por um trouxa/ Pra fazer cartaz/ Na tua lista de golpista/ Tem um bobo a mais.” Sucesso na década de 1960, o […]
Nos anos 80, um dos passatempos da molecada era frequentar as antigas casas de jogos eletrônicos, os fliperamas. O mundo era diferente então. As máquinas vinham com cinzeiros acoplados, permitindo ao jogador a comodidade de fumar enquanto derrotava o chefe da fase. Os melhores jogadores tinham audiência cativa: uma roda de pessoas se formava em […]
O mundo carece de atenção midiática em matéria de divulgação de ações edificantes realizadas pela população. No sentido de destacar os méritos coletivos, a mídia positiva tem o dever ético de tornar pública a vontade humanista de fazer o bem e promover a solidariedade. É necessário ressaltar, porém, que a projeção jornalística para nobres atitudes […]
É interessante observar como os cidadãos pobres aparecem no discurso da candidata Dilma Rousseff. Raramente estão ali como sujeitos. No mais das vezes, entram como objeto direto. Se você quer entender de que modo essa candidatura enxerga o povo brasileiro, preste atenção a esse pequenino detalhe linguístico. Na visão dos que escrevem as falas da […]
A cada dia que passa, a Vice Media confirma que está em plena ascensão. A empresa canadense, que começou como uma revista alternativa em Montreal, tornou-se um site de notícias, passou para a TV (em parceria com a HBO) e, mais recentemente, lançou o canal online Vice News, recebeu nas últimas semanas um total de […]
Como venho fazendo a cada dois meses, apresento a relação das retificações publicadas pelo O POVO em julho e agosto. Foram 32 informações corrigidas no mês de julho e 44 em agosto, como pode ser visto no gráfico abaixo. Esse número só não foi maior do que os Erramos de janeiro, quando foram corrigidas 45 […]
A imagem não deixava dúvidas. Uma torcedora do Grêmio, de pele e cabelos claros, gritava para quem quisesse ouvir: “Macaco!”, dirigindo-se ao goleiro Aranha, do Santos. Flagrada e reconhecida, veículos de comunicação do Brasil inteiro (e até estrangeiros) repercutiram o gesto absurdo, nas capas dos jornais e dos sites, nas imagens em slow motion nas […]
Na conta, o estrago do domingo ficou assim: são vinte mulheres. Catorze atrizes, três modelos, uma cantora, uma ginasta e uma jogadora de futebol. Todas mais ou menos famosas: três estiveram no elenco da série “Glee”, uma fez a sonhadora Lady Sybil em “Downton Abbey”. Jennifer Lawrence venceu um Oscar. Em alguns casos, as fotos […]
Existe uma espécie de convenção no meio jornalístico que concorda em não noticiar casos de suicídio. Outros tipos de violência, entretanto, são noticiados regularmente e às vezes de maneira detalhada. Um dos motivos para essa não veiculação é o argumento que em momentos de divulgação de casos de suicídios, o número de ocorrências tende a […]
Baseado na baixa qualidade das propostas e plataformas dos candidatos a estas eleições, resolvi escrever o pronunciamento que eu gostaria de ouvir. É uma obra de ficção, que pode ser utilizada livremente por qualquer candidato, desde que cumpra o que se promete nele: “Senhoras e senhores, Pelo que se apresenta nos debates políticos e programas […]
A crise política no Paquistão tem se revelado especialmente perigosa para jornalistas, que vêm sofrendo ameaças diretas e tendo seus veículos e escritórios depredados. Milhares de manifestantes liderados pelo partido de oposição Paquistão Tehreek-e-Insaf (PTI) montaram acampamento na capital, Islamabad, após uma marcha pela renúncia do primeiro-ministro Nawaz Sharif devido a acusações de fraude eleitoral, […]
Os dois artigos apareceram um ao lado do outro na primeira página: um, sobre Darren Wilson, o policial branco que matou fatalmente um adolescente negro no mês passado em Ferguson, estado de Missouri; o outro, um retrato do jovem que foi morto, Michael Brown. Para muitos jornalistas, os artigos, assim como o lugar que ocupavam, […]
Casos de racismo não são raridade em coberturas midiáticas. Ocasionalmente, uma notícia sobre uma mulher que não quiser atendida por um médico negro, um jogador de futebol que, só por atuar pelo time visitante, sofre ofensas racistas por torcedores da casa, entre outros casos, aparecem na capa de jornal ou de portais na internet e, […]
Dez anos depois de começar a vender produtos para empresas, o Google anunciou ontem um reforço na estratégia para a área. A princípio, a novidade parece meramente cosmética: o nome da divisão responsável por essas ofertas passou de “Google Enterprise” para “Google for work”. Mas o novo posicionamento também é um sinal de que a […]
O texto da semana passada rendeu [ver “Duas palavrinhas sobre a vírgula“]. Não foram poucos os leitores que escreveram para pedir que eu continue a série ou que eu fale de casos em que se emprega a vírgula (o último texto privilegiou casos em que não se emprega a vírgula). Pois bem. Na verdade, na […]