Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 815

Um teste de credibilidade

Em períodos eleitorais como o que atravessamos, pode-se observar com mais clareza a pobreza do solo em que a imprensa hegemônica faz suas colheitas de notícias. Na entressafra de pesquisas de intenção de voto, predomina o jornalismo declaratório, que tenta transformar em informação relevante qualquer coisa que brote desse deserto de ideias. O mais novo […]

Quando o sangue e o espetáculo prevalecem

Não é segredo que o espetáculo esteja imbricado nos diversos segmentos da mídia, entre eles o jornalismo. Todos os dias as pessoas veem fatos se tornarem shows. Se uma celebridade vai à rua para fazer uma caminhada, diversos sites e programas de entretimento dão um destaque considerável para um ato tão corriqueiro, mas se feito […]

Portais colaborativos e uma nova era para a imprensa

A popularidade das redes sociais se deve, em parte, à vontade que as pessoas têm de se expressar publicamente. Neste sentido, plataformas como Facebook e Twitter dão ao cidadão comum a oportunidade de interagir, compartilhar e publicar suas próprias opiniões sobre os mais variados assuntos de seu interesse. Nesse ambiente de participação coletiva, a produção […]

Avanço das cidades médias abre frentes de expansão

O IBGE acaba de divulgar novos dados que confirmam a tendência de as cidades médias crescerem mais do que as grandes metrópoles e capitais estaduais. De 2013 a 2014, a população brasileira cresceu 0,86% e atingiu 202,7 milhões de pessoas. Mas, nas cidades médias, assim consideradas as que possuem entre 100 mil e 500 mil […]

A era do terrorismo ostentação

Algumas imagens colam em nossa memória como gosma tóxica. Isso, apesar da saturação visual com a qual a Humanidade decidiu conviver. Levantamento recente citado pela “New Yorker” indica que 700 milhões de fotos e vídeos são compartilhados a cada dia através do Snapchat. E cem horas de vídeos novos se somam a cada minuto ao […]

George Clooney vai dirigir filme sobre escândalo dos grampos

A Sony Pictures Entertainment anunciou a produção de um filme sobre o escândalo dos grampos telefônicos do tabloide britânico News of the World. O longa, que será dirigido pelo ator George Clooney, irá se basear na história contada no livro Hack Attack: The Inside Story of How the Truth Caught Up With Rupert Murdoch, do […]

Imperialismo, indústria cultural e Marina

1. “Na tradição do oprimido que é a que vivemos o estado de exceção é regra geral”, assim afirmou Walter Benjamin na oitava tese de seu ensaio “Sobre o conceito de história (1940)”. 2. O estado de sítio em que vivemos não é outro senão a própria milenar tradição do oprimido: aluvião de tempos históricos […]

Precisamos ver tudo?

É fato que a internet e as novas tecnologias proporcionaram ao jornalismo um novo horizonte, com a pluralidade de vozes e um aumento em nível exponencial da diversidade de fontes que deram mais agilidade à divulgação das notícias e propiciaram ao leitor mais elementos para que ele próprio reconstrua um fato noticiado. A quantidade de […]

Capa que fala muito, mas pode não ouvir nada

O recente depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa tem potencial para ganhar o mesmo espaço que a entrevista de Roberto Jefferson teve em junho de 2005, quando trouxe à tona o esquema do “mensalão”. Nos últimos dias, as editorias políticas dos principais jornais e revistas do país têm dado um espaço considerável à […]

O publieditorial que funciona!

O informe-publicitário é um formato complicado. Começa pelo nome, que vive mudando. Chamava informe-publicitário lá atrás, quando era usado principalmente nas campanhas de marketing direto: páginas horrorosas falando das 73 utilidades daquele processador de frutas que não é apenas isso, mas também lava, passa e se limpa sozinho. Depois, virou “publieditorial” e, mais recentemente, “advertorial”. […]

Educomunicação abre possibilidades para jornalistas

A educomunicação é um novo campo de intervenção social que pode agregar todos os profissionais que pretendem entender a educação formal, informal e não formal dentro do ecossistema comunicativo. Entendendo ecossistema comunicativo como o espaço abstrato de interação no qual ocorre a prática comunicativa, isto é, o entorno educacional em que as pessoas estão envoltas. […]

Novo olhar sobre as mudanças climáticas

É com grande alegria que a Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, da Rede CLIMA, anuncia o lançamento da revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte e de sua primeira chamada para publicações de artigos, resenhas, produções artísticas e culturais.  ClimaCom aposta em outras possibilidades de comunicar com as mudanças climáticas. A revista é formada por três seções […]

Imprensa à bolivariana

Sob as ditaduras que comandaram a América Latina no século 20, foram vários os casos de empastelamento de jornais críticos ao regime de plantão. A truculência física contra a imprensa ficou no passado, mas, no presente, governos da escola bolivariana abusam do poder econômico e político para alcançar objetivos parecidos. O caso mais recente foi […]

Ecos da cobertura midiática

Quem ligou o canal de televisão a cabo Globonews no início da madrugada de domingo (7/9) deve ter se surpreendido. Com três jornalistas fazendo comentários, mais parecia um espaço eleitoral da candidata Marina Silva do que um programa jornalístico propriamente dito. Em determinado momento, as jornalistas passaram a fazer projeções e garantiam que o depoimento […]

A necessidade de mecanismos de participação e controle social

Não é possível avançar em questões de fundo social no Brasil sem enxergarmos a democratização da comunicação enquanto bandeira fundamental. Ou seja, lutas legítimas e necessárias, como a reforma urbana, o combate ao machismo e a garantia de empoderamento das mulheres nas dimensões política e econômica, a descriminalização dos movimentos sociais e a demarcação de […]

O conto do horário premiado

Cerca de 30 milhões de pessoas estão vendo o horário eleitoral na TV aberta, informa o Ibope. Mas quase metade diz que vê “sem nenhum interesse”, um terço diz que tem “um pouco” de interesse, e só 20%, cerca de seis milhões de eleitores, entre uma garfada e outra, estão prestando alguma atenção às pirotecnias […]

Novos jornalistas: para entender o jornalismo hoje

O e-book “Novos Jornalistas – Para Entender o Jornalismo Hoje” é uma coletânea de textos realizada de maneira colaborativa, licenciada em creative commons e disponibilizada para download gratuito. A obra reúne 38 textos de profissionais da mídia brasileira (jornalistas e não jornalistas),  que discorrem de maneira leve sobre as novas habilidades que os profissionais de […]

Guerra contra a imprensa

A asfixia econômica a que estão submetidos os meios de comunicação independentes no Equador fechou as portas de um dos maiores jornais do país, o Hoy. É o mais recente episódio da guerra que o presidente Rafael Correa trava contra a imprensa local, cujo objetivo não é apenas calar os críticos, mas sim, principalmente, conquistar […]

O marketing na eleição

Liberada a campanha eleitoral, parece-me mais que foi aberta a temporada de caça ao eleitor. Para todos os lados, na rua, no rádio, na televisão, aparecem caras e vozes cuidadosamente trabalhadas de candidatos aos diferentes cargos. Mais do que isso, mensagens primorosamente elaboradas por profissionais de publicidade, os conhecidos marqueteiros, capazes de convencer até granjeiros […]

Os presidenciáveis e a comunicação

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) divulgou documento com propostas para o setor de comunicações aos candidatos à Presidência da República. A proposta se apoia em 20 itens que o coletivo de entidades considera prioritárias para democratizar e fortalecer a área, e que compõem uma agenda do FNDC. >> Veja aqui.