A entrevista do líder da Assembleia de Deus em Cristo Silas Malafaia ao jornal O Globo em 1º de setembro é o retrato do pastor e do lugar que ele ocupa no quadro do neoconservadorismo predominante no cenário evangélico (veja o conteúdo da entrevista). O termo conservadorismo é usado aqui no sentido da ciência política […]
Edição: 815
Oito meses após ter deixado o posto de prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg voltou a assumir uma posição de liderança em sua companhia, a Bloomberg LP. Mesmo após ter afirmado que não tinha intenção de voltar a comandar a empresa, ele tem sido visto mais frequentemente nos escritórios. Bloomberg irá encontrar sua […]
Em períodos eleitorais como o que atravessamos, pode-se observar com mais clareza a pobreza do solo em que a imprensa hegemônica faz suas colheitas de notícias. Na entressafra de pesquisas de intenção de voto, predomina o jornalismo declaratório, que tenta transformar em informação relevante qualquer coisa que brote desse deserto de ideias. O mais novo […]
Não é segredo que o espetáculo esteja imbricado nos diversos segmentos da mídia, entre eles o jornalismo. Todos os dias as pessoas veem fatos se tornarem shows. Se uma celebridade vai à rua para fazer uma caminhada, diversos sites e programas de entretimento dão um destaque considerável para um ato tão corriqueiro, mas se feito […]
A popularidade das redes sociais se deve, em parte, à vontade que as pessoas têm de se expressar publicamente. Neste sentido, plataformas como Facebook e Twitter dão ao cidadão comum a oportunidade de interagir, compartilhar e publicar suas próprias opiniões sobre os mais variados assuntos de seu interesse. Nesse ambiente de participação coletiva, a produção […]
O IBGE acaba de divulgar novos dados que confirmam a tendência de as cidades médias crescerem mais do que as grandes metrópoles e capitais estaduais. De 2013 a 2014, a população brasileira cresceu 0,86% e atingiu 202,7 milhões de pessoas. Mas, nas cidades médias, assim consideradas as que possuem entre 100 mil e 500 mil […]
Algumas imagens colam em nossa memória como gosma tóxica. Isso, apesar da saturação visual com a qual a Humanidade decidiu conviver. Levantamento recente citado pela “New Yorker” indica que 700 milhões de fotos e vídeos são compartilhados a cada dia através do Snapchat. E cem horas de vídeos novos se somam a cada minuto ao […]
A Sony Pictures Entertainment anunciou a produção de um filme sobre o escândalo dos grampos telefônicos do tabloide britânico News of the World. O longa, que será dirigido pelo ator George Clooney, irá se basear na história contada no livro Hack Attack: The Inside Story of How the Truth Caught Up With Rupert Murdoch, do […]
1. “Na tradição do oprimido que é a que vivemos o estado de exceção é regra geral”, assim afirmou Walter Benjamin na oitava tese de seu ensaio “Sobre o conceito de história (1940)”. 2. O estado de sítio em que vivemos não é outro senão a própria milenar tradição do oprimido: aluvião de tempos históricos […]
É fato que a internet e as novas tecnologias proporcionaram ao jornalismo um novo horizonte, com a pluralidade de vozes e um aumento em nível exponencial da diversidade de fontes que deram mais agilidade à divulgação das notícias e propiciaram ao leitor mais elementos para que ele próprio reconstrua um fato noticiado. A quantidade de […]
O recente depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa tem potencial para ganhar o mesmo espaço que a entrevista de Roberto Jefferson teve em junho de 2005, quando trouxe à tona o esquema do “mensalão”. Nos últimos dias, as editorias políticas dos principais jornais e revistas do país têm dado um espaço considerável à […]
O informe-publicitário é um formato complicado. Começa pelo nome, que vive mudando. Chamava informe-publicitário lá atrás, quando era usado principalmente nas campanhas de marketing direto: páginas horrorosas falando das 73 utilidades daquele processador de frutas que não é apenas isso, mas também lava, passa e se limpa sozinho. Depois, virou “publieditorial” e, mais recentemente, “advertorial”. […]
A educomunicação é um novo campo de intervenção social que pode agregar todos os profissionais que pretendem entender a educação formal, informal e não formal dentro do ecossistema comunicativo. Entendendo ecossistema comunicativo como o espaço abstrato de interação no qual ocorre a prática comunicativa, isto é, o entorno educacional em que as pessoas estão envoltas. […]
É com grande alegria que a Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, da Rede CLIMA, anuncia o lançamento da revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte e de sua primeira chamada para publicações de artigos, resenhas, produções artísticas e culturais. ClimaCom aposta em outras possibilidades de comunicar com as mudanças climáticas. A revista é formada por três seções […]
Sob as ditaduras que comandaram a América Latina no século 20, foram vários os casos de empastelamento de jornais críticos ao regime de plantão. A truculência física contra a imprensa ficou no passado, mas, no presente, governos da escola bolivariana abusam do poder econômico e político para alcançar objetivos parecidos. O caso mais recente foi […]
Quem ligou o canal de televisão a cabo Globonews no início da madrugada de domingo (7/9) deve ter se surpreendido. Com três jornalistas fazendo comentários, mais parecia um espaço eleitoral da candidata Marina Silva do que um programa jornalístico propriamente dito. Em determinado momento, as jornalistas passaram a fazer projeções e garantiam que o depoimento […]
Não é possível avançar em questões de fundo social no Brasil sem enxergarmos a democratização da comunicação enquanto bandeira fundamental. Ou seja, lutas legítimas e necessárias, como a reforma urbana, o combate ao machismo e a garantia de empoderamento das mulheres nas dimensões política e econômica, a descriminalização dos movimentos sociais e a demarcação de […]
Cerca de 30 milhões de pessoas estão vendo o horário eleitoral na TV aberta, informa o Ibope. Mas quase metade diz que vê “sem nenhum interesse”, um terço diz que tem “um pouco” de interesse, e só 20%, cerca de seis milhões de eleitores, entre uma garfada e outra, estão prestando alguma atenção às pirotecnias […]
O e-book “Novos Jornalistas – Para Entender o Jornalismo Hoje” é uma coletânea de textos realizada de maneira colaborativa, licenciada em creative commons e disponibilizada para download gratuito. A obra reúne 38 textos de profissionais da mídia brasileira (jornalistas e não jornalistas), que discorrem de maneira leve sobre as novas habilidades que os profissionais de […]