Criar títulos para as matérias não é das tarefas mais fáceis do jornalismo. O serviço, incumbido geralmente ao editor, deve enfatizar a informação mais importante do texto e ser atraente o suficiente para fazer com que o leitor se interesse pela leitura. O título deve expressar a ideia transmitida na notícia, sem polemizar de modo […]
Edição: 817
“Latitudes” é a coleção de e-books que estreou recentemente para apresentar a ficção brasileira de fora dos grandes centros. De escritores pouco conhecidos, alguns ainda inéditos, os títulos chegam aos leitores em formato digital, adquiridos via e-galáxia para todas as plataformas. O novo selo “busca superar barreiras geográficas, distâncias, complicações da logística de distribuição de […]
Acostumado a cobrir situações de conflito armado fora do país, o fotojornalista André Liohn, 40 anos, natural de Botucatu (SP), esteve presente nos eventos que deram início à primavera árabe e cobriu casos sobre refugiados na Somália, entre outros momentos de violência e conflito pelo mundo. Suas fotos já lhe renderam um premio Robert Capa […]
Não vai demorar muito para que os carros possam dirigir a si mesmos, em rodovias repletas de conexões digitais que alertam os motoristas para engarrafamentos ou colisões iminentes e salvam milhares de vidas, dizem executivos dos setores de tecnologia e automobilístico. Essa visão da “internet do asfalto” é algo que executivos de várias áreas – […]
O diretor-executivo da News Corp., Robert Thomson, instou reguladores europeus a reconsiderarem o acordo com o Google sobre suas práticas de busca, chamando a companhia de internet de um agregador “odioso” e uma “plataforma para pirataria”. Em carta enviada na semana passada ao comissário europeu para a concorrência, Joaquín Almunia, Thomson disse que o Google […]
“Não é função da imprensa fazer investigação”, decretou a presidente e candidata Dilma, numa das suas entrevistas diárias no Alvorada a uma multidão de representantes da própria imprensa. No fundo, Dilma queria dizer: “A função da imprensa é publicar as versões oficiais, as declarações que eu quero e tudo o que contribui com a minha […]
O governo dos EUA está, cada vez mais, dificultando o acesso à informação. A declaração foi feita pela chefe da sucursal da Associated Press em Washington, Sally Buzbee, num encontro entre a Sociedade Americana de Editores de Notícias, os editores de mídia da Associated Press e os gerentes do departamento de fotografia da agência. De […]
Este es un artículo de despedida. Con el objetivo de incorporarme a un nuevo proyecto del diario solicité al director que aceptara mi dimisión como Defensor del Lector, anticipando el final del mandato que era en febrero del año próximo. Han sido dos años y medio en los que he ejercido mi tarea sin ningún […]
[do release da editora] Depois de pouco mais de uma década, a história de Tim Lopes, narrada pelo também jornalista investigativo Percival de Souza no livro Narcoditadura, permanece atual uma vez que pouca coisa mudou no cenário catastrófico e dramático em que se encontra a segurança no Brasil. No novo lançamento da Editora Planeta, conheça […]
A alquimia, como se sabe, não existe. Salvo nas lendas infantis ou no Equador, onde funciona ao avesso. Assim, um tradicional jornal diário de Quito em breve se transformará em semanário. O jornal Hoy, que circula há 32 anos, continuará a se chamar assim, porque essa é sua marca. No entanto, seus donos se limitarão […]
No século XXI, os compradores não lembrarão da primeira vez que seus pais os levaram para conhecer neve, mas a primeira vez em que a Internet se adiantou e adivinhou seus desejos e gostos. A capacidade para processar enormes quantidades de dados, conhecida por Big Data, somada à informação que oferecemos voluntariamente e aos rastros […]
Levantamento realizado pela Carat, empresa de mídia e pesquisa da Dentsu Aegis Network, estima um aumento de 9,4% no investimento em publicidade no Brasil neste ano. Os principais motivos para o crescimento são a Copa e as eleições. Para o ano que vem, a expectativa da empresa é de um crescimento de 8,1%, com investimentos […]
Um jornal que pretenda ser fiel à tradição iluminista de esclarecimento precisa enfrentar temas polêmicos, para pelo menos tentar levar o público a refletir. É difícil, porque contraria as expectativas da parte mais conservadora desse público, mas é absolutamente necessário. As críticas recorrentes à grande imprensa neste Observatório demonstram que essa premissa é sistematicamente descumprida. […]
De acordo com uma pesquisa do Instituto Gallup, a confiança dos americanos na grande mídia (jornais impressos, emissoras de TV e rádio) caiu 6% desde a última medição e atingiu seu pior índice – 40% – desde que a primeira edição foi realizada, em 1997. Questionado o quanto de confiança tem nos veículos de comunicação […]
La Defensora del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de la Argentina, Lic. Cynthia Ottaviano, fue elegida como la primera presidenta de la “Organización Interamericana de Defensoras y Defensores de las Audiencias” (OID). En la votación participaron representantes de México, Colombia, Perú, Chile, Brasil, Argentina y Canadá. La elección se dio en el cierre del “Primer Congreso […]
Como costumam lembrar os meus sacerdotes do jornalismo, a censura nasceu antes da imprensa no Brasil. O primeiro jornal do país, o mensário Correio Braziliense, de Hipólito da Costa, era impresso de Londres. Vetado pela Corte Portuguesa em 1809, tinha que ser contrabandeado por seus leitores brasileiros. Chegava escondido nos navios. Hipólito, que foi preso […]
El 11 de septiembre de 2014 incendiaron la camioneta del famoso periodista argentino Gustavo Sylvestre, conductor del programa Minuto Uno, del canal C5N, frente a su casa, en Buenos Aires. El periodista considera que se trata de una intimidación debida a sus reportajes recientes. Las cámaras de vigilancia captaron la imagen de un desconocido que […]
O que têm em comum o fechamento da videolocadora da esquina de casa, em São Paulo, e o lançamento nos EUA daquela que será a última edição do mais popular dicionário de filmes do planeta? Ambos os modelos de negócio foram transformados em cinzas pela internet. Localizada em Higienópolis, a HM Home Video já fazia […]
Desejo saber por que as pesquisas eleitorais divulgadas por todo tipo de mídia (impressa, televisiva, radiofônica etc.) não disponibilizam e/ou tornam públicos os dados da pesquisa espontânea (Joaquim Chagas Neto Chagas, professor, São Paulo, SP)
Seja qual for o resultado, a campanha presidencial de 2014 já terá prestado enorme serviço ao Brasil se os políticos quiserem enxergar alguns fatos que ela já produziu. Há décadas, partidos e líderes políticos fazem concessões e traem ideais e biografias (Lula no jardim de Maluf com Fernando Haddad, por exemplo) para conseguir alguns minutos […]